Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Advertisements

Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
TITULO: A atuação dos projetos de governo envolvendo as práticas corporais e suas influências no currículo e na formação discente e docente. SILVIO SIPLIANO.
A EDUCAÇÃO BÁSICA: ORGANIZAÇÃO, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Aula 7: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu.
GRUPO DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS LEITURAS DE NIVELAMENTO PONTO 05 O PODER E A GOVERNANÇA COM E SEM GOVERNO Grupo de Estudos em RI - UNO Prof.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
TENDENCIAS FILOSÓFICAS NA EDUCAÇÃO Educação como REDENTORA da sociedade Concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
Aula 11: desenvolvimento como liberdade
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Metodologia do Ensino de Física I
“PRECISAMOS FALAR SOBRE
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Cultura organizacional
Formação para Educação Integral:
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Pierre Bourdieu ( ).
A escola como formadora do sujeito
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Pierre Bourdieu – uma introdução
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Karl Marx e a História da Exploração
Pierre Bourdieu ( ).
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Gestão Democrática.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
 O ensino politécnico para Marx se constitui numa das formas de preparação multifacetória do homem.  Proposta de Marx – A pedagogia socialista pela articulação.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Pierre Bourdieu – uma introdução
Profª. Luciana Eliza dos Santos
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Nobert Elias e Pierre Bourdieu
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
Clássicos da sociologia: Max weber
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
LÓGICA FORMAL O CONCEITO E O TERMO. LÓGICA FORMAL Lógica do Conceito É o ramo da lógica formal que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar. É o ramo.
Liberdade.
A relação Professor – Aluno. É muito difícil definir os limites do conceito “relação professor – aluno”. Eles se intricam na prática do processo pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu Fundamentos econômicos da educação Docente Amélia Artes PRIMEIRO semestre de 2015 FEUSP

Organização da aula: Retomar aula anterior – Conceitos de Bourdieu – A Reprodução Ação pedagógica

AULA ANTERIOR Dúvidas?

Contexto histórico do pensamento de Pierre Bourdieu França Conceitos de bourdieu Contexto histórico do pensamento de Pierre Bourdieu França Anos de 1960 – 2000 Análise a partir das classes populares Escola – espaço de transmissão de culturas Relações de poder

Construtivismo estruturalista Conceitos de bourdieu Biografia França (1930-2002) Formação filósofo – um dos principais sociólogos do séc. XX e XXI Morou e trabalhou na Argélia Construtivismo estruturalista O que é isso?

Conceitos de bourdieu Construtivismo estruturalista Por estruturalismo ou estruturalista, eu quero dizer que existem, no próprio mundo social [...], estruturas objetivas independentes da consciência e da vontade dos agentes, que são capazes de orientar ou de limitar suas práticas ou suas representações. Por construtivismo, quero dizer que há uma gênese social dos esquemas de percepção, de pensamento e de ação constitutivos do que chamo de habitus, por um lado, e, por outro, das estruturas sociais e, em particular do que chamo de campo.(Bourdieu, 2001)

Conceitos de bourdieu Tríade conceitual: Capital Campo Habitus

Conceitos de bourdieu Capital: Plural – Capitais - Bourdieu, emprestando a ideia de Marx de capital como relação social que dá poder aos possuidores frente aos despossuídos, estende a noção a outras formas de riqueza, criando três outros tipos de capitais: cultural, social e simbólico; sendo que o capital econômico vai continuar fazendo parte de suas análises, mas sem a preponderância dada a ele pela teoria marxista

Conceitos de bourdieu Campo: Um sistema estruturado de forças objetivas, uma configuração relacional capaz de impor sua lógica a todos os agentes que nela penetram. Nenhuma ação pode ser diretamente relacionada à posição social dos atores, pois esta é sempre retraduzida em função das regras específicas do campo no interior do qual foi construída. Como um prisma, todo campo refrata as forças externas, em função de sua estrutura interna.

Conceitos de bourdieu Habitus: “Um sistema de esquemas de percepção, de apreciação e de ação. Um conjunto de conhecimentos práticos adquiridos ao longo do tempo que nos permite perceber, agir e evoluir com naturalidade num universo social dado”. (Bourdieu, 2001)

Conceitos de bourdieu Habitus: Interiorização da externalidade Exteriorização da internalidade

Conceitos de bourdieu A riqueza econômica (capital econômico) e a cultura acumulada (capital cultural) geram internalizações de disposições (habitus) que diferenciam os espaços a serem ocupados pelos homens. Portadores de um quantum de capital de diversas naturezas, seja ele capital cultural, capital social, capital político, capital artístico, capital esportivo, capital econômico etc., estão a contestar ou a aceitar certas diretrizes que redefinem as bases da sociedade. Posição dos agentes no Campo determinada pelo Capital

Conceitos de bourdieu Outra representação:

Conceitos de bourdieu Capital Econômico: Renda, salário, bens e imóveis. Capital Cultural: Saberes e conhecimentos – títulos ou diplomas. Capital Simbólico: Prestígio e honra no espaço social. Capital Social: Espaço social em que se constituem as relações de dominação.

Conceitos de bourdieu Inclusão de elementos para além da economia para determinar o lugar social. Cultura escolar: quem a determina? quem a define? papel de dissimular

Capital cultural familiar pregresso: Conceitos de bourdieu Capital cultural familiar pregresso: Quanto mais próximo da cultura da escola Maior o potencial de adaptação do estudante

Conceitos de bourdieu Capital cultural e ethos de classe Manutenção da estrutura desigual existente

Conceitos de bourdieu Relações de Classe e Gênero Filho de operário estudar latim Mulheres fazerem engenharia

É possível pensar em uma escola homogenia? Neutra? Ação pedagógica É possível pensar em uma escola homogenia? Neutra?

Ação pedagógica Através da Ação pedagógica seleciona-se e legitima-se uma cultura por imposição e incultação procurando formar o Habitus das pessoas de acordo com a cultura dominante.

Relação de dominação não passa pela consciência VIOLÊNCIA SIMBÓLICA Ação pedagógica Relação de dominação não passa pela consciência VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

Imagens de livros didáticos

http://www. google. com. br/imgres. imgurl=http://www. scielo http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.scielo.br/img/revistas/tla/v47n1/a05fig05.gif&imgrefurl=http://www.scielo.br/scielo.php?script%3Dsci_arttext%26pid%3DS0103-18132008000100006&h=368&w=553&tbnid=HxiU9nkhdROG3M:&zoom=1&docid=PO3SyGjSVyHQ1M&hl=pt-BR&ei=-_ETVZG_DsqmNtiGhNAD&tbm=isch&ved=0CCgQMygLMAs

fonte; https://www. google. com. br/search

https://www. google. com. br/search https://www.google.com.br/search?q=negros+nos+livros+didaticos&safe=off&sa=N&espv=2&biw=1920&bih=975&site=webhp&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=4fsTVfXRJYKlgwT2v4LgCQ&ved=0CEsQsAQ4Cg&dpr=1

SILVA, A. S.; Bertolin, R; Oliveira, J. A. apud COSTA, p. 51)

http://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/6/3420-8465.html

Próxima aula – Bourdieu – capital cultural

bibliografia