Pontos importantes para a discussão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
ABANDONO AFVETIVO *Henrique Montenegro *Maike Paiva.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor
Sistema de avaliação de ensino
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Autor1, Autor2, Orientador3
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Maria Beatriz Martins Linhares4.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
Docência do Ensino Superior
Psicologia: ciência e profissão.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Avaliação Algumas questões para pensar
(Ministério da Educação e Cultura)
Pesquisa em Psicologia
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
Análise de texto Prof. Rógi.
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
Neurociência a favor da educação
Direito da Infância e da Juventude
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
DADOS DE AUTO-AVALIAÇÃO
CFO III – Dragões de Ferro
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
30anos CENPEC.
Comportamento do Consumidor
Fórum - Unidade I - Sua experiência
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Educação Musical: da impressão à expressão
Tipos de estudos epidemiológicos
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
AGENTES DA SOCIALIZAÇÃO
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Dicas de como orientar seus estudos
O que é Educação Ambiental?
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Educação no Brasil Tragédia.
<espaço para figura> Opcional.
6° ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO Talita da Cruz Menezes
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TAXONOMIA NANDA Anicésia Cecília Gotardi Ludovino; Leonardo Feriato Moreira; Silvia.
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Tópicos sobre gestão educacional
Metodologia do Ensino de Física I
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
programa saúde na escola (PSE)
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

“Como a vulnerabilidade social e a indisciplina interferem no processo de ensino-aprendizagem?”

Pontos importantes para a discussão Definição de vulnerabilidade; Vulnerabilidade social é uma questão de pobreza?; Definição de indisciplina; Vulnerabilidade = indisciplina; A questão da desigualdade social; Bonificações/premiações/reconhecimentos que fortalecem a desigualdade social e não contribuem com a melhora das condições de aprendizagem; O mundo externo a escola: as famílias dos estudantes;

Pontos importantes para a discussão A dificuldade de aprendizagem também se encontra em vários fatores como: fome, desmotivação, falta de estímulo, desestrutura familiar, problemas pessoais, que interferem na aprendizagem e prejudicam no desenvolvimento do aluno. O papel do professor – o professor da escola e o professor “estudante de Enfermagem”. [...] “se o aluno aprende, é porque o professor ensina; se ele não aprende, é porque não quer ou porque apresenta algum tipo de distúrbio, de carência, de falta de pré-requisito” (AQUINO, 1998, Ana Beatriz). Os Projetos Políticos Pedagógicos nesse debate; Profecias autorealizadoras e a discriminação em contextos de vulnerabilidade e indisciplina; O desenvolvimento humano;

Respondendo a questão de busca... [...] é possível compreender que a vulnerabilidade social pode interferir diretamente no processo de ensino aprendizagem, pois é uma junção de diversas variáveis sociais que deixam os estudantes em desvantagem pela falta de recursos, de acesso e de objetivos da vida e também pode ser agravado pelo sistema educacional do estado (Leonardo). Uma criança “abandonada” pela sociedade não consegue por si só, ver que ela pode ser um ser pensante, reflexivo e não apenas reprodutoras de atos que vê no seu cotidiano; não consegue ainda ter a percepção de que ela pode ser muito além de uma pessoa marginalizada, mas sim um cidadão com direitos e deveres (Débora). [...] vemos esse ciclo sempre se alimentando: vulnerabilidade – indisciplina: diminuição da qualidade do processo ensino aprendizagem (Ana Beatriz).

Respondendo a questão de busca... [...] indisciplina que interfere diretamente no processo-ensino aprendizagem destes alunos, pois, atrapalha o trabalho dos professores, os deixando desmotivados e faz com que o aluno também não demonstre interesse em aprender (Luiz). [...] percebemos que a vulnerabilidade social aliada à indisciplina interfere no processo de ensino-aprendizagem de forma multifatorial, uma vez que as bases familiares não são fortalecidas, juntamente com a falta de recursos e até mesmo a violência sofrida dentro de casa, faz com que o educando reflita esse comportamento em seu meio social e isso inclui a escola (Aline). Vale ressaltar que os dois termos vulnerabilidade social e indisciplina se diferem, enquanto o primeiro retrata as questões relacionadas a fatores sociais, o outro tende a trabalhar e explorar mais as questões comportamentais do indivíduo (Gabriela).