Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
1993 Aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA) do PF – Reality (FC1), produzido pela Female Health Company 1997 Registro na ANVISA 1998 Distribuição.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Estratégia Comercial e de Marketing Aumento no Número de Participantes na Formação (20 alunos por grupo); Aumento na Participação de Mercado dos Outros.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
ADICIONE SUBTÍTULO.
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
SIMEC Visão Geral Cristiano Cabral Sistema Integrado de Monitoramento
ASSESSORAMENTO ATENDIMENTO EDUCACÃO
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
Avanços na primeira fase de implementação das intervenções
Avanços no Projeto 21 março a 27 abril de 2016 Brasil Teleconferência
Resultados da avaliação e ajustes
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Coordenação: Luciana Danielli
Desenho da intervenção
A Implementação da Intervenção
VI Jornada Científica do IHMT
03 de agosto a 05 setembro de 2017 Brasil
REUNIÕES CONJUNTAS: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE ATENÇÃO E OS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS - BRASIL Apresentadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Dezembro de 2015 – janeiro 2016 Brasil
Avanços no Projeto 30 junho a 18 de agosto de 2016 Brasil
Desenho das intervenções no Brasil
22 setembro – 20 outubro de 2016 [Brasil]
6 de abril – 4 de maio de 2017 Brasil
Avanços do Projeto 21 de Janeiro – Fevereiro 2016
Outubro – Novembro de 2015 Brasil
9/16 março de 2017 – 6 abril de 2017 Brasil
28 de junho a 03 de Agosto de 2017 Brasil
Indicadores operacionais e de resultado
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Avanços do projeto no período de março a novembro 2014
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Avanços das atividades do projeto no período de março a novembro de 2016 Brasil 21 de novembro 2016.
18 de agosto a 22 de setembro de 2016
IMPACTO DE ESTRATÉGIAS DE INTEGRACÃO DA ATENÇÃO EM REDES INTEGRADAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA AMÉRICA LATINA WEBCONFERÊNCIA DIA 03/12/13 BRASIL.
Avanços do projeto no período de setembro 2015 a março 2016
IMPACTO DE ESTRATÉGIAS DE INTEGRACÃO DA ATENÇÃO EM REDES DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA AMÉRICA LATINA BRASIL Avanços do Projeto Santiago - Chile, 24 de março.
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Avanços no Projeto 28 de abril a 26 de maio 2016 Brasil
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
RECURSOS PARA CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM ARBOVIROSES
- Componente quantitativo do estudo de base -
10 de outubro – 7 de novembro 2017
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Avanços no Projeto 26 de maio a 30 junho de 2016 Brasil
6 de abril – 4 de maio de 2017 Brasil
18 de agosto a 22 de setembro de 2016
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -
Secretaria Municipal de Saúde Maria Dalva Amim dos Santos
Relato - Coordenação Nacional
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DIGISUS Gestor Módulo Planejamento
Transcrição da apresentação:

Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017

Conteúdo Equipes e Comitê Condutor Local (CCL) ampliado Elaboração dos artigos de coordenação e continuidade do estudo de linha de base Atividades de divulgação científica e capacitação Revisões bibliográficas Dificuldades e soluções relativas às atividades apresentadas

1. Equipes e CCL Ampliado Mudanças CCL ampliado: Novos participantes: da atenção básica (DAB), atenção especializada (DAE), NEP (Educação Permanente), DRAC (Regulação e Controle), Coordenação de Saúde Mental, CMS (Conselho Municipal de Saúde) Mudança na gestão municipal e novas prioridades (nov. 2016 – 2017) Nova conformação organizacional e de pessoal dos setores 2. Grupo de pesquisa: Redução de carga horária e saída de dois membros da equipe

1. Equipes e CCL Ampliado Atividades Atividades 2016 2017 Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Reuniões com o CCL ampliado X Reuniões com a Secretária Municipal de Saúde Visitas ao Conselho Municipal de Saúde Monitoramento nas Unidades de Saúde da Família Visita da Coordenação Geral da Pesquisa (IMIP e Rede Intervenção - Caruaru) Reuniões com atores-chave da Secretaria Municipal de Saúde Reuniões semanais da equipe de pesquisa

2. Avanços dos Artigos - Estudo de Linha de Base 2.1. Avanços nos artigos de Coordenação Artigo: Percepção sobre a coordenação entre níveis de atenção à saúde em dois municípios pernambucanos de grande porte 31/03/17: Submetido à Revista Interface; aguarda resposta aos ajustes realizados após primeiro parecer. Coordenação do cuidado entre níveis assistenciais em dois municípios do estado de PE * Conhecimento e uso de mecanismos para articulação da atenção às doenças crônicas em dois municípios de PE, Brasil * Coordenação da atenção à saúde: a compreensão entre os profissionais a partir da Teoria da Ação Comunicativa * * Projetos de dissertação de Mestrado – elaboração dos resultados.

2. Avanços dos Artigos - Estudo de Linha de Base Fatores que influem na coordenação entre os níveis assistenciais aos pacientes com doenças crônicas: um olhar dos profissionais de saúde * Projeto de tese de doutorado: Avaliação da coordenação da atenção entre níveis assistenciais às doenças crônicas não transmissíveis em um município do estado de PE, Brasil (Construção dos resultados) 2.2. Avanços nos artigos de continuidade A continuidade da atenção às doenças crônicas entre níveis assistenciais: perspectiva dos usuários* * Projeto de dissertação de Mestrado – elaboração dos resultados.

3. Atividades de Capacitação e Divulgação Equipe de pesquisadores: - Reuniões internas semanas: planejamento das atividades em Caruaru e clube de revista - Elaboração de relatórios e documentos - Construção e adaptação de instrumentos de monitoramento - Oficina de trabalho com coordenação geral da pesquisa (maio/17): Apresentação e discussão das propostas dos artigos das dissertações e tese Discussão de estratégias para melhoria da implementação da intervenção

3. Atividades de Capacitação e Divulgação 3.2. Atividades de divulgação do projeto À nova equipe de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru: Apresentação do Projeto Equity LA II Discussão sobre o atual estágio das atividades Entrega de relatório executivo (2014 – 2016) Visita às USF com novos profissionais: entrega de material sobre o Projeto Equity e resultados do estudo de linha de base. Apresentação do Projeto Equity aos novos membros do CCL (Coodenação geral da pesquisa).

3. Atividades de Capacitação e Divulgação Participação em congressos: Apresentação de Comunicação Coordenada no Congresso de Política, Planejamento e Gestão, em Natal-RN (1 a 4/05/17): “Coordenação do cuidado entre níveis assistenciais: o desafio da atenção às doenças crônicas para a rede municipal de saúde”. Aprovação de dois Pôsteres no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia (7 a 11/10/17): 1. Coordenação da atenção às doenças crônicas na rede de saúde município do estado de Pernambuco; 2. A continuidade da atenção às doenças crônicas entre níveis assistenciais: perspectiva dos usuários

Atividades de Capacitação e Divulgação

4. Avanços das Revisões Bibliográficas Coordenação entre níveis de atenção no Brasil Continuidade entre níveis de atenção no Brasil Intervenções para a melhoria da coordenação entre níveis de atenção Discussão de artigos em reuniões internas com a equipe técnica. Construção contínua de banco de dados sobre os dois temas para elaboração das dissertações/tese e artigos.

5. Dificuldades e Soluções Cenário de crise política e financeira no Brasil  Reflexo na política municipal Mudança da gestão municipal  Agenda dos 100 primeiros dias de governo municipal, transição e novas prioridades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Esvaziamento das reuniões do CCL ampliado Dificuldade de liberação dos profissionais para participar do CCL Perda de informantes-chave (mudança de cargos e novas demandas) Tempo necessário para nova estruturação organizacional e de pessoal da SMS Redução da equipe de pesquisa

5. Dificuldades e Soluções Estratégias de enfrentamento utilizadas pela equipe de pesquisa frente à quase paralisação e falta de informações: telefone, whatsapp, email…presencial Reuniões com a nova Secretária Municipal de Saúde Contato contínuo com os participantes do CCL Articulação com a gestão para garantir a presença dos profissionais Reuniões com novos atores-chave da Secretaria de Saúde: Secretária Executiva de Regulação e Atenção Especializada; Secretária Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Básica; Diretora do DAB e do DRAC; Coordenadoras do NEP e de Atenção à Saúde Mental Visita da Coordenação Geral da Pesquisa (Dra Maria Luisa Vázquez)

Atividades no Geas/IMIP e SMS/Caruaru

¡MUCHAS GRACIAS! MUITO OBRIGADA! www.equity-la.eu www.equity-la.eu