Dança e teatro para pessoas com deficiência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.
Advertisements

Raciocínio clínico em terapia ocupacional
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
ÉTICA. Código de Ética da Farmácia diz: O exercício da profissão não pode, EM HIPÓTESE ALGUMA, ser feito com INTERESSES COMERCIAIS, pois a farmácia.
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Profa. Ma. Adriana Hessel Dalagassa.  Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de auxiliar as pessoas a desempenharem suas atividades diárias que sejam.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
GESTÃO DE PESSOAS II Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Grupo 01.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
XADREZ E. M. Professor Antonio Lopes Lins
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Introdução ao Comportamento Organizacional
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O que é a Educação Física?
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
Comportamento Humano nas Organizações
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
Currículo e planejamento
Deficiência psicológica
METODOLOGIA DE PESQUISA
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
Jean-Paul Sartre ( ) Plinio Lukian e Douglas Nunes.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Perfil de pessoas do esporte
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Comportamento do Consumidor
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
Adolescentes/jovens e suas simbologias
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Comportamento Organizacional
Expressão e Linguagem Corporal
Arte e dança como facilitadora da Inclusão: Profa Doutoranda: Keyla Ferrari Lopes.
ARTES CÊNICAS.
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Lev Semenovich Vygotsky
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Avaliar desempenho de servidores
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
O Poder do Pensamento Avanço automático.
Profa.Maria Angela Moreira Vieira
O Desenvolvimento Psicomotor
O que é Educação Ambiental?
FENOMENOLOGIA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Objetivo, Definições, Significado
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O cotidiano na Educação Infantil Bolsista : Micaela M Fagundes
Avaliar desempenho de servidores
Por que fazer educação física?
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
Estrutura serviço de Estética
Tópicos Especiais para Educação Profissional
Transcrição da apresentação:

Dança e teatro para pessoas com deficiência

Dança e teatro para pessoas com deficiência

Dança e teatro para pessoas com Deficiência A dança, ao lado do teatro e da música, é uma das principais artes cênicas presentes na sociedade que se caracteriza por utilizar movimentos corporais previamente estabelecidos ou improvisados com passos cadenciados executados ao som e compasso de uma música e que envolve a expressão de sentimentos por ela potencializados.

Dança e teatro para pessoas com Deficiência Psicomotricidade O trabalho de dança é fundamentado na psicomotricidade, que é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo . Esta relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Sustentada por três conhecimento básicos: Movimento Intelecto Afeto

Dança e teatro para pessoas com Deficiência A dança é uma forma de expressão/arte que mais pode elevar o homem na sua essência, pois através do corpo que a pessoa se expressa e expõem suas angústias, alegrias, tristezas, euforias. A dança é a arte que revela a pessoa como um todo; corpo, ação e mente, através dos movimentos criando assim um enlace entre dança e psicomotricidade.

Dança e teatro para pessoas com Deficiência E possível afirmar que não existem barreiras na dança, pois caso uma pessoa não movimente seus membros inferiores poderá movimentar os membros superiores, e caso não movimente ambos ela movimentara os olhos, e, por meio dos olhos é possível dançar. ( Braga et al., 2001, p.157)

Dança e teatro para pessoas com Deficiência O Trabalho na área da Dança tem seus fundamentos nas concepções socioculturais do corpo e do movimento, ou seja, como uma área de conhecimento de cultura corporal de movimento. A Dança introduz e integra o indivíduo em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida, pois o objetivo geral é o de encorajar o desenvolvimento daquilo que é individual em cada ser humano explorando seu potencial.

Dança e teatro para pessoas com Deficiência O teatro tradicionalmente um lugar de cultura e intelectualização - é um espaço que pode oportunizar a reformulação de seus pré-conceitos e concepções já sedimentadas. Segundo Boal ( 1996) pelo teatro o ser humano pode observar a si mesmo, perceber o que é e onde esta, descobrir o que não é e onde não está, é imaginar o que poderá vir a ser e onde poderá ir.

Dança e teatro para pessoas com Deficiência Conforme afirmam Ferreira e Arragon (2005) é indispensável propiciar oportunidades para que as pessoas com Deficiência Intelectual aprendam a manifestar apropriadamente a sua subjetividade: Pensamentos (concepções , percepções, necessidades e expectativas) Sentimentos (sensações e emoções) Segundo Vygostsky, a potencialidade do funcionamento humano e a qualidade de experiências concretas proporcionados pelo grupo social que permitem avanços na formação individual. Portanto todos são capazes de aprender a desenvolver algum nível de habilidade artística social e conhecimento humano , potencializando a cognição, desenvolvendo o senso de responsabilidade de cuidados pessoais e relacionamento com os demais

Dança e teatro para pessoas com Deficiência O Teatro e a dança desenvolve a cognição, a capacidade de aprender, na arte se permite ousar, explorar, experimentar, inventar, sonhar sem medo de errar, revelando nossas capacidades: Atenção Percepção Memória Raciocínio Imaginação Pensamento Afetividade

Dança e teatro para pessoas com Deficiencia Toda pessoa nasce com um potencial e tem o direito de desenvolvê-lo. Para desenvolver o seu potencial as pessoas precisam de oportunidades. O que uma pessoa se torna ao longo da vida depende de duas coisas: da oportunidade que teve e das escolhas que fez. Além de ter oportunidades, as pessoas precisam ser preparadas para fazer escolhas”. (PNDU-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento )

Dança e teatro para pessoas com Deficiência Kineart Cia artística DA APAE DE SÃO PAULO, composto por jovens com Deficiência Intelectual da APAE DE SÃO PAULO surgiu a 7 anos por se acreditar na arte como uma importante ferramenta para a expressão subjetiva do ser humano, englobando a dança, o teatro e a música onde toda a criação é feita por esses jovens, mostrando assim que não há diferença. A arte nos ensina ainda, que é possível realizar mudanças, ser flexível, ter fluência, originalidade, ser capaz de elaborar, avaliar, criar e aprender.

Vanda Ligia Alves vandaalves@apaesp.org.br Vanda.ligia@hotmail.com Tel: 011-987243279