OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

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Transcrição da apresentação:

OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO CNT Profa. Ms. Nicole Glock Maceno

Questionamento: Quais aspectos devemos favorecer na construção de recursos didáticos para o alcance dos objetivos educacionais?

“A qualidade da escola é condição essencial de inclusão e democratização das oportunidades no Brasil, e o desafio de oferecer uma educação básica de qualidade para a inserção do aluno, o desenvolvimento do país e a consolidação da cidadania é tarefa de todos (...) Preparar o jovem para participar de uma sociedade complexa como a atual, que requer aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida, é o desafio que temos pela frente” (OCEM, 2006, p.5-6).

“(...) apesar de já passados sete anos desde a divulgação dos PCNEM, continua sendo predominantemente disciplinar, com visão linear e fragmentada dos conhecimentos (...) Na essência, aparecem os mesmos conteúdos, nas mesmas séries, com pouca significação de conceitos que permitam estimular o pensamento analítico do mundo, do ser humano e das criações humanas”(OCEM, 2006, p.101).

“O diálogo entre as disciplinas é favorecido quando os professores dos diferentes componentes curriculares focam, como objeto de estudo, o contexto real – as situações de vivência dos alunos, os fenômenos naturais e artificiais, e as aplicações tecnológicas. A complexidade desses objetos exige análises multidimensionais, com a significação de conceitos de diferentes sistemas conceituais, traduzidas nas disciplinas escolares” (OCEM, p.102).

Questionamentos Quais aspectos são mencionados no texto das OCEM (2006, p.117-125) que serviriam como “dicas” para a construção de um recurso didático? Assista o vídeo (link a seguir) e comente as diferenças entre a Tecnologia e os artefatos tecnológicos. http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4

Atividade 1 Defina o tema estruturador do plano de aula e leia as unidades temáticas dos PCN+ (p. 88-106). Escolha um tema/unidade temática para o trabalho final da disciplina LEQ 3003.