UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Advertisements

FORMAÇÃO DE HÁBITOS: A importância do estudo diário.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Reunião Pedagógica Língua Inglesa 03 e 04 /02/2011.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Brincadeiras ritmadas Proposta de: Lucilene Silva Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Olá! Tudo bem? Então, dando sequência ao nosso estudo, vamos aprender agora sobre o “Gerenciamento de Tempo”. Interessado? Então vá adiante!
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Paulo Vinícius Rampinelli
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
PPGCIMES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
O ensino de História: teoria e prática
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
Relaxamento em sala de aula Técnicas para o sucesso
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Observatório de Ensino e Aprendizagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Á - UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO.
Formulação do problema quantitativo
COMPONENTES: Cesar Emanoel
A melhor opção para o seu futuro.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação e Frequência
Fórum - Unidade I - Sua experiência
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
Aprender a viver juntos Temos de ter respeito uns pelos outros Temos de saber esperar pela nossa vez Temos de saber conviver uns com os outros.
Tutoriais do AVA UNIUBE ON-LINE
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
Profa Paula Moiana da Costa Universidade Positivo
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Sejam Bem Vindos.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Plano de Aula de Substituição
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Administração amintas paiva afonso.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
Dicas de como orientar seus estudos
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: 2016.3 DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO

OBJETIVO DA AULA Os alunos deverão aprender a definição da técnica Deixe claro e formas de aplicá-la em seu contexto de trabalho.

Deixe claro Quando seu objetivo estiver completo, Deixe claro para todos qual é esse objetivo. Escrever seu objetivo é importante para os alunos porque eles devem saber o que estão fazendo. Deixar o objetivo claro para observadores- seus colegas professores ou supervisor – é importante porque eles poderão dar feedback.

Mas lembre-se: Quatro critérios para um objetivo eficaz: Definidor – O Objetivo vem antes e determina que atividades estão incluídas no planejamento de aula. Prioritário- O objetivo concentra-se no que é mais importante para o aprendizado efetivo do currículo. Mensurável: É possível medir se o objetivo foi plenamente alcançado. (depois da aula) Viável: O objetivo pode ser alcançado durante a aula.

Avaliação 1-Pense e escreva de que forma(s) você pode deixar seu objetivo claro em sua sala de aula. 5 PT 2-Pegue um dos objetivos de um de seus colegas e comente observando se ele se ateve aos quatro critérios. 5 PT