Psicologia do Desenvolvimento I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Advertisements

A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
PARADIGMAS EM APRENDIZAGEM Paulo Hentz. A LÓGICA FORMAL Aristóteles (Grécia antiga) Princípios: Identidade; Não contradição; Terceiro excluído. Organização.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSO DE PSICOLOGIA 1º período CH 300h 2º período CH 360h 3º período
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
Organização e Análise de Projectos
Carlos Eduardo Rodrigues
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Fundamentos das Ciências Sociais
MASS COMMUNICATION RESEARCH TEORIAS DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA PESQUISAS COM BASE FUNCIONALISTA Profa. Dra. Cláudia Lago.
Elaboração de um projeto de pesquisa
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
Behaviorismo Radical e Prática Clínica
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Psicologia: Ciência e Profissão.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Personalidade.
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Iniciação Científica.
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Psicologia: Ciência e Profissão.
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
2 - Teorias das Inteligências Múltiplas
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Psicologia do Desenvolvimento III
DISCENTE: KAROLINE BRITO
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
O Conceito de Informação pela área da Ciência da Informação
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
O USO DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
Profª. Luciana Eliza dos Santos
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
As Organizações Vistas como Culturas
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Avaliação Psicológica Nas Organizações Mestre Caroline Garcia.
O Significado de Pesquisar
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Psicologia do Desenvolvimento I Curso de Psicologia 3º período Profa. Luciana de Souza Zumstein.

Desenvolvimento Quando podemos dizer que houve desenvolvimento? O que interfere neste desenvolvimento? * Existe um período para determinado desenvolvimento?

O que é desenvolvimento? Mudanças nas estruturas físicas e neurológicas, comportamentos e traços de uma pessoa, que emergem de maneiras ordenadas e são razoavelmente duradouras.(Mussen, 1988) Estudo de mudanças psicológicas que ocorrem ao longo da vida humana. (Palacios, 1995) Dependem de 3 fatores: 1) a etapa de vida em que a pessoa se encontra; 2) as circunstâncias culturais, históricas e sociais nas quais a existência transcorre; 3) experiências particulares e não generalizáveis.

Conceito, campo da Psicologia do Desenvolvimento perspectiva histórica (Biaggio, 2017) O conceito de desenvolvimento baseado na varável, tempo. Mudanças são causadas por eventos que ocorrem durante certo período de tempo. Considerar desenvolvimento como estudo de mudanças que ocorrem em função da idade cronológica não é adequado. O objeto de estudo da Psicologia do desenvolvimento consistem em mudanças intraindividuais e ambientais que levam à mudanças de comportamento.

Disciplinas afins da Psicologia do Desenvolvimento Psicologia da Personalidade; Psicologia da Aprendizagem; Psicologia Social; Psicopatologia; Percepção; Psicologia Fisiológica; Genética; Antropologia; Sociologia.

O que há de específico? Mudanças de comportamento que ocorrem ao longo período; Mudanças que ocorrem em períodos de transição rápida e de instabilidade (infância, adolescência e velhice); Ideia de que as mudanças tem um ponto de partida e podem levar muitos pontos de chegada. Ex. a inteligência;

Motivo de tantas divergências Preferências por determinadas orientações teóricas. Preferências por determinados métodos: observação como fonte predominante. Preferências por aplicação: pesquisa pura x pesquisa aplicada. (Qual a aplicabilidade da pesquisa?)

Evolução do campo da Psicologia do Desenvolvimento FASE CONTEÚDO METODOLOGIA TEORIA 1920-1939 1ª fase Concreto Descritiva - normativa Gesell - maturação 1940- 1959 2ª. fase Intermediário Correlacional Estudos Funcionais 1960 – 3ª. fase Abstrato Experimental Aprendizagem Social Tabela retirada do Livro Psicologia do Desenvolvimento – Biaggio p. 27.

Novas tendências da década de 1980 Processamento de Informação Psicologia Dialética Enfoque ecológico Sociobiologia.

Processamento de informação Linguística ( Ex. como as pessoas entendem palavras que nunca ouviram?) Ciências da Computação ( Ex. o ser humano como alguém que manipula símbolos); Teoria de Comunicações ( Ex. codificação e capacidade dos canais);

Psicologia dialética Desenvolvimento da comunicação, linguagem, solução de problemas – mudança, antítese e síntese. Dialética: mudança só se dá entre períodos de fluxos de instabilidade. A aprendizagem como origem social e não biológica. Lev Semanovich Vygotsky. “ O pensamento é determinado pelas pressuposições sociais e históricas daqueles que povoam o mundo da criança.” (Biaggio, 2017 p. 34)

Enfoque ecológico Urie Bronfrenbrenner: abordagem ecológica do desenvolvimento humano. São análises dos multisistemas pessoais de interação que levam em conta situações dos diferentes ambientes para além da situação imediata. Sistemas: Microssistema: rede de ligações da pessoas e seu ambiente imediato. Mesosistema: rede entre os vários ambientes que a pessoa vive. Macrosistema: sistema legal, político, social, educacional e econômico.

Enfoque sociobiológico Os comportamentos evoluídos são transmitidos de geração à geração. Comportamentos como adaptações. Por que pessoas tomam decisões que colocariam em risco suas vidas apesar de garantir a sobrevivência dos mais inaptos? Crítica: racismo, soberania do sexo masculino.