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Transcrição da apresentação:

Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil Ação COC Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil Profa. Maria Inês Fini

Avaliação e qualidade da educação básica no Brasil - Gestão do projeto pedagógico - Gestão da sala de aula - Gestão das relações com a comunidade.

Questões básicas: As escolas estão preparando o aluno para enfrentar os desafios do futuro? Qual a influência da qualidade dos recursos das escolas nos resultados alcançados pelos alunos? Quais estruturas e práticas educacionais maximizam oportunidades para alunos que vêm de contextos pouco privilegiados?

Brasil – avaliação da educação básica prova série regularidade foco SAEB ANEB 4ª, 8ª - EF 3ª - EM A cada 2 anos desde 1995 Língua Portuguesa (leitura) Matemática Prova Brasil ANRESC 4ª e 8ª EF A cada “4” anos 05/07 ENEM 3ª - EM egressos Anual desde 1998 Multidisciplinar e Redação ENCCEJA (certificação) EF e EM 2002, 2006 e 2007 Todas as áreas PISA (OECD) 15 anos 2000, 2003, 2006, 2009... Letramento em Leitura, Matemática, Ciências e Resolução de problemas

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica SAEB/ANEB Características Criado em 89 aperfeiçoado em 1995, 1997, 1999, 2001, 2003 e 2005 Avaliação do rendimento escolar das séries terminais (4ª, 8ª e 3ª do ensino médio) em Português e Matemática; Uso de matriz de competências e habilidades Aplicação de provas e de questionários de fatores associados ao desempenho. Uso da metodologia TRI e Construção de Escala de Proficiência. Amostra de 194.822 alunos de escolas públicas e privadas de todas as UF (em 2005).

PROVA BRASIL SAEB universalizado em turmas de 30 alunos ou mais das escolas públicas urbanas, sem os fatores associados. Resultados por escola. Usa Matriz de Referência SAEB. Usa mesma metodologia de composição das provas e tratamentos. Apresenta resultados na mesma escala de proficiência.

PROFICIÊNCIA A Proficiência não é porcentagem de acertos: revela um conjunto de habilidades que os estudantes desenvolveram A escala de matemática é diferente da de português As Proficiências da 4ª e da 8ª séries são apresentadas em uma escala única, cumulativa, que vai de 0 a 500 (pois no SAEB inclui-se a 3ª série EM). Os níveis mais altos da escala, por exemplo, refletem habilidades desenvolvidas por alunos ao final do ensino básico Possibilita uma comparação entre escolas e da média Brasil ao longo do tempo

Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) Compreende uma série de metas que une esforços do governo federal, dos estados e dos municípios. O desafio das três esferas de governo é trabalhar em regime de colaboração, junto com os pais dos alunos e a comunidade, para melhorar a qualidade da educação brasileira.

PDE/IDEB A qualidade será medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado e divulgado pelo Inep. A meta é alcançar nota seis – numa escala de zero a dez - nos próximos 15 anos. A nota média da educação básica hoje gira em torno de quatro pontos. O Ideb cruza dados de desempenho dos alunos na Prova Brasil, com índices de aprovação, repetência e evasão escolar.

SAEB/ Prova Brasil O SAEB é feito por amostragem e oferece resultados agregados das redes de ensino, não sendo possível divulgar resultados por município ou por estabelecimento de ensino A Prova Brasil é aplicada a todos os estudantes das séries avaliadas e apresenta médias de proficiência por unidade escolar A Prova Brasil expandiu a avaliação feita, desde 1995, pelo INEP – chamada Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Observação Importante Conceito mais amplo de aprendizagem Curriculo x Matrizes de Referência Conteúdos x competências Habilidades x descritores Descritores x Itens Resultados x Matrizes

Referências da Avaliação São as referências: do Ensino do desempenho desejável dos alunos