Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Advertisements

Psicopatologia da Inteligência
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
O que é Inteligência Artificial O que é IA A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais,
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.2010 Monitoramento Cognitivo para.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Padronização Psicometria – Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica Universidade São Francisco Dr. Ricardo Primi.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Desenvolvimento O papel dos laços afetivos
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Carlos Eduardo Rodrigues
Prova Brasil Língua Portuguesa.
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
Apresentação Multimédia #13 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Apresentação Multimédia #15 Tema II | EU Capítulo 2 | A emoção
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Aprendizagem Organizacional
AVALIAÇÃO DE POTENCIAL
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
2 - Teorias das Inteligências Múltiplas
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
EAD 0626 Inteligência Emocional
ABORDAGEM COGNITIVISTA
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
QUATI Questionário de Avaliação Tipológica
INTELIGÊNCIA Faculdade Municipal Professor Franco Montoro 2017
Aget.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
MÉTODO CLíNICO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Leitura dos Resultados EXEMPLO
MOTIVAÇÃO.
Introdução à Estética.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Neurociências e a complexidade cerebral na sala de aula
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr.

Da Psicometria à Psicologia Cognitiva 1905: “Escala Binet-Simon”; Quantificação e Q.I.; Excessiva preocupação com os instrumentos em termos de objetividade, controle, fidedignidade e validade;

Mais histórico: Em 1921, psicólogos se reuniam para definir o que é inteligência; Posteriormente, em1996, 24 psicólogos reuniram-se com o mesmo intuito; A atual definição é um produto da discussão de diferentes teóricos.

Psicometria 1 – A vela está para o sebo assim como o pneu está para (a) automóvel; (b) círculo; (c) borracha; (d) concavidade. 2 – Complete esta série: 100%; 0,75; 1/2 (a) inteiro, (b) um oitavo. (c) um quarto...

Inteligência Sternberg e Detterman (1986): “Inteligência é a capacidade para aprender a partir da experiência, usando processos metacognitivos para melhorar a aprendizagem, e a capacidade para adaptar-se ao ambiente circundante, que pode exigir diferentes adaptações dentro de diferentes contextos sociais e culturais”.

Jean Piaget (1896-1980) Bíólogo Estágios do desenvolvimento; Inteligência – 4 estágios básicos: Estágio sensório-motor; Estágio pré-operacional; Estágio das operações concretas; Estágio das operações formais.

Psicologia Cogntiva Contructo mais amplo e complexo; Universalidade do que se pode apreender sobre a aquisição do conhecimento; Mapeamento do cérebro → inteligência múltiplas; Adaptar o ensino aos processos cognitivos e ao contexto cultural;

Inteligências Inteligência motora, lógico - matemática, emocional, social, músical, espacial...; Ex. Inteligência emocional: Percepção das emocões; Facilitação do pensamento; Compreensão das emoções; Gerenciamento das emoções. Teste: Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test - MSCEIT

Atualidade dos testes de inteligência Matriz de competências e habilidades: Dominar linguagens; Compreender fenômenos; Enfrentar situações-problema; Construir argumentações; Elaborar propostas.

Competências e habilidades Competência→habilidade: Investimento; Qualidade da aprendizagem. 5 competências e 21 habilidades;

Inteligência em três estratos 1. Fator G: fator mais abrangente; 2. Tipos de inteligência: inteligência fluída, inteligência cristalizada, habilidade de recuperação, velocidade do processamento cognitivo; 3. Especificidades de cada inteligência: Fator g → Inteligência fluída → indução (lógica);

Percepção Criação de padrões; Interface com a memória, inteligência e atenção; Atribuição de valores pessoais e emocionais nas experiências individuais.

Percepção Mundo externo → Eu → Mundo interno → Eu → Mundo externo; Atribuição de valor e intuição.

Percepção: Sensibilidade e capacidade de compreender àquilo que pode ou não se visto, objetivo ou subjetivo, capacidade depende de nossos sentidos e nossa capacidade de compreender; Percepção sensorial; Percepção social; Percepção musical; Percepção temporal; Percepção espacial.

Ilusões de Ótica: Estudos no trânsito; Uso de elementos para a percepção: sombras, movimento, gradientes, etc.

Atenção Pode ser considerada como tópico do constructo percepção, ou do tópico “Consciência”. Alguns a considera como tópico à parte. Atenção seletiva: “a capacidade mental de selecionar apenas uma pequena parcela da informação contida no ambiente em detrimento da grande quantidade de estímulos disponíveis ao nosso redor” (Rossini e Galera, 2005, p. 79).

Atenção Atenção concentrada: concentrar-se em apenas uma atividade; Atenção alternada: alternar o foco da atenção, para uma e outra atividade; Atenção sustentada: manter a atenção em uma mesma atividade por um longo tempo.

Atenção Nível neural e cerebral; Sistema anti-distração; Limites da atenção; Seletividade; Cultural; Subjetiva.

Testes Psicotécnicos: