Laboratório – Check List

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Laboratório – Check List
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
7º Grupo de Qualidade SOFTEX/SEBRAE-PE Comunicado de Formação do Grupo Agosto 2016.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
O sistema de innovation scoring da COTEC Isabel Caetano COTEC Portugal Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial Julho de 2008.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Metodologia de gestão de portfólio de projetos de TI aplicada em uma ferramenta de PPM Caso da Eletrobras holding Vitor Paulo M. Correia Eletrobras holding.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Banca de Juízes MPE BRASIL – ciclo 2015 Parceiros Locais:
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
Contabilidade de Custos
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
Indicadores de qualidade e produtividade
Gestão de processo Dutra 2017.
“Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”.
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Jovens Empreendedores
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Processo de Auto-avaliação
Sistema de informação Questão 1
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
BENCHMARKING.
Modelo de Planejamento Estratégico
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Engª Eviline Mª V. Neermann, MSc. Coordenadora de Qualidade
Coaching Organizacional na CMLisboa
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Qualidade e Controle de Qualidade
METODOLOGIA DE TRABALHO
Consultoria Referência RH
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Execução e Controle
Como se tornar um campeão de vendas In Company Um programa completo para vendedores e gestores de alta performance
Expansão e Qualidade da Educação Básica no Brasil
Gestão da Logística de Distribuição
Aula 5 – Ferramentas de Modelagem
Comunicação da Estratégia
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Planejamento Estratégico em Logística
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
Modelo do banner – MCC 2018 Integrantes do grupo: Turma: Introdução
MESA 2 SÃO VICENTE. MESA 2 SÃO VICENTE PFM-RF e Planejamento Estratégico A ferramenta pode ser um recurso adicional no processo de planificação estratégica.
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Prof. Wanderley Carneiro © / 47 Método dos Elos – adequação de layout de processos Estabelece a posição mais adequada para os postos de trabalho.
Transcrição da apresentação:

Laboratório – Check List MPE – No Caminho da Excelência da Gestão Laboratório – Check List

O Problema As MPE, mesmo as mais destacadas em práticas de gestão, ganhadoras do Prêmio Superação Empresarial, possuem níveis insipientes de maturidade que lhes permita utilizar as informações advindas dos relatórios de avaliação no seu processo de melhoria de forma otimizada.

Situação Muito embora os critérios de avaliação de gestão já estejam escalonados em níveis graduais de complexidade, os critérios mais elementares, Compromisso com a Excelência (250 pontos), ainda representam desafio distante da realidade das MPE, gerando desmotivação que se constitui em obstáculo à conquista de tais organizações para o movimento de melhoria da gestão.

O Caminho para a Excelência Classe Mundial Nível de Maturidade Estado da Arte Excelência – PNQ - 1000 pontos Rumo à Excelência – Nível II - 500 pontos Curva de Desenvolvimento da Gestão Implementando as práticas de gestão Compromisso com a Excelência – Nível I - 250 pontos Critérios MPE’s Esforço

Nível de Exigência dos Fatores de Exame – Análise Comparativa entre os Instrumentos

O Projeto Foi desenvolvida pelo IPEG a ferramenta Check List com a finalidade de permitir às MPE com algum grau de maturidade na gestão, prosseguirem na busca da excelência Como piloto a ferramenta foi aplicada, na parceria SEBRAE/IPEG, em 4 MPE, sendo 3 vencedoras do Prêmio Superação Empresarial e 1 vencedora do Prêmio Mulher de Negócio

Instrumento de Referência

Correspondência Critérios de Avaliação de Gestão Liderança Sistema de Liderança e Planejamento Estratégias e Planos Clientes e Mercado Gestão de Clientes, Mercado e Sociedade Sociedade Gestão de Pessoas Informações Pessoas Gestão de Processos Processos Resultados 250 pontos

Práticas de Gestão – IPEG 250 pontos

Resultados – IPEG 250 pontos

Estrutura CRITÉRIO PONTUAÇÃO PERCENTAGEM 1. Sistema de Liderança e Planejamento 70 pontos 28% 2. Gestão de Clientes, Sociedade e Mercado 80 pontos 32% 3. Gestão de Pessoas 50 pontos 20% 4. Gestão de Processos Total 250 pontos 100%

A ferramenta Check List

Característica da Ferramenta Linguajar simplificado nos requisitos investigados Três opções de resposta: Sim, Não, Parcialmente para cada requisito Sugerido conjunto mínimo de indicadores para balizar a gestão Emissão imediata de relatório com as lacunas nas práticas e nos resultados da organização, sugerindo plano de melhoria por critério

Check List – Pesquisa de Adequação 4 MPE, sendo 3 delas ganhadoras do Prêmio Superação Empresarial e 1 ganhadora do Prêmio Mulher de Negócio A ferramenta foi aplicada nas empresas de forma participativa – mês de agosto 2008 Após, foi realizada pesquisa junto aos dirigentes referente à aplicabilidade da ferramenta Check List

Resultado da Pesquisa Pergunta ROM Vanesa Laborsan Conlicitação 1.Você acha que após a jornada do Prêmio Superação sua empresa precisa de orientação para continuar no caminho de crescimento da gestão? 3 5 4 2. É conveniente a ajuda do SEBRAE/IPEG? 3.Com a apresentação da ferramenta Check-List ficou claro o propósito de facilitar o caminho de progressão da qualidade da gestão de sua MPE? 4. A ferramenta se mostra aplicável aos objetivos de crescimento das MPE? 5.Você considera que a ferramenta do Check-List é de fácil utilização? 6.A ferramenta consegue retratar a realidade da gestão de sua organização como um todo? 7.As conclusões gerais sobre as práticas da gestão são adequadas para promover a melhoria desejada? 8. A pontuação apresentada sobre o grau de maturidade de sua gestão pode ser útil no processo de melhoria? 9. As conclusões gerais sobre os resultados da gestão são adequadas para promover a melhoria desejada? 10. A pontuação apresentada sobre o grau de maturidade de sua gestão pode ser útil no processo de melhoria? 11. As Oportunidades de Melhoria e Pontos Fortes relatados para as práticas refletem a realidade e conduzem ao desenvolvimento de sua gestão? 12. O relatório que aponta os indicadores existentes e os ausentes demonstra a real necessidade da gestão? 13. Sua organização teria interesse em participar de um programa orientado para busca da excelência da gestão?

Resultado da Pesquisa

Resultado da Pesquisa

Manifestações Livres Melhores Características Acompanhamento e orientação ao empresário Possibilidade de auxílio na implementação das melhorias verificadas Percepção da necessidade de indicadores e de planos de metas Compreensão das oportunidades de melhorias Visão do desempenho da empresa Fácil entendimento da ferramenta Possibilidade de estabelecimento de meta de melhoria Embora represente desafio, não é um passo exageradamente exigente para sua implementação

Conclusões A ferramenta check List mostrou-se adequada à finalidade de permitir às MPE prosseguirem no crescimento da gestão após a metodologia do Prêmio Superação Empresarial Os empresários manifestaram desejo de utilizar com o devido acompanhamento A plataforma utilizada, em princípio, mostra-se adequada pela facilidade de uso e universalização da disponibilidade técnica È preciso um trabalho de construção de uma matriz de produtos para viabilizar os planos de melhoria decorrentes