O uso do tempo pelos executivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrumento GUT O método GUT serve para priorizar uma situação, devendo-se ser aliada ao consenso.
Advertisements

Análise SWOT Strength (Força) Weakness (Fraqueza)
Planejamento Estratégico AULA 3 Janeiro/2011
EMPRENDER Unir para crecer EL PROGRAMA EMPRENDER Técnica GUT.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
FORÇAS E FRAQUEZAS OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Nome da empresa Plano de Marketing
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene (81) /
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
ESTRATÉGIA DA ESCOLA JUDICIAL 2015/2020 AVANÇA EJUD.
Alexandre Feustel Baehr. Sequência da Apresentação Introdução e Objetivos Fundamentação teórica Especificações da ferramenta Desenvolvimento e Operacionalidade.
Diagnóstico Institucional Participativo. Por que planejar?  Definir quais são os objetivos, como atingi-los da melhor maneira;  Para coordenar os esforços.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP III – Análise e Melhoria de Processos Superintendência de Planejamento e Gestão Escritório de Processos Organizacionais.
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D.  Organizações de todos os portes Prof. Adm Dilcimar G Aaújo Análise SWOT2.
ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Welington Aleixo.
Planejamento Estratégico PDCA Raynayron Silva de Sousa Consultor Ad Hoc do GESPUBLICA.
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
Ferramentas de Análise
PLANEJAMENTO DO TRABALHO MAÇÔNICO
#CORRERIA.
Pró – Reitoria de Desenvolvimento Institucional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Construindo o futuro da empresa
Administração Estratégica
Matriz BCG para análise de Portfólios de Produto
ANÁLISE ESTRATÉGICA (SWOT/PESTAL)
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
12/04/2018 Plano de marketing Nome.
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
OSM Textos base: DAFT, R. L. Organizações: Teoria e Projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, (Parte 2 - cap. 3, 4)
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Definição da Estratégia Organizacional
Trabalhos em Grupo Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.
P A D C CICLO PDCA DE CONTROLE DE PROCESSOS (Plan) (Action) (Do)
Aprendizagem do Século XXI
Aula II – Diagnóstico Estratégico
Sistema de Gestão Econômica:
Roteiro de Planejamento Estratégico
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle 2017
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Modelo Toyota Valéria Castro.
Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti
Pontos Fortes Pontos Fracos Plano Estratégico.
Definição estratégica do produto
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
Propõe uma análise sobre “quem ele é” e “quem ele gostaria de ser” no futuro; uma reflexão sobre seus sonhos e planos.
Gestão da Qualidade 2º período
Planejamento Estratégico DAMOL
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
Planejamento estratégico
O que é a Gestão de Processos?
Planejamento Estratégico em Logística
Análise swot Wilson D. Marques – Departamento de TI.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Melhorar a Qualidade do Clube
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Professor Flávio Toledo
GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
Transcrição da apresentação:

O uso do tempo pelos executivos Planejamento Estratégico 60% - gastos com assuntos do ambiente interno da organização. Dos 40% restantes, 70% é desperdiçado com fatos do presente ou do passado. Dos 12% restantes que se deveria dedicar ao futuro, 80% do tempo é gasto no estabelecimento de uma visão individual ou particular do futuro da organização. O primeiro passo para o desenvolvimento da análise SWOT foi perguntar: “O que há de bom e ruim na operação?”. Então, novamente perguntava-se: “O que é bom e ruim no presente e no futuro?” O que é bom no presente é Satisfatório (Satisfactory) Bom no futuro é uma Oportunidade (Opportunity) Ruim no presente é uma Falha (Fault) Ruim no futuro é uma Ameaça (Threat). Daí surge a expressão S-O-F-T, depois transformada para S-W-O-T. Restam apenas 20%, equivalente a 2,4% do total, para a formulação de uma visão compartilhada de futuro.

SWOT O que é BOM ou RUIM no PRESENTE e no FUTURO? Planejamento Estratégico Na origem, funcionava assim... SWOT Análise BOM RUIM PRESENTE FORÇAS Strengths SATISFATÓRIO Satisfactory O que é BOM ou RUIM no PRESENTE e no FUTURO? O que há de BOM ou RUIM na organização? FALHA Fault FRAQUEZAS Weaknesses O primeiro passo para o desenvolvimento da análise SWOT foi perguntar: “O que há de bom e ruim na operação?”. Então, novamente perguntava-se: “O que é bom e ruim no presente e no futuro?” O que é bom no presente é Satisfatório (Satisfactory) Bom no futuro é uma Oportunidade (Opportunity) Ruim no presente é uma Falha (Fault) Ruim no futuro é uma Ameaça (Threat). Daí surge a expressão S-O-F-T, depois transformada para S-W-O-T. FUTURO S.O.F.T Análise S.W.O.T Análise OPORTUNIDADE Opportunity Threat AMEAÇA BOM RUIM

Aspectos Internos Aspectos Externos STRENGTHS FORÇAS FRAQUEZAS WEAKNESSES OPORTUNIDADES OPPORTUNITIES THREATS AMEAÇAS SWOT Análise Aspectos Externos

FORÇAS AMEAÇAS Produtos Excelentes Concorrentes Diretos Equipe Motivada Produtos Substitutos Localização Parceria com Novo Fornecedor Falta de Padronização Mídias Sociais OPORTUNIDADES FRAQUEZAS

G G.U.T U T ravidade rgência endência Matriz Planejamento Estratégico G ravidade G.U.T Matriz Objetiva medir a seriedade do problema, o seu impacto para a organização, pessoas, resultados, além dos efeitos de longo prazo, caso ele persista. U rgência Busca mensurar o tempo disponível ou necessário para a resolução do problema analisado. T endência Tem a finalidade de analisar o crescimento potencial ou a redução natural do problema diante da inércia no sentido de solucioná-lo.

G U T Notas - Escala GUT ravidade rgência endência Nota Descrição Nota 5 Extremamente grave 4 Muito grave 3 Grave 2 Pouco grave 1 Sem gravidade Nota Descrição 5 Precisa de ação imediata 4 Muito urgente 3 Urgente 2 Pouco urgente 1 Sem urgência Nota Descrição 5 Piorar imediatamente 4 Piorar em curto prazo 3 Piorar em médio prazo 2 Piorar em longo prazo 1 Sem tendência de piorar

Planejamento Estratégico Por fim, multiplica-se as notas (G x U x T) atribuídas a cada item, encontrando o nível de PRIORIDADE para o tópico. G.U.T Matriz Itens Gravidade Urgência Tendência PRIORIDADE Ordem Treinamento inadequado da equipe. 3 3 3 27 3º A qualidade dos produtos tem caído sistematicamente. 5 5 5 125 1° Não uso das mídias sociais. 4 5 3 60 2º