Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.

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GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS. Engenheiro Civil Paulo Roberto Vilela Dias, MSc  Mestre em Engenharia Civil  Professor do Mestrado em Engenharia Civil.
Transcrição da apresentação:

Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluíndo limitações de tempo, custo e recursos” (ISO 10.006 – Diretrizes para Qualidade de Gerenciamento de Projetos)

O ciclo de vida de um projeto - Conjunto de fases do projeto, dispostas em ordem seqüencial de execução Etapas: - Iniciação - Planejamento - Execução - Finalização

O ciclo de vida e a qualidade do projeto - Instrumento da qualidade; Seqüencia de eventos O ciclo de vida e a qualidade do projeto - Instrumento da qualidade; - Previsão de problemas nas fases Iniciação e Planejamento; - Apuração das Etapas revela a qualidade do projeto; Fase de Iniciação - Conceito; - Proposta inicial; - Estudo de viabilidade de risco; - Aceitação. Fase de Execução Monitoramento e controle das atividades. Fase de Finalização - Entrega; - Avaliação. Fase de Planejamento Objetivos Cronograma

A influência de projetos na Estratégia das Organizações PENSAMENTO ESTRATÉGICO IDENTIFICAÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGIAS PROJETOS TRANSFORMANDO IDÉIAS EM REALIDADES DEFININDO A EMPRESA DO FUTURO GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO DE PROJETOS

Organizações de projetos múltiplos Consultores especializados – recursos do projeto; Recursos de especialistas (know-how) e mão-de-obra; Rateio nos custos dos recursos em diversos projetos. Gestão de Projetos na Era da Globalização Redução de custos – Mão-de-obra barata – Sem experiência; Países em Desenvolvimento; Protecionismo e Nepotismo sendo abandonados; Crescente investimento em Gestão de Projetos.

Fatores de fracasso de projetos Principal fator de sucesso: Estrutura organizacional adequada, correta, definida e lógica. Fatores de fracasso: Administração com dedicação parcial de tempo; Organização imprópria; Falta de direção e controle; Diferenças culturais.

Administração de conflitos A importância da comunicação no Projeto Comunicação: raiz de desentendimentos e conflitos; Determina a qualidade dos relacionamentos; Mede o sucesso e o fracasso. Lidando com conflitos Estilos agressivos de administração; Aceitação da mudança.

Ferrementas de controle Controle do Projeto Comparação Previsto X Real; Identifica necessidades de alterações no projeto. Tipos de controles: Escopo do projeto; Tempo; Custos. Ferrementas de controle Atualização de cronogramas e orçamentos; Verificação de entregas; Medições; Reuniões.

Encerramento do projeto Avaliação de resultados 1. Quais os objetivos do projeto? Que problemas pretendia resolver? 2. Quais os resultados? Que problemas foram efetivamente resolvidos? 3. Sendo (1) e (2) diferentes, quais as causas? 4. Os objetivos originais continuam válidos? 5. Quais as dificuldades enfrentadas na administração deste projeto? 6. Quais as conclusões? 7. Quais as recomendações para novos projetos?