Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição

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Transcrição da apresentação:

Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição

O que foi feito em um ano Agosto/11: Implantação da reunião de resultados do CMDE (Presidente, Diretores e EDE´s), com placar de indicadores, plano de ação e reflexão dos indicadores não atingidos Setembro/11 a Outubro/11: Diagnóstico por departamento da situação das EDE´s Outubro/11 a Dezembro/11 : Revisão do Plano Estratégico 2012, com a realização do Workshop de Planejamento Estratégico: Priorização dos projetos corporativos e locais utilizando método de votação linkado com os objetivos estratégicos e análise econômica dos projetos Revisão dos indicadores e metas das EDE´s para 2012 Revisão do Orçamento de Custeio e Investimento 2012 com a inclusão de novos projetos locais e corporativos Janeiro/12 a Abril/12: Elaboração do Plano Estratégico 2013 com a realização de Workshop locais e corporativos: Elaboração da matriz SWOT por diretoria e EDE´s Elaboração dos projetos e ações corporativas e locais para combater os impactos da Matriz Swot Elaboração do Orçamento de Custeio e Investimento 2013 com a participação do presidente, diretores e EDE´s

O que foi feito em um ano Janeiro/12: Implantação dos indicadores de desempenho a nível de diretoria Fevereiro/12: Implantação da reunião para acompanhamento dos projetos corporativos Abril/12: Especificação do software para acompanhamento da Gestão Estratégica Maio/12: Divulgação pelo presidente e diretores através de folder e pela TV Lume para todos os colaboradores das EDE´s do Plano Estratégico Decenal Maio/12 a Junho/12 :Treinamento no gerenciamento das diretrizes e rotina. Desdobramento das diretrizes com a implantação dos indicadores nas EDE´s a nível de departamento Julho/12: Realização nos departamentos das 6 EDE´s da Primeira Avaliação da Gestão Estratégica Agosto/12: Implantação do Gestão a Vista nas EDE´s Agosto/12: Divulgação pelo presidente e diretores pela TV Lume para todos os colaboradores das EDE´s dos Resultados do Primeiro Semestre de 2012 da Eletrobras Distribuição e EDE´s Agosto/12: Divulgação pelo Diretor de Gestão pela TV Lume para todos os colaboradores dos critérios do SGD  

O que foi feito em um ano Agosto/12: Realização nos departamentos das 6 EDE´s da Segunda Avaliação da Gestão Estratégica Setembro/12: Realização nos departamentos das 6 EDE´s da Terceira Avaliação da Gestão Estratégica,concluído Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre  

Área: TODAS AS EDE’S ITENS LISTA DE VERIFICAÇÃO EVIDÊNCIA OBJETIVA NOTAS DE 0 A 5 1 ITENS DE CONTROLE   1.1 Os itens de controle da rotina e diretrizes estão estabelecidas Quadro com os itens de controle   5 1.2 As metas estão definidas? Quadro de Metas 1.3 Os Planos de Ação dos itens de controle estão estabelecidos? Plano de Ação   4 1.4 Foi utilizado o diagrama de causa e efeito ou diagrama de pareto para elaborar o plano de ação? Diagrama de causa e efeito ou pareto 1.5 Foi realizado o brainstorming para elaborar o diagrama de causa e efeito? Votação com os colaboradores 5 1.6 A divulgação de resultados (Gestão à Vista) está sendo feita? Foto com o Quadro Gestão à Vista 1.7 Os colaboradores participaram da elaboração do Plano de Ação? Ações designadas para os colaboradores nos planos de ação   5 1.8 As reuniões de resultados estão sendo realizadas ? Ata da reunião, lista de presença e foto 1.9 O Departamento segue o modelo para a apresentação dos resultados ? Modelo de Apresentação dos Resultados   4 1.10 A área fez a reflexão para os resultados não atingidos seguindo o modelo ? Modelo para reflexão dos resultados   3 1.11 As ações do plano de ação estão sendo realizadas ? Plano de Ação com o andamento das ações   3  

Gestão à Vista O que é Etapa “C” do ciclo PDCA que consiste em verificar os resultados aferidos pelas diversas áreas da empresa em seus indicadores de desempenho.

Gestão à Vista

Gestão à Vista Objetivo Verificar a tendência dos resultados e acompanhar os planos de ações estabelecidos pelas áreas, permitindo que medidas preventivas e corretivas sejam tomadas visando o alcance dos resultados planejados.   Ganhos - Melhoria dos resultados operacionais e, consequentemente, estratégicos - Melhor visão do negócio - Sinergia entre as áreas na busca de melhores resultados para empresa - Participação das equipes no planejamento e acompanhamento dos resultados - Aprendizado contínuo sobre a gestão do negócio - Aprendizado para planejamentos futuros

SGD IPM área 60% IPM: Índice de Performance das Metas IPM CMDE 20% AGE IPM: Índice de Performance das Metas AGE: Avaliação da Gestão Estratégica SGD: Sistema de Gestão do Desempenho

AGE: Avaliação da Gestão Estratégica Este indicador mede a gestão estratégica de cada departamento, assessoria ou processo. É apurado considerando-se os critérios da avaliação, como a elaboração dos planos de ação, análise de causa e efeito, fatos e dados, brainstorming com equipe, reuniões de desempenho, entre outros. Contribui com 20% para o SGD- Sistema de Gestão do Desempenho

IPM: Índice de Performance das Metas Este indicador mede o cumprimento das metas. É apurado somando-se os pesos de cada indicador que estiver dentro da meta. Temos o IPM por área e o IPM da empresa (CMDE). O IPM por área contribui com 60% para o SGD. Já o IPM da empresa contribui com 20% para o SGD.

SGD: Sistema de Gestão do Desempenho Com mostrado anteriormente, este indicador é a ponderação dos indicadores AGE, IPM da área e IPM da empresa. É assim obtido: SGD = (60% x IPM da área) + (20% x AGE) + (20% x IPM da empresa). SGD varia de 0% a 100%

FAIXA DO SGD NÃO ATENDE Realizado for menor que 64% CONCEITO QUANDO: NOTA NÃO ATENDE Realizado for menor que 64% ATINGE PARCIALMENTE Realizado for maior ou igual a 64% e menor que 80% 1 ATINGE Realizado for maior ou igual a 80% e menor ou igual a 90% 2 SUPERA Realizado for maior que 90% 3 0 até 63,9% NÃO ATENDE 64% ATÉ 79,9% ATENDE PARCIALMENTE 80% ATÉ 90,0% ATENDE 90,1% ou mais SUPERA 0% 100%

Matriz de Classificação SGD APURAÇÃO DE METAS

2º ciclo de avaliações Resultados das 6 EDEs

ELETROBRAS= 61,8 ELETROBRAS= 85,2

ELETROBRAS= 9,25 ELETROBRAS= 25,9

  Número de indicadores atingidos no CMDE do total de 9 indicadores por EDE EDE'S Junho/2012 Julho/2012 Agosto/2012 Roraima 2 7 6 Rondônia 1 5 Piauí 3 Alagoas Amazonas Acre TOTAL 14 16 ANTES DA AGE DEPOIS DA AGE

O que será feito? Setembro/12 e Outubro/12: Conclusão da Terceira Avaliação da Gestão Estratégica Outubro/12 a Janeiro/13: Realização da Quarta, Quinta, Sexta e Sétima Avaliação da Gestão Estratégica e implantação do GMD (Gestão Matricial de Despesas) Outubro/12: Divulgação pelo presidente e diretores pela TV Lume para todos os colaboradores das EDE´s dos Resultados do Terceiro Trimestre de 2012 da Eletrobras Distribuição e EDE´s Novembro/12 a Dezembro/12: Revisão do Orçamento 2013 de Custeio e Investimento Dezembro/12 : Revisão dos indicadores e metas das EDE´s para 2013 Dezembro/12: Implantação do software para acompanhamento da Gestão Estratégica Janeiro/13 a Abril/13: Elaboração do Plano Estratégico 2014 com a realização de Workshop locais e corporativos Janeiro/13: Reunião final a respeito da realização dos Projetos Corporativos de 2012 Fevereiro/13: Divulgação pelo presidente e diretores através de folder e pela TV Lume para todos os colaboradores das EDE´s dos Resultados de 2012 e do Plano Estratégico Decenal 2013 Fevereiro/13: Disponibilização dos dados do SGD (Resultados) para a Diretoria de Gestão

O que será feito? Fevereiro/13: Realização da Primeira Avaliação da Gestão Estratégica de 2013 Março/13: Workshop de Melhores Práticas das EDE´s e de Reconhecimento dos Resultados de 2012. 

O Sucesso da Gestão Depende:  Do comprometimento da alta direção, comitê de gestão, assistentes, gerentes e líderes de processo com todo o processo de gestão. Aplicação dos resultados do SGD na mudança da faixa salarial dos colaboradores e na PLR (Meritocracia).

Agradecimentos Marcos Aurélio Madureira Equipe do Departamento de Acompanhamento de Resultados das EDE´s José Ailton Alverlane (Amazonas), Albhetson (Roraima), Zezito (Acre), Sérgio (Rondônia), Ivaneide (Piauí) e Fredman (Alagoas). A todos que acreditam que o sucesso de uma organização depende da aplicação das ferramentas de gestão  

Obrigado. Marco Antonio – marco.a.santos@eletrobras.com (92)- 9171-9646