FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA.
Advertisements

COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA
FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL. Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no séc. V a.Ç EUROPA A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Os castelos medievais representavam.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
A FELICIDADE QUESTÕES FILOSÓFICAS: O QUE É FELICIDADE? QUAIS SÃO AS FONTES DA FELICIDADE? COMO DE AGIR PARA SER FELIZ?
Filosofia no Ensino Médio
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Método Científico – Parte I
Gestão democrática; Lei da mordaça; Reforma do Ensino Médio
Universidade Federal do Espírito Santo
As Origens Da Filosofia
Introdução ao estudo da Psicologia
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
A escola como formadora do sujeito
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Problemas e problematizações
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.
Noção de filosofia..
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Plano da Disciplina: Filosofia.
Gestão Democrática.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
A FILOSOFIA.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Conhecimento e Verdade
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Objetivo, Definições, Significado
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
O que é Filosofia?. Φιλοςοφία Philos ▼ ▼ Amor de Amigo +Sophia ▼ Sabedoria Sabedoria.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro

FILOSOFIA: ORIGENS A origem da Filosofia surge no século VI a.C, na Grécia antiga. Os primeiros pensadores chamados filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes voltados a tentar responder racionalmente às questões da realidade humana. A palavra Filosofia significa: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria. Os métodos dos estudos filosóficos estão fundamentados na análise do pensamento, experiências práticas e da mente, na lógica e na análise conceitual.

A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR Os estudos da filosofia propõem o exercício da reflexão, o estudo sistemático que resulta no aprender a fazer e saber utilizar o que é feito. São subsídios importantes para o futuro professor, que precisa analisar sua ação pedagógica cotidianamente, de forma a ressaltar seu sentido, significado e finalidade, explicando cada passo aos seus alunos para que os mesmos encontrem significados no objeto a ser conhecido.

A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR O exercício filosófico possibilita uma postura autônoma de pensamento, de reconhecer critérios de certezas sobre a validade do conhecimento, negar respostas prontas, mas ser capaz de elaborá- las.

O conhecimento filosófico exige um trabalho intelectual que descarta a opinião, buscando o fundamento e o sentido das coisas, se trata de uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos, os fatos e tudo o que possibilita ser o mundo.

A primeira atitude é dizer não às coisas que alienam e a segunda é interrogar, questionar, refletir, elaborar e reelaborar as ideias, as situações, os valores e tudo que faz a realidade, o conhecimento. Nesse sentido, a filosofia procura subsidiar o verdadeiro educador, aquele que vai ao encontro de seus educandos, e está sempre de prontidão para os questionamentos que possa surgir.

Sociologia na Educação Para Karl Mannheim quando o sociólogo utiliza o conceito de educação de forma ampla, usa-se um conjunto de teorias de diversos campos do conhecimento como: a reflexão filosófica, a Psicologia e a Sociologia, possibilitando subsídios capazes de aprofundar a compreensão da educação como um todo, permitindo focalizar a diversidade e a complexidade de todo o processo educacional que ocorre na escola, mas principalmente no meio social. De forma restrita, a sociologia da educação refere-se aos diversos processos que envolvem a questão da escola e do ensino.

Para Florestan Fernandes, poucos países possuem problemas educacionais tão graves quanto o Brasil. A educação brasileira não consegue responder às demandas sociais e econômicas da sociedade. Nossas instituições educacionais não conseguem se ajustar de forma estrutural e funcionalmente frente às exigências da maior parte da população.

A imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos. Permite-lhe compreender como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária acabam frequentemente adquirindo uma consciência falsa de suas práticas sociais. Nesse sentido, o conhecimento sociológico habilita o educador a compreender a sua função e, sobretudo, a orientar convenientemente frente os problemas pedagógicos, para poder agir neles adequadamente e traçar normas convenientes de ajustamento social.

Filosofia e a sociologia na educação Esses estudos para o profissional da educação possibilitam compreender o seu cenário sócio histórico e seu significado para vida, assumindo uma postura de pertença e participação nas questões públicas com autonomia e responsabilidade.

Acredita-se que aluno é sempre conduzido a compreender o seu processo de formação acadêmica, não só para vida, mas para viver e prestar serviço à comunidade. Portanto, a filosofia e sociologia da educação propiciam na formação de professores as condições necessárias para o exercício da democracia e da cidadania, aprendendo a expor suas ideias e a ouvir, percorrendo o caminho que conduz a aprendizagem, o conhecimento.

Obrigado!