AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atividade complementar 04 e 05
Advertisements

SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Edição 2015 Resultados Brasília-DF | Setembro de 2016.
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Censo CONSED dos Sistemas Estaduais de Avaliação Junho de 2016.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
As responsabilidades do gestor escolar. b DESEMPENHO PROVA BRASIL – TIA DECA E ISAURA b Língua Portuguesa 5º ano , , ,78.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Desenho e Implementação de um Sistema de Metas Educacionais para o Brasil Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Significado Etimológico
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Sistema de avaliação de ensino
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Total de Escolas: escolas
Avanços nas últimas décadas
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
Prova Brasil Língua Portuguesa.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Avaliação e Indicadores Educacionais
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
AVALIAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Provas de Aferição Ano Letivo 2016 / 2017
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
Curso - Avaliação e Aprendizagem
REUNIÃO DE PAIS 11/10/2017 REUNIÃO DE PAIS – 11/10/2017.
Quadro 1 – Resultado - TCT das turmas A e B – 8º ano
Linha do Tempo 1960-Fundação Getulio Vargas produziu material avaliativo para o Ensino Médio em todas as áreas Criada a Prova Brasil.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Valores e atitudes para a vida através do esporte
A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE
Escola Americana de Brasília
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Seminário Estadual da BNCC: A Base Nacional Comum Curricular
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Programa Internacional para Avaliação de Alunos
Fatores associados PAEBES/PAEBES ALFA.
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada II
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
A BNCC e a Saúde.
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO FORMATIVO PARA EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARANAIGUARA-GO   AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva Tutora Educacional Junho/2017

06 a 17 de novembro

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB Indicador que combina o desempenho na Prova Brasil com as taxas de aprovação. Introduzido em no início de 2007. O objetivo foi o de reduzir o risco que um programa de accountability, baseado apenas em exames padronizados, venha a contribuir para agravar o já dramático quadro de repetência e evasão escolar no país.

A Prova Brasil Introduzida em 2005 como expansão do SAEB. Universal (alunos de escolas públicas de 5º e 9º Ano do ensino fundamental) Matemática e Leitura Escala com base na TRI Resultados divulgados por Estados, Municípios e Escolas. A Prova Brasil tem a accountability como seu principal objetivo

Aprendizado adequado Tempo de Prova: O aluno terá 25 minutos para responder cada bloco de questões, 10 minutos para preencher o gabarito e 30 minutos para responder ao questionário contextual (22 questões de cada componente).

ADA – Avaliação Dirigida Amostral SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DE RIO VERDE ADA – Avaliação Dirigida Amostral

O QUE É A ADA? - Instrumento direcionador para propostas de intervenção pedagógica. - Ferramenta para a potencialização da aprendizagem dos estudantes. Avaliação Dirigida Amostral –ADA

COMPOSIÇÃO DA ADA Língua Portuguesa 10 Questões/ itens Matemática Ciências Naturais Totalizando 30 Avaliação Dirigida Amostral –ADA

O Público alvo da ADA Alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental Alunos da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Ciclo da ADA ADA (1ª Etapa) Análise dos Resultados (2ª Etapa) Elaboração coletiva do Plano de Intervenção Pedagógica Execução do Plano de Intervenções Pedagógicas (2ª Etapa) Análise dos resultados do Bimestre Avaliação Dirigida Amostral –ADA

O Projeto ADA é dividido em 4 ciclos, sendo 01 (um) em cada bimestre do ano letivo. Cada ciclo é composto por duas etapas, intermediadas por um Plano de Intervenção. Avaliação Dirigida Amostral –ADA

ADA (1ª Etapa) Aplicação da avaliação: Essa etapa tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes ao iniciar o bimestre. Conteúdo do Bimestre Avaliação Dirigida Amostral –ADA

O QUE FAZER COM ESSES RESULTADOS? Análise dos Resultados O QUE FAZER COM ESSES RESULTADOS? Após a análise, a equipe gestora e professores propõem e realizam intervenções pedagógicas necessárias para fortalecer a aprendizagem dos estudantes. Escolas fora da Amostra Escolas do Grupo Amostral Avaliação Dirigida Amostral –ADA

ADA (2ª Etapa) Aplicação da avaliação: É aplicada uma nova avaliação no mesmo grupo amostral, com os mesmos DESCRITORES da 1ª etapa, ao final de cada bimestre com objetivo de acompanhar o aprendizado do estudante no decorrer do bimestre. Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Exemplo de Item:

Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Reflexões e resultados da Avaliação Dirigida Amostral (ADA) da Unidade Escolar

Resultados: 5º - ANO Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Questão 2 – Descritor D2A D2A - Diferenciar figuras planas de figuras espaciais.

Questão 8: Descritor D2D D2D - Relacionar sólidos geométricos com suas respectivas planificações. Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Reflexões... Quais descritores apresentaram baixo rendimento no 2º ciclo da 2ª Etapa e suas possíveis causas? Como os professores de outras áreas do conhecimento e a gestão da U.E. podem contribuir para que os resultados da ADA sejam satisfatórios? Avaliação Dirigida Amostral –ADA

Estratégias para avançar nos resultados: Utilizar o Material Complementar Utilizar o trabalho com Itens no cotidiano Realizar uma análise detalhada do erro Realizar a devolutiva aos estudantes Utilizar estratégias diferenciadas na retomada dos conteúdos não assimilados.