Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr.
Da Psicometria à Psicologia Cognitiva 1905: “Escala Binet-Simon”; Quantificação e Q.I.; Excessiva preocupação com os instrumentos em termos de objetividade, controle, fidedignidade e validade;
Mais histórico: Em 1921, psicólogos se reuniam para definir o que é inteligência; Posteriormente, em1996, 24 psicólogos reuniram-se com o mesmo intuito; A atual definição é um produto da discussão de diferentes teóricos.
Psicometria 1 – A vela está para o sebo assim como o pneu está para (a) automóvel; (b) círculo; (c) borracha; (d) concavidade. 2 – Complete esta série: 100%; 0,75; 1/2 (a) inteiro, (b) um oitavo. (c) um quarto...
Inteligência Sternberg e Detterman (1986): “Inteligência é a capacidade para aprender a partir da experiência, usando processos metacognitivos para melhorar a aprendizagem, e a capacidade para adaptar-se ao ambiente circundante, que pode exigir diferentes adaptações dentro de diferentes contextos sociais e culturais”.
Jean Piaget (1896-1980) Bíólogo Estágios do desenvolvimento; Inteligência – 4 estágios básicos: Estágio sensório-motor; Estágio pré-operacional; Estágio das operações concretas; Estágio das operações formais.
Psicologia Cogntiva Contructo mais amplo e complexo; Universalidade do que se pode apreender sobre a aquisição do conhecimento; Mapeamento do cérebro → inteligência múltiplas; Adaptar o ensino aos processos cognitivos e ao contexto cultural;
Inteligências Inteligência motora, lógico - matemática, emocional, social, músical, espacial...; Ex. Inteligência emocional: Percepção das emocões; Facilitação do pensamento; Compreensão das emoções; Gerenciamento das emoções. Teste: Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test - MSCEIT
Atualidade dos testes de inteligência Matriz de competências e habilidades: Dominar linguagens; Compreender fenômenos; Enfrentar situações-problema; Construir argumentações; Elaborar propostas.
Competências e habilidades Competência→habilidade: Investimento; Qualidade da aprendizagem. 5 competências e 21 habilidades;
Inteligência em três estratos 1. Fator G: fator mais abrangente; 2. Tipos de inteligência: inteligência fluída, inteligência cristalizada, habilidade de recuperação, velocidade do processamento cognitivo; 3. Especificidades de cada inteligência: Fator g → Inteligência fluída → indução (lógica);
Percepção Criação de padrões; Interface com a memória, inteligência e atenção; Atribuição de valores pessoais e emocionais nas experiências individuais.
Percepção Mundo externo → Eu → Mundo interno → Eu → Mundo externo; Atribuição de valor e intuição.
Percepção: Sensibilidade e capacidade de compreender àquilo que pode ou não se visto, objetivo ou subjetivo, capacidade depende de nossos sentidos e nossa capacidade de compreender; Percepção sensorial; Percepção social; Percepção musical; Percepção temporal; Percepção espacial.
Ilusões de Ótica: Estudos no trânsito; Uso de elementos para a percepção: sombras, movimento, gradientes, etc.
Atenção Pode ser considerada como tópico do constructo percepção, ou do tópico “Consciência”. Alguns a considera como tópico à parte. Atenção seletiva: “a capacidade mental de selecionar apenas uma pequena parcela da informação contida no ambiente em detrimento da grande quantidade de estímulos disponíveis ao nosso redor” (Rossini e Galera, 2005, p. 79).
Atenção Atenção concentrada: concentrar-se em apenas uma atividade; Atenção alternada: alternar o foco da atenção, para uma e outra atividade; Atenção sustentada: manter a atenção em uma mesma atividade por um longo tempo.
Atenção Nível neural e cerebral; Sistema anti-distração; Limites da atenção; Seletividade; Cultural; Subjetiva.
Testes Psicotécnicos: