Docência do Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Docência do Ensino Superior
Advertisements

Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
“Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”

SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
Especialização em Direito Constitucional
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Didática das Ciências Experimentais
História da Loucura Weliton Gomes de Moura
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Pesquisa em Educação Ambiental
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Docência do Ensino Superior
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Professor Douglas Pereira da Silva
A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
Docência do Ensino Superior
LEIS, ECS e Bolonha.
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
30anos CENPEC.
Metodologia do Ensino Superior em Contabilidade
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Discussão geral da disciplina O Plano de Ensino da Disciplina
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Discussão geral da disciplina O Plano de Ensino da Disciplina
RESULTADOS E DISCUSSÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova silvianova@usp.br

Apresentação Questões Expectativas Necessidades 2

Expectativas Precisa prestar o PAE e quer fazer aldo relacionado à área de trânsito > Ensino na área de negócios Quer se familiarizar, começou a dar aulas como hobby. Dá aulas no Senai e Unip (Tecnólogo). Graduou-se e trabalho por um tempo. Pretende pegar a questão de metodologia. Tem intenção de fazer doutorado e começou a adar aulas. Linha de Educação e Pesquisa. O tema de estudo é Ensino de Contabilidade e Gerações. Sempre foi mais mercadológico do que acadêmico. Começou a dar aulas. Não pretende a carreira 100% acadêmica. Teve interesse na disciplina por dar aulas no interior. Saber para si ou conseguir transmitir. 4

Questões EDUCAR APRENDIZAGEM ENSINAR PEDAGOGIA 3

Expectativas Duas coisas em comum na turma: não somos professores, estamos professores. Sente-se uma contadora atuando como professora. Os cursos de mestrado e doutorado não preparam ninguém para ser professor. O que se leva para sala de aula é o que se vive e, no caso da turma, é o profissional. Para dar aulas procura copiar seus melhores professores. Acha que tão ou mais importante que o conteúdo é como o conteúdo é distribuído aos alunos. Vê que há professores que tem conhecimento mas não conseguem transmiti-lo. Percebe o professor como facilitador da transmissão de conhecimentos. 4

Expectativas Achava que para ser bom professor era preciso dominar o aluno a matéria. Métodos alternativos de avaliação. Falta de interesse: como despertar interesse do aluno. Como o aluno aprende. Fórum de discussão: o que é um bom professor? Quer entender os estímulos que levam o aluno a buscar aprender. 5

Visão do curso Características dos alunos Currículo Contexto Processo de Aprendizado Resultado do Aprendizado 6

Objetivos Analisar e entender diferentes concepções curriculares e implementar metodologias de ensino inseridas no contexto do ensino superior brasileiro. Servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em contabilidade. Construir as bases de uma linha de pesquisa em Ensino da Contabilidade. 7

Conteúdo Programático Introdução e apresentação Concepções de ensino superior Estudantes universitários Currículo – conceitos e objetivos Conteúdo Modalidades didáticas Novas Tecnologias aplicadas a Educação Avaliação: alunos, professores e de curso 8

Atividades Aula prática Entrevista com alunos Construção de um programa de disciplina Análise do currículo de um curso Apresentação de seminários Currículo Oculto Respostas a perguntas Avaliação da experiência Elaboração de artigo 9

Planejamento do curso Cronograma: Data Conteúdo Atividade 19/ago Introdução/Apresentação   26/ago Contexto e Concepções de Ensino Superior Artigo e Pesquisa 2/set Estudantes Universitários Apresentação, Dados FUVEST e Discussão, Entrevistas com alunos 09/set Semana da Pátria/EnAnpad 16/set Seminário 1 - 23/set Atividade Individual - Projeto de Artigo 30/set Currículo – Conceitos e Objetivos Seminário 2 - 07/out Análise de Currículos/Currículo Internacional 14/out Discussão do projeto de artigo (duplas) e Seminário 3 - 21/out Modalidades Didáticas Seminário 4 - 28/out Consagração do Funcionário Público 04/nov Teaching cases 11/nov PBL - USP Leste 18/nov Novas Tecnologias apl a Educação Palestra 25/nov Avaliação do aluno e do professor Seminário 5 - 02/dez Avaliação do curso Aulas Práticas e Discussão 09/dez Encerramento – Avaliação Final 20/jan/12 Entrega do artigo 10/fev/12 Notas e Frequências - data máxima 10

Avaliação Leitura de textos, Atividades online, Entrevistas com alunos da graduação, Preparação e apresentação de aulas práticas e seminários, Artigo sobre um tema de interesse no ensino contábil, Relatório os participantes avaliarão a experiência na disciplina. 11

Moodle Próximos Passos Cadastro! [Número USP] http://moodle.stoa.usp.br/ Cadastro! [Número USP] 12

Recursos no Moodle Acesso a Leituras indicados Forum para participação Material para elaboração dos Seminários Questões Videos Outros.... 13

Aquecimento para próxima sessão: Histórico e Reflexão Origem: Idade Média, França (Paris) e Itália (Bolonha) Características: built of men >> sociedade de estudantes “Historically, the word university has no connection with universe or the universality of learning; it denotes only a totality of a group (...) The students of Bologna organized such a university first as means of protection against townspeople (...) Victorious over the townsmen, the students turned on ‘their other enemies, the professors’.” Herança: instituição, noção do estudo organizado em currículos, a organização em faculdades >> “but no substitute has been found for the university in its main business, the training of scholars and the maintenance of tradition of learning and investigation”.