NEGOCIAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E SEUS AXIOMAS PROF. FERNANDA VAZ HARTMANN.
Advertisements

Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
ÉTICA. Código de Ética da Farmácia diz: O exercício da profissão não pode, EM HIPÓTESE ALGUMA, ser feito com INTERESSES COMERCIAIS, pois a farmácia.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
Introdução e Conceitos.
MARKETING DIGITAL PARA TERAPEUTAS
Administração financeira
Introdução ao Comportamento Organizacional
MARCO TÚLIO CÍCERO Sobre a Amizade (De Amicitia)
Quem somos? A Solides é especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento.
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
Administração de serviços 7º período
Ciclo PDCA COB - 19/09/2006.
Estruturas Organizacionais Tradicionais
PANORAMA NT 1 AULA 09 EVANGELHOS SINÓTICOS
Definição dos Termos.
Cultura Organizacional
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Cultura Organizacional
Planejamento de estratégias:
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
Fábio Frezatti, FEA USP, EAC, Laboratório de Práticas Gerenciais
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
A postura profissional é formada por aspectos como 
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
Competência de Delegação
Descrição e Análise dos cargos
Ética Inteligência Artificial.
Lição 4 Prepare-se para a guerra.
Direção Aluna: Bruna Dal Pizzol Professor: Odivar Marcos Bonetti
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Economia – o que é?.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Aula 3.3.
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO
Implicações Práticas e Conclusões.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Complexidade de Algoritmos
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
INFORMAÇÃO QUE CORRIGE RUMOS
“Viver para o trabalho é penoso; viver sem trabalho é pior ainda”.
Como Investigar um Acidente de Trabalho
A vida nos cortiços de Santos
A RELAÇÃO DO AVALIADOR E DO AVALIADO
Autoridade /12/
Análise Organizacional
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
John Locke
Lógica e Princípio de Sistemas Digitais
As organizações vistas como Sistemas Políticos
Aristóteles Ética & Política
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
PRATICANDO PARA APRESENTAR
IMAGENS: INTENET. IMAGENS: INTENET SAIR.
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM: SOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DOS CONFLITOS NA JUSTICA DO TRABALHO NO BRASIL Natália Barbosa Lima Lacerda -Professora da Faculdade de Ciências.
Transcrição da apresentação:

NEGOCIAÇÃO

Qual é a alternativa à negociação? Existe vida sem negociação? Por que negociar? Qual é a alternativa à negociação? Existe vida sem negociação? O que é negociação? DEFINIÇÃO É UM PROCESSO ATRAVÉS DO QUAL AS PARTES ENVOLVIDAS SE DESLOCAM DE SUAS POSIÇÕES ORIGINAIS, INICIALMENTE DIVERGENTES, PARA UM PONTO NO QUAL O ACORDO POSSA SER REALIZADO. FONTE: NEGÓCIO FECHADO! A ARTE DA NEGOCIAÇÃO - PAUL STEELE/JOHN MURPHY/RICHARD RUSSIL - MAKRON BOOKS DO BRASIL ED. LTDA...

4. Tipos de negociação. Entre paises; Entre governo e oposição; Entre empresas; Entre diretores e o presidente; Entre empresa e sindicato; Entre chefe e subordinados; Entre marido e mulher; Entre pais e filhos. De força;

4. Bases da Negociação. A negociação tem como base a comunicação humana; Antes de sermos negociadores devemos ser comunicadores;

Negociação e Conflito Toda negociação se origina de um conflito; Pode haver diferentes tipos de conflitos; Conflitos de interesses; Conflitos de necessidades; Conflitos de opinião. Inclusive conflitos de natureza amigável. Origem dos conflitos Agrupamento humano; Diferenças de personalidade, atividades interdependentes, metas diferentes, recursos compartilhados, diferenças de percepção, etc.

Definição de conflito Do latim “conflictu”: embate dos que lutam, discussão acompanhada de injurias e ameaças, desavença, guerra, luta, combate, colisão, etc., o elemento básico é a ação dramática que se desenvolve em função da oposição e luta. (Ferreira, 1986: 451) O conflito em si, pode ser benéfico ou negativo mas deve ser encarado sem medo, de forma positiva. Inegavelmente o conflito está ligado à frustração, é este fato que desencadeia o conflito.

Tipos de Conflito Três tipos básicos: Discussão; Competição; Conflito propriamente dito. A “discussão” Tipo de conflito considerado “frutífero”, as diferentes visões podem levar a uma melhor solução, demanda dois pré-requisitos: A existência de uma liderança compartilhada, com confiança e familiaridade entre os componentes do grupo, expondo abertamente os fatos e as suas impressões sobre o assunto; As questões devem ser tratadas de tal forma que os objetivos sejam esclarecidos e a discussão toque fatos conhecidos, metas a serem perseguidas e métodos a serem utilizados.

Tipos de Conflito A “competição” Tipo de conflito considerado “frutífero”, são estabelecidos padrões para estimular e motivar as pessoas a produzir mais, a exceder seus limites e atingir um nível de desempenho superior. A competição só pode ser frutífera se for aberta “todos ganham”. Conflito Aberto No conflito aberto, porém o que impera não é a discussão e nem a competição mas, o conflito destrutivo. Pode-se lidar com o conflito destrutivo de três formas: Empurrar para a solução; Ajudar a soluciona-lo; Analisar o conflito

Tipos de Conflito Por trás de cada tipo temos um negociador especifico: - Quem empurra para a solução é o negociador que gosta das coisas feitas, é assertivo, entusiasta ao trazer novas idéias. Sua ênfase esta sempre na ação, no movimento e cumprimento de tarefas. - Quem se preocupa em ajudar a solucionar se esforça para que seu comportamento seja benéfico para os outros, pondera que as pessoas levam em conta quando alguém tenta ajudar e procura criar um ambiente positivo, as vezes retraindo-se e deixando as pessoas aprenderem com os seus próprios erros. - Quem se preocupa em analisar o conflito age em função da lógica e ordenação. Procura fatos para basear sua tomada de decisão. Se preocupa menos com o acompanhamento das tarefas e a consideração com as pessoas, se preocupa mais com a certeza de que tudo esteja sendo feito corretamente de maneira ordenada e lógica.

Tipos de Conflito As pessoas podem lidar com conflitos segundo as três tipologias acima, podendo haver diferentes combinações das mesmas. Também, cada tipo, quando submetido a pressão, pode mudar de postura. O conflito destrutivo acontece quando: as pessoas estão insatisfeitas e desmotivadas; o conflito torna-se mais significativo do que a tarefa a ser desempenhada; os grupos e as pessoas se tornam não cooperativos entre sim.