Docência do Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Docência do Ensino Superior
Advertisements

Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
Curso de Filosofia - UFRN
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Base Nacional Comum Curricular
Paulo Vinícius Rampinelli
Introdução a Engenharia de Alimentos
O ensino de História: teoria e prática
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Programação Formação Continuada 2016
Introdução a Educação a Distância
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
Educação, aprendizagem
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Especialização em Docência do Ensino Superior
Introdução a Educação a Distância
RCC-0107 Aula 1 – 02/08/2011 Introdução Davi R. de Moura Costa
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Docência do Ensino Superior
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Introdução ao Método PBL 2A
Angela Bernardo de Lorena Julio Cesar de Rose João dos Santos Carmo
Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP)
inovação e design na educação
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Metodologia do Ensino Superior em Contabilidade
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Metodologia de Projetos Relato de Experiências
Introdução ao Projeto na Engenharia
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO - INCA -
Administração amintas paiva afonso.
Data Evento Público Alvo Objetivo 20/05
Profa. Carmen C. Prado - IFUSP
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Práticas de Planejamento Tributário
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem
Aprendizagem e Avaliação na Sociedade Digital
O controle do ensino em suas mãos
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
Transcrição da apresentação:

Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova silvianova@usp.br

Apresentação Questões Expectativas Necessidades

Questões EDUCAR APRENDIZAGEM ENSINAR PEDAGOGIA

Expectativas Duas coisas em comum na turma: não somos professores, estamos professores. Sente-se uma contadora atuando como professora. Os cursos de mestrado e doutorado não preparam ninguém para ser professor. O que se leva para sala de aula é o que se vive e, no caso da turma, é o profissional. Para dar aulas procura copiar seus melhores professores. Acha que tão ou mais importante que o conteúdo é como o conteúdo é distribuído aos alunos. Vê que há professores que tem conhecimento mas não conseguem transmiti-lo. Percebe o professor como facilitador da transmissão de conhecimentos.

Expectativas Achava que para ser bom professor era preciso dominar o aluno a matéria. Métodos alternativos de avaliação. Falta de interesse: como despertar interesse do aluno. Como o aluno aprende. Fórum de discussão: o que é um bom professor? Quer entender os estímulos que levam o aluno a buscar aprender.

Visão do curso Características dos alunos Currículo Contexto Processo de Aprendizado Resultado do Aprendizado

Objetivos Analisar e entender diferentes concepções curriculares e implementar metodologias de ensino inseridas no contexto do ensino superior brasileiro. Servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em contabilidade. Construir as bases de uma linha de pesquisa em Ensino da Contabilidade.

Conteúdo Programático Introdução e apresentação Concepções de ensino superior Estudantes universitários Currículo – conceitos e objetivos Conteúdo Modalidades didáticas Novas Tecnologias aplicadas a Educação Avaliação: alunos, professores e de curso

Atividades Aula prática Entrevista com alunos Construção de um programa de disciplina Análise do currículo de um curso Apresentação de seminários Currículo Oculto Respostas a perguntas Avaliação da experiência Elaboração de artigo

Planejamento do curso Cronograma: Data Conteúdo Atividade 06/ago Introdução/Apresentação   13/ago 20/ago Contexto e Concepções de Ensino Superior Artigo e Pesquisa 27/ago Estudantes Universitários Apresentação, Dados FUVEST e Discussão 03/set Entrevistas com alunos – Seminário 1: Tany 10/set Semana da Pátria 17/set Atividade Individual - Projeto de Artigo 24/set Currículo – Conceitos e Objetivos Seminário 2: Rodrigo 01/out Análise de Currículos/Currículo Internacional 08/out Discussão do projeto de artigo (duplas) 15/out Modalidades Didáticas Seminário 4: Silene 22/out Visita a USP Leste e PBL Ulisses Araújo 29/out Consagração ao Funcionário Público 05/nov Caso de Estudo Fábio Frezatti 12/nov Novas Tecnologias aplicadas a Educação Edgard Cornachione 19/nov O que os bons professores fazem Welington Rocha 26/nov Avaliação do aluno, do professor e do curso Seminário 5: Daniel 03/dez Aulas Práticas e Discussão 10/dez Encerramento – Avaliação Final 20/jan/2011 Envio do Artigo 10/fev/2011  Notas e Frequências

Avaliação Leitura de textos, Atividades online, Entrevistas com alunos da graduação, Preparação e apresentação de aulas práticas e seminários, Artigo sobre um tema de interesse no ensino contábil, Relatório os participantes avaliarão a experiência na disciplina.

Moodle Próximos Passos Cadastro! [Número USP] http://moodle.stoa.usp.br/ Cadastro! [Número USP]

Recursos no Moodle Acesso a Leituras indicados Forum para participação Material para elaboração dos Seminários Questões Videos Outros....

Aquecimento para próxima sessão: Histórico e Reflexão Origem: Idade Média, França (Paris) e Itália (Bolonha) Características: built of men >> sociedade de estudantes “Historically, the word university has no connection with universe or the universality of learning; it denotes only a totality of a group (...) The students of Bologna organized such a university first as means of protection against townspeople (...) Victorious over the townsmen, the students turned on ‘their other enemies, the professors’.” Herança: instituição, noção do estudo organizado em currículos, a organização em faculdades >> “but no substitute has been found for the university in its main business, the training of scholars and the maintenance of tradition of learning and investigation”.