GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital

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Transcrição da apresentação:

GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital A inclusão é um processo a partir do qual uma pessoa ou grupo de pessoas passa a participar de usos e costumes de outro grupo e ter os mesmos direitos e deveres daqueles; a inclusão digital é vista como uma forma de inclusão social, porque por meio das tecnologias de informação e comunicação é possível a participação na sociedade através de outras vias de acesso e pelo desenvolvimento social, cognitivo e afetivo que podem promover nos sujeitos. (Passerino; Pasqualotti, 2006). Atividades de inclusão digital em parceria com instituições de solidariedade social e com o Curso de Educação Social da ESEIPP; Desenvolvimento de competências na utilização de recursos tecnológicos em atividades da vida diária (Multibanco, comandos eletrónicos, teletexto etc.); Apoio a alfabetização e aquisição de literacia através das TIC; Criação de espaços de convívio e socialização com recurso a estratégias baseadas na telemática (videoconferência por webcam, sessões de chat com familiares e amigos, etc.). Alfabetização e Literacia As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe social ou género. As competências práticas no domínii das tecnologias da informação e da comunicação abrem caminho a todo um processo de adaptação a uma sociedade cada vez mais depedendente dos meios tecnológicos e aumentam a auto-estima do idoso, melhorando a sua qualdade de vida. Importa criar contextos de formação que possibilitem um aaprendizagem calma e relaxada dos principais comandos de um computador, permtindo construir , por exemplo, pequenos textos, ou poemas que são depois difundidos junto dos seus pares. ´Eum tipo de atividade que reflete umprazer enorme e que pretendemos fazer nste espaço Participação nas Redes Sociais O interesse dos adultos idosos pela inclusão digital surge da necessidade de se inserirem na sociedade moderna, de não se sentirem marginalizados perante esta e, como forma de aproximação da família e amigos de gerações mais novas. O recente fenómeno das redes sociais pode ( e dve) ser aproveitado em prol de um amelhor integração do idoso, na medida em que vao permitir resgatar antigas amizades e estabelecer contacto com pessoas que já não vi há muitos anos. Os contactos qu ese estabelecem nestas redes revelam que é possível desenvolver competências soociais ainda nesta fase da vida emuitos são os casos em que os mais idosos regressam a um esquema social que haviam perdido há muito sanos, mas desta vez através de um aferamenta que lhes permite chegar próximo dos seus contacto, sem qualquer limitação geográfica Projetos de Articulação O diálogo intergeracional sempre foi uma excelente arma de inclusão, quer para os mais velhos, quer para alguns interlocutores que, com a experiência promovem o seu própriodesenvolvimento pessoal e social. Trata-sr de promover uma sessão entre gerações diferentes, aproximando realidades distintas onde se criam amizades troca de saberes por ambas as partes e acima de tudo quebram-se preconceitos. O tema pode ser uma entrevista, emque a criança pergunta ao idoso “como eram as coisas” no seu tempo e tenta equacionar outros valores e outra experiências no quadro das suas prórpias vivências. + Eumaatividade que pode ser feitra a distância, em regime de videoconferência (Skype) e que não requer muitos conhecimentos técnicos Produtos de apoio para idosos e pessoas com necessidades especiais “No imaginário social contemporâneo, as novas tecnologias são sistematicamente associadas à juventude, dando a impressão de que somente os jovens são competentes para lidar com o universo tecnológico.” Peixoto e Clavairolle (2005).