SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Advertisements

Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial Mireya Eugenia Valencia Perafán Viçosa, 30 de junho de 2016.
Uma Estratégia para o 1º Emprego Proposta BEST. Projectos - III Job Passport Passaporte para a Vida Activa Num ambiente descontraído, pretende-se proporcionar.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
PROGRAMA JOVENS URBANOS (PJU) 2ª EDIÇÃO SÃO PAULO - DEZEMBRO RELATÓRIO DE IMPACTOS - síntese -
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
COOPE C Cooperativ a de costureiras Educação Ambiental  Objetivo: Educar a população para cuidar melhor do lixo nas ruas. Projeto: Ação Comunitária e.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
© Siemens Fundação Brasil 2016 Todos os direitos reservados Experimento Outubro, 2016.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Sistema de avaliação de ensino
O que são os ODS? Após a conclusão da Agenda do Milênio (8 jeitos de mudar mundo), em setembro de 2015, líderes de governo e de estado dos países-membros.
2013 NÃO PERCA!!!.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Agenda 2030: perspectiva brasileira
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Comunidade de Aprendizagem
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas.
Resultados e Discussões
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Curso - Avaliação e Aprendizagem
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Leitura na escola e na comunidade
Gestores de Aprendizagem
IV Mostra Institucional de Resumos Científicos 31 de outubro a 01 de NOVEMBRO de 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.
Planejamento de estratégias:
Os Estados latino americanos, de uma forma geral, vêm trazendo em suas agendas governamentais diversas propostas de ampliação da matriz energética destinada.
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
O papel de uma liga acadêmica de Telessaúde na formação médica
João Paulo Lopes Coêlho Nara Albuquerque Goes Úrsula Custódio Gomes
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Deficiência Visual e Seus Saberes Práticos
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
Monitoramento e Avaliação
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Educar em Direitos Humanos: Estratégias Metodológicas
Educação ambiental como política pública
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Meio Ambiente e Cidadania
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Reunião de divulgação do orçamento participativo
OBJETIVO / MATERIAL E MÉTODOS MATERIAL E MÉTODOS
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Contextualização: escola e alunos
Desenvolvimento sustentável para MPE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Projeto : Literacia no Bairro dos Navegadores
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Precisamos, na atualidade, de criatividade para projetar não apenas outro mundo possível, mas “outro mundo necessário no qual todos possam caber, hospedar.
metodologia para a realização
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos globais ativos através de programas de estudo no exterior, programas de voluntariado e outras oportunidades de aprendizagem intercultural como o evento Efeito +.

INTRODUÇÃO O Efeito+ Oficina em Educação para Cidadania Global é um evento que reúne jovens estudantes do Ensino Médio para discutir o que significa ser cidadão global e como contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs). . O Efeito+ promove e provoca conexões entre jovens de lugarese realidades diferentes. Teve sua primeira edição em outubro de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

Presença na Mídia A relevância dessa proposta foi destacada por diversos canais de comunicação.

Efeito + nas escolas e projetos sociais Com o objetivo de alcançar mais jovens , desenvolvemos um modelo de oficina para realizar dentro das escolas e projetoso sociais. Alinhando as tématicas dos objetivos sustentáveis da ONU , as temáticas já desenvolvidas nas escolas. Trazer a discussão sobre cidadania global para dentro dos espaços escolares envolvendo assim alunos e educadores

METODOLOGIA Lorem ipsum Aprendizagem Experiencial O trabalho em que o AFS se baseia é resultado de vários anos de pesquisas e reflexões. O modelo da Aprendizagem Experiencial (David Kolb) enfatiza as experiências cotidianas, somadas a momentos dedicados à observação, reflexão e experimentação como espaços de aprendizagem que levarão a uma atuação futura modificada. fazer sentir pensar observar Esta perspectiva possibilita que esse modelo seja facilmente conectado com a missão do AFS de transformar o mundo por meio das experiências interculturais.

OBJETIVO ESPECÍFICO Facilitar atividades interativas, nas quais os participantes terão a oportunidade de dialogar com  especialistas e exemplos de cidadãos globais que atuam no âmbito dos ODSs, assim como refletir colaborativamente sobre maneiras criativas de colocar em prática ações de mudança no local onde vivem.

METODOLOGIA Lorem ipsum As atividades acontecem em um contexto cujos participantes serão protagonistas em um ambiente seguro para que possam pensar sobre as maneiras de lidar com diferenças culturais que enfrentarão ou que atualmente podem estar enfrentando. Por meio de dinâmicas, simulações, jogos, debates e atividades lúdicas elas oferecem oportunidades para que os participantes possam conectar o que está sendo abordado nas atividades com situações que vivem em seu cotidiano de maneira leve e aberta. A partir de então, os participantes poderão formular livremente suas próprias opiniões e criar estratégias que sejam interessantes para suas dificuldades específicas. A Aprendizagem Intercultural será favorecida a partir do momento em que os participantes realizarem um esforço de compreender o ponto de vista do outro e aceitarem as diferenças culturais de forma que eles possam encontrar maneiras de convívio que sejam interessantes para as duas (ou mais) culturas.

Prêmio de Fotografia Meu Mundo , Minha Cidade Prêmio que reconhece as melhores fotos e textos produzidos por estudantes sobre algum aspecto de sua cidade. O objetivo é ver algo novo sobre a cidade a partir do olhar desse jovem e saber o que ele pensa a respeito.

PRÓXIMOS PASSOS Ampliação e Fortalecimento do Grupo do Facebook do Efeito+ para troca de informações e conteúdos entre jovens participantes de todas as edições e de diferentes cidades; Construir conteúdos e projetos de impacto social, visando alcançar as Metas dos Ods Apoiar iniciativas dos jovens; Realizar prêmios de Fotografia (como o Meu mundo, Meu Rio) e de redação/texto e prêmio de projetos de impacto social Reproduzir essas Oficinas num maior numero de cidades brasileiras traves dos AFS , ampliando o alcance da discussão sobre os objetivos sustentáveis da ONU

INDICADORES Formas de avaliar o resultado das Oficinas Efeito+ Número e qualidade de conteúdos, ações e projetos criados e executados por esses jovens; Promoção e Divulgação do conceito de cidadania Global; Inserção da temática dos ODSs para dentro das escolas Número de participantes nas Oficinas; Adesão ao grupo Efeito+ do Facebook; Ações de promoção dos objetivos sustentáveis da ONU Produção de conteúdos sobre os ODSs

INVESTIMENTOS Formas de apoiar financeiramente o projeto : - Materiais de comunicação e oficinas , alimentação, logistica, espaços para realização do evento e coordenação do evento - Prêmio de Fotografia - premiação , certificados e comunicação Prêmio Gincana + – Objetivos Sustentáveis -

/afsbra /afsbra afs.org.br OBRIGADA!