Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como Fazer Um Cartaz!.
Advertisements

Murais Profa. Simone Costa.
Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação
MAPAS CONCEITUAIS Profª Juliana Schivani
Certificação x Recertificação São Independentes Cada um deve fazer sua certificação mesmo que estejam no mesmo EVS Quando existir Certificado.
Plano Estadual de Saúde Análise Situacional Comunicação Social Comunicação vista como um “setor” Comunicação vista como “midia” Sem quadros suficientes.
Planejamento Canais de Mídia Social. Nome da sua empresa Pode colocar aqui informações gerais sobre sua empresa Aqui tbm se quiser.
OFICINA TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS PROGRAMAS RADIOFÔNICOS.
O PODER DA COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS BÁSICAS DE MARKETING PESSOAL Fga.Dra. Tamara Suzart Drumont Machado Especialista em Voz. Cirurgia de cabeça e pescoço.
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2.
Arquitetura da informação. Padrões de definição, classificação e estrutura de conteúdo. Organização das informações e tecnologia de linguagem. Abstração.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Este material é parte integrante da disciplinaEmpreendedorismo Prof. Edvaldo de Farias, MSc Referência Bibliográfica: FARIAS,
Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se.
PUBLICIDADE A publicidade pretende chamar a atenção, informar e persuadir o público-alvo a adotar determinado comportamento.
O aprendiz de investigador
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
TUDO DE SAMBA Plano Comercial.
Base Nacional Comum Curricular
“Muitas pessoas há que querem saber o que fazer para serem salvas
Prof. Arthur Albertin.
Introdução a Gestão de Projetos de TI
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Como fazer uma boa apresentação
O aprendiz de investigador
Apresentação de um Tema - Orientações
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Tipos de Marketing
Publicidade e Propaganda
Planejamento de Sistemas Complexos
Definição da Estratégia Organizacional
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Representação documentária
Gerenciamento Produtivo de Reuniões
Métodos da pesquisa – coleta de dados
TÍTULO (FONTE 54) Autor(es) (48) Instituição (44) (44)
GÊNERO ENTREVISTA.
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos.
Assessoria de Imprensa História
MODELO E-BOOK | QUEBRE AS REGRAS
RECURSOS HUMANOS MONTAGEM DE CURRÍCULO E COMPORTAMENTO NA ENTREVISTA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
CRIAR UM BLOG Prof. André Aparecido da Silva
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
Como Conduzir uma Apresentação
AULA 7T - A Prática do Design Thinking Exercício em equipe Trabalho T3 Resolvendo um problema da Poli Civil - fechamento.
Logotipo da Instituição
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO FOLHETO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Linguagem e Comunicação
Apresentada por [Nome]
Texto argumentativo: artigo de opinião
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS CRIATIVIDADE E EVENTOS.
Catálogo público on-line
MANUAL DE SESSÃO.
Cumprimentos aos expectadores do Gestão de Estética Conference 2019
PLANO DE CARREIRA Tristana Cezaretto.
APRESENTAÇÃO MODELO – aqui é o espaço para o título do artigo
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
APRESENTAÇÃO MODELO – aqui é o espaço para o título do artigo
Introduza os detalhes do seu evento aqui
Template para elaboração do pôster
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação Ana Cristina Suzina Encontro Nacional da Pascom, 2010 Aparecida - SP

Jornal Mural, cartazes e folderes Escolha da peça adequada Características dessas peças de comunicação Intenção da comunicação Públicos Planejamento Produção

Escolhendo a peça - Características Folder Formatos variados: compõem mensagem Com ou sem imagem Colorido ou PB Dobras e facas variadas Texto pode ser mais longo Equilíbrio entre texto e imagem Durabilidade da informação Portabilidade da informação Consumo de médio a longo prazo

Escolhendo a peça - Características Cartaz Formatos menos variados Com ou sem imagem Colorido ou PB Texto muito curto Destaque para imagem ou frase de impacto Pouca durabilidade da informação Sem portabilidade da informação Consumo imediato

Escolhendo a peça - Características Jornal Mural Formatos variados Com ou sem imagem Colorido ou PB Textos de tamanhos variados: curtos Combinação entre texto e imagens Durabilidade variável da informação Sem portabilidade da informação Consumo rápido

Escolhendo a peça - Características Folder Cartaz Jornal Mural Formato: varia muito Mais texto Mais imagens Informação durável Informação portável Informação consumida por médio a longo prazo Informação Formato: varia muito pouco Pouco texto Pouca imagem: apelo Informação dura pouco Informação não-portável Informação consumida imediatamente Estética Formato: varia pouco Mais texto: curto Mais imagens: informativa Informação dura pouco Informação não-portável Informação consumida rapidamente Informação Colorido ou PB Com ou sem imagem Equilíbrio visual Qualidade da informação

Escolhendo a peça: Intenções Folder Informar com mais detalhes Explicar Formar Orientar Apresentar resultados Sensibilizar Convencer DEPOIS de um primeiro contato espontâneo ou reativo

Escolhendo a peça: Intenções Cartaz Chamar a atenção Informar brevemente Convidar Despertar interesse Provocar Lembrar Ensinar: campanhas educativas, p.ex. INÍCIO ou REFORÇO de um contato

Escolhendo a peça: Intenções Jornal Mural Informar Celebrar Reconhecer Avisar Integrar Atualizar Dar participação MANTER, ALIMENTAR contato estabelecido

Despertar ou Confirmar interesse Escolhendo a peça - Intenções Folder Cartaz Jornal Mural Prevê contato ou interesse anterior Complementar informações Fortalecer vínculo Apelo inicial Reforço de apelo Informar essencial Despertar ou Confirmar interesse Prevê contato anterior Atualizar / Integrar Senso comunitário - reconhecimento Integrar Intenções não são absolutas Reações dependem muito da característica do público

Escolhendo a peça: Públicos Folder Capacidade de leitura mais avançada Idade Formação Interesse O que esse público quer/precisa saber O que eu quero que esse público conheça Tempo disponível para ver

Escolhendo a peça: Públicos Cartaz Menor capacidade de leitura Pode desconhecer tema: novidade absoluta Pode gostar ou não gostar do tema: experiência prévia Passa rápido pelo estímulo Decide rápido se quer mais informação

Escolhendo a peça: Públicos Jornal Mural Capacidade média de leitura Fotografias lidas como informação Desejo de se ver e de ser visto Desejo de representatividade Busca informação prática Tempo médio de leitura com probabilidade de retorno Escolhe o que vai ler: interesses específicos / curiosidade

Experiência individual Escolhendo a peça - Públicos Folder Cartaz Jornal Mural Leitura: nível alto Tempo para ler: muito Precisa / quer saber mais Interesse espontâneo ou estimulado Interessado Leitura: nível baixo Tempo para ler: pouco Decisão rápida Relevância da experiência anterior Experiência individual Leitura: nível médio Tempo para ler: médio e disperso Quer se ver Quer reconhecer Quer informação prática e útil Comunidade/Grupo Que atitude espero ao final?

Planejamento Evento prévio: que comunicação foi feita e que resultados alcançou? Sempre de trás pra frente Concorrência com outras peças: em data e em espaço Calendário anual Mapa de distribuição Comunicação integrada Mais de uma peça para o mesmo evento Variação de peças em eventos simultâneos Como envolver os líderes de opinião: antes, durante e depois Folder Cartaz Jornal Mural Relação com eventos ou datas especiais Aumento de demanda (inscrições, p.ex.) Mailing Datas: quando tem que estar nos lugares para que cumpra seu papel Contato afinado com quem vai colar Definição de calendário Estabelecimento de fontes x calendário Retirada / Substituição

Produção e Elaboração Coleta e redação de conteúdo: menos é mais Produção e/ou seleção de imagens: estética e representatividade Criação: mancha branca também é imagem Impressão: pode definir o resultado de uma peça Tiragem Distribuição: quem vai transportar Folder Cartaz Jornal Mural Texto bem elaborado Qualidade Informações fundamentais: futuro Tiragem x distribuição: público potencial Imagem bem selecionada Mensagem bem elaborada Informações essenciais Tiragem x distribuição: pontos para fixação Redação jornalística Coleta representativa: representar grupo Objetividade Atualidade

Conteúdo e Linguagem Saber todas as informações antes de começar a criar Quem tem a informação e como obtê-la Antecipar as etapas de aprovação: quem vai ter que ler antes de imprimir? Falar como o público fala: a linguagem do povo Folder Cartaz Jornal Mural Informação precisa Qualidade de redação Equilíbrio entre textos e imagens Linguagem de acordo com público Informações essenciais: o que é crucial para o público fazer o que você quer Linguagem apelativa Boas fontes Objetividade Fotos são informação Contexto da comunidade