Comunicação Empresarial Prof. Esp. Cassius Breda Pereira
Responsabilidade Social Um dos pilares da Comunicação Empresarial, uma preocupação, quase que uma obrigação de qualquer organização dos dias atuais.
Em MAXIMIANO, 2004, p.399 aponta sobre a questão da Responsabilidade Social: (...) A responsabilidade social das organizações e o comportamento ético dos administradores estão entre as tendências mais importantes que influenciam a teoria e a prática da administração.
BUENO, 2003, p.106 traz o seguinte conceito de Responsabilidade Social: (...) é o exercício planejado e sistemático de ações, estratégias, e a implementação de canais de relacionamento entre uma organização, seus públicos de interesse e a própria sociedade...
Para DRUCKER, 2002, p. 324-325, a concepção moderna de Responsabilidade Social é: (...) já não pergunta quais são as limitações da empresa, ou o que ela deveria estar fazendo em favor daqueles que se encontram sob sua autoridade imediata. Ela exige que as empresas assumam responsabilidades em relação aos problemas sociais, às questões sociais e às metas públicas e sociais, bem como passem a ser guardiãs da consciência social e as solucionadoras dos outros problemas sociais.
A opinião pública e a Responsabilidade Social Nos dias atuais sem dúvida o trabalho com a Responsabilidade Social tem norteado as decisões do consumidor, obrigando as organizações a reverem a sua própria missão, filosofia e valores. Pois o consumidor não quer comprar produtos associados ao desrespeito ao meio ambiente, empresas que não cumpre o mínimo de condições de trabalho.
Para DRUCKER, 2002, p.327 as empresas devem se questionar: (...) “Como podemos fazer para que nossa produção de carros (ou sapatos) não ofenda os valores e as crenças sociais, nem as pessoas e sua liberdade, nem a boa sociedade de modo geral.
Maximiano, 2004, p. 407 aponta: (...) O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.
Para Martinelli, 200, p.85 as relações entre a Responsabilidade Social e o valor agregado são: (...) O valor agregado à imagem da empresa, entendido como atitude favorável que a sociedade atribui a uma organização, como reconhecimento por sua atuação na comunidade.
BUENO, 2003, p.112 completa: (...) O consumidor está exigente e tem transferido, pouco a pouco, a avaliação que faz da atuação social das empresas ou entidade para as relações de consumo.
É preciso deixar claro que não estamos falando do consumidor que aceitava tudo o que lhe era vendido. O consumidor de hoje é exigente, quer um produto de qualidade, que acrescente não só o valor de status, como o da década de 90, mas o de qual o custo social e ambiental da fabricação desse produto.
DRUCKER, 2002, p.328 traz uma frase que pode nortear qualquer discussão sobre o tema: (...) Nenhuma empresa sadia, universidade sadia ou hospital sadio pode existir em uma sociedade enferma.
CORRADO, 1994, p.116, acrescenta: (...) Esse movimento “verde” é o resultado da percepção de que o público prefere produtos seguros do ponto de vista ambiental.
A Gerência verde A gerência verde esta baseada na preocupação em preservar o meio ambiente a longo prazo para não necessitar em trabalhar a limpeza da sujeira produzida.
A gerência verde deve ser segundo CORRADO uma gerência de envolvimento não só do consumidor e da alta gerência, mas de todos os funcionários que trabalhe na organização.