Comportamento do Consumidor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
Advertisements

Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
Administração de marketingCapítulo 6 — Análise dos mercados consumidores Copyright © 2006 by Pearson Education 6-1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Turma: Administração.
MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
Dinâmica de observação do consumidor. 1° momento – apresentação da dinâmica e do treinamento de observação do consumidor 2° momento – dinâmica de treinamento.
Componente Afetivo e Situacional no Comportamento Alimentar
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
1 PROCESSO DE MODELAGEM Modelo Mental: para a solução de problemas simples Reconhecimento do Problema Criação de Alternativas Avaliação de Alternativas.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo corporativo AULA 7 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Administração de Vendas. Contatos Celular:
GESTÃO DE PESSOAS II Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Grupo 01.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
MARKETING II A3 – PESQUISA DE MERCADO.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e PESQUISA DE MARKETING Aula 9
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Introdução ao Comportamento Organizacional
Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Administração de serviços 7º período
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
Revisão do Conceito de Marketing
Módulo VII – O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M)
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos
Comportamento do Consumidor e Estratégia do Produto
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Desenvolvimento Comercial de Sistemas
Pesquisa Mercadológica
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
MOTIVAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Clube de Vantagens oferece Descontos e Prêmios
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Introdução à Administração
Vinícius Ferreira – Cel.:
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Planejamento estratégico
Gestão da Logística de Distribuição
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
Aula 3.3.
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Aula 4 Burocracia Weberiana.
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
A Ética em Vendas A Ética é o estudo dos “costumes” considerados moralmente certos e errados. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias.
Aula 3.2.
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Determinação da demanda (procura)
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Planejamento Estratégico para Exportação
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
VALORES EMPREENDEDORISMO.
Logística e Gerenciamento da
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Os quatro Ps do Marketing
Mercados organizacionais e comportamento de comprador organizacional
PROJETO DE PESQUISA.
Liderança e Supervisão
DEMANDA.
Transcrição da apresentação:

Comportamento do Consumidor Curso : Publicidade Marta Amóras Aula 05

OBJETIVOS DE MARKETING 1) Satisfazer necessidades e desejos dos consumidores 2) Assegurar lucratividade à empresa 3) Direcionar e manter a empresa dentro de um contexto global, em uma visão de longo prazo

A FUNÇÃO DE MARKETING ENVOLVE RELAÇÕES DE TROCA PRODUTOS E SERVIÇOS VENDEDOR COMPRADOR DINHEIRO, CRÉDITO ETC.

O que as pessoas efetivamente compram não é só o que os produtos podem fazer por elas, mas o que elas querem que eles façam ou o que eles significam BENEFÍCIOS

MODELO DE COMPORTAMENTO DO COMPRADOR Responder os 5W 2H ajuda entender o comprador QUEM constitui o mercado ? O QUÊ o mercado compra ? POR QUÊ o mercado compra ? COMO o mercado compra ? QUANDO o mercado compra ? ONDE o mercado compra ? QUANTO o mercado paga ?

Fatores psicológicos que afetam as escolhas dos consumidores Características que Afetam o Comportamento do Consumidor: Fatores Psicológicos Motivação Fatores psicológicos que afetam as escolhas dos consumidores Crenças e Atitudes Percepção Aprendizagem

Dado X Informação Dado: Observação registrada que não afeta o comportamento Informação: Dado que apresenta algum significado ou relevância e que afeta o comportamento (dado trabalhado transforma-se em informação)

Avaliação das Alternativas Consumidores podem utilizar avaliações cuidadosas Consumidores podem comprar com base no impulso e levando em conta a intuição Cosumidores tomam decisões de compra sem consultar ninguém Consumidores tomam decisões de compra após consultar outras pessoas Os profissionais de marketing devem estudar os compradores para descobrir como eles avaliam as marcas

Processo de Decisão do Comprador Decisão de compra Avaliação das alternativas Comportamento pós-compra Busca por informações Os consumidores seguem uma sequência para chegar até a compra de um produto. Reconheci-mento de necessidade

Marketing cria necessidades? Podemos perceber que as necessidades não podem ser criadas por estímulos externos, pois elas são fatores internos inerentes ao ser humano. O marketing, através da publicidade, estimula e orienta a preferência ou o desejo do consumidor na direção de um determinado produto ou marca.

Desejo É a ação de buscar mais do que a simples satisfação do que é necessário NECESSIDADE X DESEJO Necessidades nascem de um desconforto nas condições físicas ou psicológicas enquanto que o desejo eleva o nível de satisfação para além do conforto mínimo.

Desejo Os desejos e as preferências vão surgir devido ao fato de que existem diferentes maneiras de se satisfazer a uma mesma necessidade. Os desejos são vontades para satisfações específicas das necessidades mais profundas. Enquanto as necessidades das pessoas são poucas, os desejos são muitos e são constantemente modificados por forças externas.

Os Desejo e seus determinantes Contexto Individual Valor Pessoal financeiro Instituições Familiares Cultura Contexto Ambiental Economia Política Tecnologia

Desejo Os nossos desejos nos acompanham a vida toda, evidentemente específicos para nossa faixa etária. Estes desejos são motivos que nos fazem trabalhar, ganhar dinheiro e consumir. Exemplos: Desejamos tomar coca –cola , guaraná, cerveja quando somos adolescentes; Desejamos casamentos e conforto, quando mais velhos ;

Soluções As necessidades e desejos geram nas pessoas um estado de desconforto . Solucionado por meio da aquisição de produtos ou serviços que satisfaçam essas necessidades e desejos. “O marketing pode ser definido como sendo uma atividade humana voltada a satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca”. (COBRA, 1997)