AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.

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AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas

Objetivos: O que se pretende? Observação de Aulas melhorar a prática pedagógica valorizar o desempenho profissional O que se pretende? uma partilha de experiências e práticas uma reflexão sobre o trabalho realizado

Observação de Aulas Observar: O quê? Como? Para quê?

Diferentes domínios ou apenas um? Observação de Aulas Observar o quê?: Diferentes domínios ou apenas um? Avaliação das aprendizagens; Relação pedagógica com os alunos; Estratégias de apoio à aprendizagem dos alunos; Recursos e instrumentos utilizados na sala de aula.

Organização da observação Observação de Aulas Observar como? Organização da observação Deve conhecer-se, antecipadamente, o que se vai observar? Qual deve ser a postura do observador? Como registar o que se observa?

Observar para quê? Observação de Aulas Reflexão sobre a prática letiva Essa reflexão deve ser realizada em conjunto? Quando deve ser feita essa reflexão? - entre as duas aulas assistidas - após as duas aulas assistidas Como deve ser feito o registo dessa reflexão? - num documento construído para o efeito - cada grupo (par) constrói o seu documento de registo