EDUCAÇÃO CORPORATIVA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Agora que você já sabe os fundamentos de um bom planejamento, conheça algumas estratégias que facilitam o processo de aprendizagem a distância.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Introdução ao Comportamento Organizacional
WORKSHOP ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS
O cenário O cenário
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
Angelita Marçal Flores
Hotel Sheraton Mofarrej
SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Curso - Avaliação e Aprendizagem
DESIGN DIDATICO DIGITAL
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
(Ministério da Educação e Cultura)
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Professor Douglas Pereira da Silva
Leitura na escola e na comunidade
Estágio IV.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Data: 19/9 Sala: Allegro 1 Horário: 17h30 – 18h
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
Educação Corporativa Andragogia
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Especialização em Administração Hospitalar
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Treinamento e Desenvolvimento
Proposta para implantação de um Escritório de Projetos
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
A Ética em Vendas A Ética é o estudo dos “costumes” considerados moralmente certos e errados. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias.
A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
PLANO DE MARKETING Áreas: Graduação Marketing / Turismo Pós-graduação
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
um desafio contemporâneo
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Desenvolvimento sustentável para MPE
Elisabeth Hafner Facin
Formação Continuada CTPs
Nome ou título do caso Nome da Organização.
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Sobre a UniCarioca História Missão Formar profissionais éticos e competentes para o mercado de trabalho, oferecendo serviços educacionais acessíveis.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO CORPORATIVA: trajetória inusitada na adoção de metodologias ativas em um curso online Educação

Educação Corporativa Andragogia participando, colaborando, produzindo e avaliando suas práticas

Transmissão Técnicas Tecnologia Digital Educação

(sala de aula invertida) PBL aprendizagem baseada em problemas Metodologias Ativas Flipped Classroom (sala de aula invertida) PBL aprendizagem baseada em problemas Estudo de casos Games (jogos) Gameficação (baseada em estratégias; níveis de dificuldades; pontuação) Peer instructions (Instrução entre pares; interativo, baseado em evidências)

Capilaridade nacional Área de desenvolvimento Empresa de Tecnologia Governo Federal Capilaridade nacional Publico alvo Área de desenvolvimento Analistas de TI

Cenário Curso Presencial a) Curso de 40 horas - 5 aulas - 8 horas/aula b) Local: nas diversas capitais c) Material de referência: Manual de Práticas de Contagem, publicado e mantido pelo International Function Point Users Group (IFPUG) 400 pgs d) Aula expositiva : a) história da criação da contagem de pontos de função ; b) alguns “conceitos relevantes”

Cenário Curso Presencial Avaliação: aplicação de exercício retratando os referenciados em aula; avaliação individual, com consulta ao material e, com a possibilidade de consulta aos colegas de sala; Cenário Curso Presencial e) Exemplos aplicados: todos no contexto acadêmico, tendo como referência a matricula escolar; nenhum exemplo da realidade da empresa, da sua prestação de serviço e/ou do trabalho executado pelos analistas f) Avaliação: aplicação de exercício retratando os referenciados em aula; avaliação individual, com consulta ao material e, com a possibilidade de consulta aos colegas de sala g) Registros de comentários: na sua maioria sobre o excesso de conteúdo teórico; poucos exercícios práticos; exercícios que não retratam a realidade; apontando para uma carga horária insuficiente

Resultados Negativos Erros na contagem dos pontos de função Faturamento errado Prejuízo para empresa Cliente insatisfeito Credibilidade: baixa Resultados Esperados Acertos na contagem dos pontos de função Faturamento correto Lucro para empresa Cliente satisfeito Credibilidade: alta

Pontos Fortes Oportunidades Pontos Fracos Ameaças

(sala de aula invertida) PBL aprendizagem baseada em problemas Metodologias Ativas Flipped Classroom (sala de aula invertida) PBL aprendizagem baseada em problemas Estudo de casos Games (jogos) Gameficação (baseada em estratégias; níveis de dificuldades; pontuação) Peer instructions (Instrução entre pares; interativo, baseado em evidências)

Recursos interatividade Material e-book Links e referencias de leituras Vídeo aula Exercícios propiciando a pratica e esclarecimento de dúvidas Recursos interatividade Fórum Videoconferência Chat Avaliação Avaliação de reação Avaliação da aprendizagem - (recurso envio de tarefa) - feedback Autoavaliação Avaliação de comportamento Acessibilidade Surdos – aplicativo Hand Talk Cegos – audiodescrição e DOSVOX

Curso Gestores Designer Conteu- distas DONALD L. KIRKPATRICK

N Validações 12 meses

De forma velada a) o aluno não irá ler o material b) o aluno não terá um tempo exclusivo para estudo c) o aluno não irá interagir com os colegas d) faltará habilidade para atuar no ambiente virtual de aprendizagem e) o Tutor poderá ser acionado para outra atividade durante o curso, não tendo tempo para dedicação aos alunos f) ausência de evidencias de que o aluno irá aprender alguma coisa g) alegação de imposição de uma metodologia ‘desconhecida’

De forma clara e objetiva a) o Instrutor terá perdas financeiras (gratificação por aula presencial; diárias das viagens; etc) b) o Instrutor, hoje mal remunerado, precisa ser motivado com os benefícios do treinamento presencial, que envolve deslocamentos remunerados c) o Instrutor irá perder “o poder do saber” ao gravar vídeo aula e disponibilizá-las para a empresa d) qual profissional irá garantir o sucesso desse curso? e) ‘não acreditamos na metodologia proposta’ f) quem assumirá o prejuízo dessa ação educacional?

Turma PILOTO Participação e colaboração Contribuições de melhorias para ao curso Integração dos participantes Divulgação do trabalho que estava sendo realizado

Mudança de cenário: virada manifestação de interesse pelo curso aprendizagem significativa integração da equipe de analistas

Resultados Positivos a curto prazo Acertos na contagem dos pontos de função Faturamento correto Lucro para empresa Cliente satisfeito Credibilidade: alta

? Pessoas Metodologias Ativas

Relevancias Planejamento Educacional Profissional responsável pela elaboração do curso Trabalho em equipe

Laurinda Maia laurindamaia@hotmail.com