PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Programação Pactuada e Integrada (PPI) e Saúde no Sistema.
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Planejamento estratégico Momento explicativo Disciplina de Administração
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
DIA D AUTOAVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Ciclo I, II e Ensino Médio.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
PDDE INTERATIVO 2015/2016 O QUE É PDDE INTERATIVO ?
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Por que Administrar Estrategicamente Recursos Humanos?
PLANEJASUS Aula 4: Análise da Situação de Saúde. ASIS Definição: É a identificação, descrição, priorização e explicação dos Problemas de Saúde da população.
URGENTE X IMPORTANTE.
Gestão de Projetos Tecnológicos
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Disciplina: Sistemas de Informação
Prefeitura Municipal de Guarujá
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Elaboração de um projeto de pesquisa
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Construindo Portfólio de Projetos
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Planejamento de Sistemas Complexos
Evolução do Planejamento Estratégico.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Planejamento.
Elaboração de Projetos
Professora Ms. Mayara Abadia Contato:
Desenvolvimento ou corpo do artigo
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
SEJAM BEM-VINDOS E BEM-VINDAS!
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Apresentação: Aula 1.
Instrumentos Utilizados
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
O conceito básico da Agenda 21
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Protocolo de observação
Consultoria Referência RH
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O CONTROLE ADEQUADO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CÔNEGO LUÍS CIRILO DA SILVA ARNALDO G. RODRIGUEZ MARTINEZ*
em Educação em Direitos Humanos
Um dos processos mais importantes da administração é o planejamento.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Planejamento Global de Eventos
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Ética e Responsabilidade Social Wellington Trotta Aula de revisão 1.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE Universidade Federal do Maranhão Departamento de Saúde Público Disciplina: Gestão em Saúde Professor: Janice PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE São Luís-Ma 2011

Componentes Carlos Eduardo Ribeiro Soares Israel Amâncio Mendes Jesus Nilson Torres Rafael Christian Soares Moraes Ronald Mendes Silva Thiago Rusevelt Morais Matteucci

Planejamento em Saúde Planejamento é em um conjunto de normas para serem seguidas por todos que trabalham numa dada instituição; Corresponde ao cálculos dos recursos materiais humanos ou financeiros necessário para que um determinado programa ou serviço funcione; planejar consiste em decidir com antecedência o que fazer para mudar as condições atuais,de a alcançar os objetivos a serem alcançados.

Planejamento em saúde na América latina Que tem amplo campo das ações de saúde realizado por um sistema público; Costuma-se considerar dois grandes momentos em seu desenvolvimento “normativo”, representado pelo método cendes-opas e o Planejamento Estratégico; O método CENDES-OPAS foi desenvolvido em 1963.

O Método CENDES - OPS O método CENDES, propunha quatro critérios que determinam a ordem em que problemas de saúde deveriam ser atacados. 1. A magnitude do dano (doença ou problema), expresso pelo número de mortes causadas; 2. A vulnerabilidade função do impacto que as técnicas disponíveis poderiam exercer sobre a doença.

O Método CENDES - OPS 3. A transcendência pretendia medir a relevância que teria para uma determinada sociedade o grupo social mais afetado pela enfermidade em questão; 4. O custo da técnica mais eficaz disponível para evitar uma morte provocada pelo dano em consideração.

Planejamento Estratégico Vertentes básicas do enfoque estratégico. 1. Pensamento estratégico de Mário Testa: discute e o poder e a organização como um espaço onde se materializa o poder social e articulação entre o poder técnico. 2. Planejamento situacional de Carlos Matus: sua reflexão e consequente proposta para a ação centra-se na necessidade de aumentar a capacidade de governar. 3. Enfoque estratégico da escola de Medelli: Enfoque estratégico para alcançar a Saúde para todos no ano 2000 (SPT/2000) nas Américas.

Característica do enfoque estratégico O sujeito que planeja está dentro da realidade (histórica) e coexiste com outros atores; Há diferentes explicações, situações ou diagnostico condicionados pelo lugar que os atores ocupam nessa realidade; O enfoque trabalha com sistema de final (probabilismo).

O processo de planejamento Identificar problemas atuais e futuros; Identificar os fatores que contribuem para a situação observada; Definir estratégicas cursos de ação que podem ser seguidas para solucionar os problemas; Definir os responsáveis pelo desenvolvimentos destas ações

Quatro momentos do PES EXPLICATIVO: o ator que planeja está permanentemente indagando sobre as oportunidades os problemas que enfrenta e tenta explicar as causas que o geram. O NORMATIVO: a ponta ao que é o desenho do “deve ser” ESTRATÉGICO: o ator que planeja deve construir viabilidade para seu desenho normativo se torne realidade TÁTICO-OPERACIONAL:condução do plano de operacionalização

Enfoque do PES na saúde ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE Problema de saúde e problema do sistema de serviços; Necessidades riscos e danos que afetam indivíduos e grupos; Insuficiência (de recurso), ineficiência (gerencial), ineficácia (dos serviços),iniqüidade (do sistema); Inadequação (das respostas sociais e do sistema de saúde aos problemas e necessidades).

Enfoque do PES na Saúde FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES. em diversos níveis de governo (nacional, estadual, municipal ) gestão e gerência do sistema de saúde com diversos níveis de abrangência segundo problemas/grupos sociais (geral, particular, singular) Em diversos níveis de governo(nacional, estadual, municipal) gestão e gerência do sistema de saúde; Com diversos níveis de abrangência segundo problemas grupos sociais (geral particular singular).

Enfoque do PES na Saúde PROGRAMAÇÃO Programação de ações em sistemas de saúde; Ações programáticas em unidades de saúde. GERENCIAMENTO DA EXECUÇÃO Condução e organização do processo de trabalho; Seleção de tecnologias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Saúde. Gestão Municipal em Saúde: textos básicos. Rio de Janeiro: Brasil. Ministério da Saúde, 2001. 344 p.

OBRIGADO.