ANÁLISE DE VIABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula Teórica nº 9 Sumário: 4.2. Investimento 4.3. Poupança, investimento e mercados financeiros 4.4. Investimento e stock de capital Bibliografia: Obrigatória:
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Tópico: Consumo Revisão Propensão a consumir é a relação funcional entre o determinado nível de renda e o gasto para consumo. Montante gasto em consumo.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Profª Renata Morgado ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Decisões de Investimentos em Condições de Incerteza PLT – página: 137.
JÁ PENSOU EM UM SISTEMA QUE PRODUZA INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONFIÁVEIS, INTEGRANDO TODAS AS ÁREAS DO SHOPPING CENTER, AUMENTE A PRODUTIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO,
Análise de projetos industriais, custos e receitas Cap. 12 Casarotto Cap. 5 Haroldo G. Brasil.
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
Avaliação de ativos financeiros - Ruy L. Cardoso 1 Administração Financeira Avaliação de Ativos Financeiros Ruy Lopes Cardoso.
Administração Financeira Parte 1 Ruy Lopes Cardoso.
Administração do composto de preço
Aula 08/março/2017 O que é empreender?.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Contabilidade Tributária Vs. Financeira
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
Alavancagem Operacional Financeira Total.
COMEX EMPREENDEDORISMO
Administração Estratégica
Contabilidade de Custos
Formação do Preço de Venda
Apresentação da Disciplina
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Aula 8: Planos Financeiros Pauta 1
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
TECNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO
Contas a Pagar.
Administração Financeira Internacional
Fluxos de caixa no orçamento
“Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”.
Avaliação de Desempenho
CONTEÚDO P2 SUMÁRIO EXECUTIVO
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Roteiro de Planejamento Estratégico
FORMULAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS
Contabilidade e Análise de Balanços
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Oportunidades e Carreiras em Finanças.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Orçamento de Matéria-prima
RECOMPENSANDO A EQUIPE DE TRABALHO. Um dos principais desafios dos gestores é a definição de sistema que deve adotar para recompensar o desempenho. A.
Etapas do processo de Administração Estratégica
Pedro Pita Barros Universidade Nova de Lisboa
EMPREENDEDORISMO Daniel Viáfora.
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
CARGOS E SALÁRIOS (C&S)
CONTABILIDADE GERENCIAL Aula de Revisão para a AV1 Profª Débora Vides.
ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS. AULA 4.1 PROFº ME. WALDMIR ASSIS
NILSON TORRES SOARES JR.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
30/09/2016 PROF. CHRISTIANO MIGUEL Curso Técnico em Finanças Disciplina: Gestão de Atividades Financeiras.
A Importância estratégica dos estoques
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
GESTÃO DE CUSTOS.
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
Administração do Capital de Giro
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
Planejamento estratégico
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
Momento Crítico Onde o Seguro Deixar de Ser Custo.
Avaliação Econômico- Financeira de Projetos. Levantamento e projeção das receitas, custos e despesas; Projeção dos fluxos de caixa; Aplicação dos métodos.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIVISÕES
Clóvis Luís Padoveze Bauru - 27/04/ A Importância da Contabilidade nas Organizações 2. O Sistema Empresa e o Processo de Gestão 3. A Contabilidade.
Economia para Computação
SISTEMAS DE CUSTEIO.
Agenda I. O Programa Centelha II. Como inscrever uma ideia inovadora.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE VIABILIDADE Disciplina de Empreendedorismo Profª Mayara Abadia

ESTUDO DA VIABILIDADE DE NEGÓCIOS A característica principal dos empreendedores é sua obstinação em gerar novos negócios e produtos. Sem empreendedores, uma nação cairia no ostracismo econômico. Poderíamos dizer que os empreendedores são o pulmão econômico de uma nação. Entretanto, por falta de preparo ou de erros de avaliação, muitos novos negócios ou produtos geram enormes prejuízos para o investidor. Como minimizar o risco de um empreendimento?

ESTUDO DA VIABILIDADE DE NEGÓCIOS Além dos aspectos gerais envolvidos (tecnologia disponível, mercado consumidor, logística e distribuição, etc.), no plano financeiro posso citar que a viabilidade de um negócio é determinada por: 1. Lucratividade (Preço - Custos), em relação aos produtos ou serviços concorrentes ou similares. 2. Necessidade de Capitais (Giro e Fixo) adicionais para o novo negócio ou produto.

ESTUDO DA VIABILIDADE DE NEGÓCIOS Normalmente, no plano "lucratividade", pode-se ter a impressão que todo produto é lucrativo, pois a visualização geral do mercado ("eles estão no mercado há décadas e ainda estão vendendo") falseia a análise. Lucratividade não é uma avaliação subjetiva, depende dos fatores preço e custo. E, no custo, é que se encontram os maiores erros de avaliação, esquecendo-se de computar custos indiretos ou invisíveis, como custo de capital (juros), tributos, aumento dos custos fixos (aluguéis, instalações, administração, etc.), despesas de promoção e lançamento, etc.

ESTUDO DA VIABILIDADE DE NEGÓCIOS Nem sempre um produto que está no mercado gera lucros suficientes. Ocorre que grandes corporações mantêm produtos com diferentes lucratividades - um produto mais lucrativo subsidiando outro não tanto - estrategicamente estabelecido para evitar novos concorrentes (é que eu chamo de "guerra de preços preventiva"). Quanto à necessidade de capitais para um novo empreendimento (ou a pesquisa, lançamento e produção do novo produto ou serviço), há empreendedores que deixam este assunto para o "departamento financeiro" resolver, e quando chega a hora... dívidas e mais dívidas para bancar o investimento, a juros altíssimos!

ESTUDO DA VIABILIDADE DE NEGÓCIOS O gestor contábil tem muito a colaborar com o empreendedor, nesta tarefa. Pode ele, com sua experiência, listar os itens de custos mais comuns de um empreendimento, tentando mesurá-los de forma adequada (como aluguéis, energia, salários, encargos sociais, supervisão, comunicações, taxas, impostos, administração). Um bom gestor contábil utiliza-se de elementos históricos presentes na contabilidade da organização para facilitar sua tarefa. Para aqueles itens que não há base histórica, pode utilizar-se de previsões orçamentárias, obviamente respaldadas em opiniões profissionais (como engenheiros de produção).