Valores e atitudes para a vida através do esporte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
Centro Educacional Unificado
Melhoria da Qualidade do Pré-natal e Puerpério na ESF São Gregório, Dom Pedrito - RS Andréia Jorge Bohn Orientadora: Louriele Soares Wachs Co-orientator:
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
O QUE É? Instituição sem fins lucrativos, não governamental de referencias em ações transformadoras, atuando na proteção à infância, à adolescência, a.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Minha terra encanta o mundo inteiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID
Programa FAEC Em ação nos Bairros.
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Universidade Federal do Espírito Santo
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Economia Solidária no Brasil
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Projeto Político Pedagógico - PPP
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Coleção Vitória-Régia
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Cultura e TransformAção
Avaliação econômica de projetos sociais
Aula 8 Dicas para a Apresentação e Comentários Finais.
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
Prevenir para Salvar Projeto 2015.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Luciane Silveira Miranda de Lima
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Maria Zilvaneide de Paula Lima
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Aristócles Batista Pessoa Júnior Orientadora: Luzane Santana da Rocha
HEPATITES VIRAIS PROJETO ESCOLA 2010: INCENTIVO À PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.
Matemática na Prática.
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Valores e atitudes para a vida através do esporte Robson Costa

Objetivo Contribuir para o desenvolvimento integral dos participantes por meio da metodologia 3Tempos, visando proporcionar momentos de reflexão e construção coletiva de conhecimento no intuito de reforçar cada vez mais a importância dos valores e atitudes humanas.

O objetivo principal vai muito além da vitória, contempla um processo de aprendizagem constante. Para isso as atividades se desenvolve em três etapas: 1º Tempo 2º Tempo 3º Tempo

Ações Desenvolver atividades onde os participantes atuem como protagonista, firmando acordos e regras de convivência para a prática que acrescida de valores humanos possam influenciar diretamente nas suas ações cotidianas, tornando-o crítico e ativo dentro da sociedade.

Público alvo Crianças e adolescentes estudantes da rede pública.

Indicadores de impacto Melhorar valores e atitudes.

Grupos de tratamento 120 estudantes de uma escola pública sorteados conforme a faixa etária.

Grupo de controle 120 estudantes de outra escola na mesma região.

Metodologia Regressão Simples Os grupos de tratamento e controle serão selecionados de forma aleatória. Analisar se o indicador de impacto é o resultado da participação no programa.

Instrumentos de coleta Questionário Respeito Tolerância Responsabilidade Honestidade Compromisso Solidariedade Justiça

Informações coletadas Estrutura familiar Educadores Homogeneidade

Benefícios Crianças e Adolescentes com melhores valores e atitudes

Custo econômico 1 Coordenador 1 Supervisor Pedagógico 1 Psicóloga 2 professores 2 monitores Material esportivo e didático Alimentação

Análise de viabilidade Razão Custo – Efetividade Comparar a eficiência de diferentes intervenções que tenham o mesmo indicador. Quanto menor a RCE do projeto, mais eficiente ele é. RCE = Custo Econômico ÷ Impacto não monetário

Supervisor Pedagógico robson.costa@eprocad.org.br OBRIGADO!!! Robson Costa Supervisor Pedagógico robson.costa@eprocad.org.br 11 4154-1581

Planilha de jogo