Agentes de Desenvolvimento Cooperativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

BENCHMARKING.
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
Inovação e Criatividade
Equivalente à média dos países da OCDE
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Consultoria Empresarial
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Administração Financeira III
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
PLANEJAMENTO:PÓS EVENTO
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
CONSULTORIA EMPRESARIAL
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
Planejamento de Campanha – A3
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Gestão de Projetos.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Auditoria da Qualidade
Gestão da Qualidade – Motivação
A Importância da Educação Continuada
Projeto: Capacitação em GP
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Elaboração de programas de treinamento
Levantamento das necessidades de treinamento
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Aula 08 Revisão para AV1.
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
II Orientação Técnica PCAGP.
Gestão por Competências
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Trabalho de Conclusão de Curso
Gerenciamento de Integração.
Planejamento estratégico
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Subsistema de Desenvolvimento
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Gabriel Bastos Machado
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Integração.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Treinamento e Desenvolvimento
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
O papel pedagógico do órgão gestor
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Agentes de Desenvolvimento Cooperativo

CENÁRIO ATUAL Aumento na competitividade devido a globalização Surgimento de indicadores que mensuram claramente os resultados das pessoas Acesso a muitas informações ao mesmo tempo (tecnologia)

CENÁRIO ATUAL Equipes menores e multifuncionais Necessidade de atualização constante Aumento de pressão por resultados Valorização do capital humano

MUDANÇAS

AMBIENTE DE TRABALHO Hoje em dia, uma das tarefas mais desafiadoras de uma organização é manter sua equipe de trabalho atualizada numa economia globalizada.

ADC...? O Agente de Desenvolvimento Cooperativo (ADC) é o responsável pelo diagnóstico de necessidades de Treinamento e Desenvolvimento para as pessoas que compõe sua cooperativa.

OBJETIVO DO ADC O objetivo é que este agente elabore, acompanhe e execute em parceria com o SESCOOP/RO projetos de capacitação para desenvolvimento de competências importantes para nossos dirigentes, colaboradores e cooperados.

CONCEITO DE T&D Treinamento – é pontual e está relacionado a uma carência a ser suprida pelo cargo, naquele momento. Curto prazo. Desenvolvimento – visualiza as possíveis alterações e mudanças futuras e tem como objetivo manter as pessoas atualizadas. Está voltado ao crescimento profissional em direção à carreira futura e não apenas ao cargo atual. Médio / longo prazo.

Para evitar desperdício de tempo e dinheiro o T&D deve: Ser imediatamente aplicável; Estar ajustado à realidade e necessidade da cooperativa; Sempre que possível utilizar multiplicadores internos;

C.H.A

O FOCO DEVE ESTAR NA APRENDIZAGEM ALGUNS CONCEITOS: ENSINAR = TRANSMITIR CONHECIMENTOS (DESPESA) APRENDER = MUDAR COMPORTAMENTO (INVESTIMENTO) O FOCO DEVE ESTAR NA APRENDIZAGEM

mudança de comportamento.” “O aprendizado só ocorre quando há mudança de comportamento.” Bob Pike

COMO FAZER ISSO… Planejamento Início M O N I T R A E Definição das competências organizacionais, individuais, levantamentos de hipóteses, problemas e melhorias Planejamento M O N I T R A E Identificação das Necessidades O que: fazemos, podemos fazer, melhorar e evitar. Análise, Priorização Outras soluções, alternativas. Definição Estratégia do plano de T&D e outras ações políticas de recursos humanos. Estruturação Definição dos objetivos, Modelagem dos Programas e escolha das metodologias e tecnologias educacionais Realização dos Treinamentos Verificação dos Resultados N Atendido? S FIM do processo INÍCIO de outro Ação Corretiva

COMO FAZER ISSO… Definir claramente as necessidades de treinamento; Expressar numericamente essas necessidades; Definir com precisão, os objetivos do treinamento e construí-los a partir das necessidades; Levar os treinandos envolvidos no compromisso de que serão parte efetiva de todo o processo; Disponibilizar instrumentos para o desdobramento do processo; Organizar um cronograma para orientar as ações que se seguirão ao treinamento.

DIAGNÓSTICO O levantamento das necessidades de treinamento responde a duas questões iniciais: Quem deve ser treinado? O que deve ser aprendido? Análise comparativa entre o perfil atual do trabalhador e as exigências organizacionais (CHA do indivíduo X CHA exigido pelo cargo)

IDENTIFICAÇÃO DOS GAP´S DE COMPETÊNCIAS Necessárias Insumos para a Gestão Estratégica de Pessoas Competências Mapeadas Gap0 Gap1 Competências Atuais Tempo T0 T1

Diagnóstico 1: Grande dose de treinamento. C.H.A exigido pelo Cargo C.H.A do funcionário Defasagem completa em T & D

Diagnóstico 2: Dose média de treinamento. C.H.A exigido pelo Cargo C.H.A do funcionário Defasagem média em T & D

Diagnóstico 3: Dose mínima de treinamento. C.H.A exigido pelo Cargo C.H.A do funcionário Defasagem mínima em T & D

ALGUMAS FONTES DE INFORMAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO Questionários Observações Avaliação de Desempenho Análise de Cargos Entrevista de Desligamento Relatórios

Elaboração do Programa Definição clara do objetivo Escolha dos métodos Definição dos recursos necessários Definição da população-alvo Local Período

Planejamento e Desenvolvimento Quando? Quem? Onde? Ter claro todos os objetivos. Realização do Treinamento.

Avaliação dos Resultados Por que avaliar? Avaliação deve ser feita: Antes Durante Depois

Avaliação dos Resultados 1. Avaliar se o treinamento produziu as modificações desejadas no comportamento dos funcionários; 2. Verificar se os resultados do treinamento apresenta relação com o alcance das metas da organização.

Avaliação dos Resultados Tipos: Avaliação de Reação Avaliação de Aprendizagem Avaliação Comportamental

Avaliação dos Resultados Quem avalia? Avaliação do funcionário Auto-avaliação Avaliação pelo Superior Imediato Observação do comportamento Relatórios

“AS 05 DIFICULDADES”

Planejamento sem fundamentação em fatos Os parâmetros dos projetos, como prazos e orçamentos, frequentemente não são definidos pelos próprios líderes da iniciativa, e sim por outros pessoas. 

Patrocinador ausente Falta de apoio real em instância superior. A equipe, então, expõe-se muito e não tem poder para implantar a iniciativa. 

Prioridades ignoradas São aprovados projetos para os quais não há recursos e a equipe não entrega o resultado almejado. Sua motivação é negativamente afetada.  

Covardia Ocorre quando líderes de projetos ou membros de equipe deixam de comunicar riscos detectados, como escassez de material e necessidade de prazo maior para entrega dos resultados.

Erros na equipe Membros da equipe não comparecem às reuniões, não seguem a programação ou carecem de competência para atingir objetivos ambiciosos. Eles não podem ou não querem participar e apoiar o projeto. Sem autoridade, os líderes deixam de tratar o problema.

Agreed Upon Achievable OBJETIVOS “SMART” S Specific Específico Que diga exatamente o que se quer atingir M Measurable Mensurável Que se possa identificar, através de uma medição, o alcance ou não da meta estabelecida. Acordado Previamente / Viável Que seja fruto de um acordo prévio, com parâmetros relativos ao tempo para execução e aos recursos necessários Que seja desafiador e alcançável. A Agreed Upon Achievable R Relevant Relevante Que seja relevante para a organização, trazendo resultados nos principais desafios que a área enfrentará no período. T Time Bound Oportuno Que o objetivo seja proposto no momento adequado para a organização.

SER IMPORTANTE!