Arte e Literatura: O encontro do individual com o social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
PROPOSTA: FORMAÇÃO SALAS DE LEITURA MEDIADORA: RENATA AMATTO TEMA-CENTRAL: TRIAGEM DE OBRAS POR ANO SUB-TEMAS:ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE CADA ANO E DAS OBRAS.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos A Política do Reconhecimento Charles Taylor TAYLOR, C. "A política de reconhecimento“. In TAYLOR, C. (Org.) Multiculturalismo.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Criatividade e Inteligência Competitiva
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Profª Doutora Brígida singo
Bernoulli – Pluralidade Cultural
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Subsídio conceitual para o Mês da Bíblia
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
Antropologia Aplicada à Administração
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
A escola como formadora do sujeito
LITERATURA BRASILEIRA I
Abordagem Comportamentalista
DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO
GÊNERO ENTREVISTA.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
A estruturação da personalidade
Texto narrativo.
Século XIX.
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Estudo 03 A eficácia da voz profética Esdras Texto áureo (Ed 5.2): “Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque,
A DIVERSIDADE CULTURAL
HISTÓRIA, CRÍTICA, TEORIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Gestão do Capital Humano
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Nomadismo X Sedentarismo.
Mulheres na Bíblia: Ana e eu Realização e Alegria
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
PANORAMA NT 1 AULA 09 EVANGELHOS SINÓTICOS
Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.
Introdução à Estética.
Linguagem e Comunicação
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Áreas da Filosofia.
AS FÁBULAS.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Como fazer verdadeiros amigos
Transcrição da apresentação:

Arte e Literatura: O encontro do individual com o social. O que a arte diz sobre o tempo e espaço onde ela é criada?

A arte não deve ser pensada meramente como um produto cultural, ou como entretenimento. A arte é um retrato de um tempo e espaço feito a partir de um entendimento de um indivíduo que se posiciona neste tempo e espaço; ou seja a arte é uma forma de posicionar-se na sociedade aqui e agora. Ao mesmo tempo em que ela é, geralmente, uma criação subjetiva, ela também é capaz de produzir em nós a sensação de pertencimento, de compreensão e empatia.

Muitos intelectuais e filósofos debatem até hoje se a arte tem uma função: O que vocês acham? E com relação à arte politizada, isso é bom ou ruim para a arte? Acaso pensarmos que a arte é muitas vezes uma criação subjetiva, como que ela pode se tornar algo tão universal, como uma pintura de Van Gogh ou de Leonardo Da Vinci? De que formas a arte ajuda a criar uma identidade coletiva, digamos de um país?

Em termos de formação e educação, a arte é indispensável na formação/educação do indivíduo? Ela deve ser obrigatória na ementa curricular? Quais vocês acham que são os maiores benefícios da arte na formação/educação de crianças e jovens? O que vocês acham daquelas pinturas que recebem críticas do tipo “meu filho de 6 anos faz melhor.”

Em termos de literatura, falamos um pouco sobre a proximidade entre literatura e mitologia nos primórdios da criação literária. (Ilíada e Teogonia) Com isso em mente, podemos dizer que textos também criam culturas e cidades, especialmente em termos de espírito de um tempo e espaço, como também as histórias originárias de civilizações, as quais se encontram em todas as civilizações já estudadas pelo homem. (Desde Rei Artur até Mein Kampf) E aqui é importante estender a definição de texto para narrativas orais.

O crítico russo, Bakhtin, define literatura como um produto de relações sociais mediadas pela linguagem. Segundo ele, exatamente pela literatura ser fruto de relações sociais é que ela é dialógica por natureza, ou seja, ela jamais será algo acabado, pois nós estamos constantemente nos relacionando com ela e de formas completamente diversas; estamos em constante diálogo com a literatura, alterando seu significado e significância.

Se aplicarmos a definição de Bakhtin para procurar entender as primeiras narrativas, veremos que elas vão mudando de significado segundo o contexto em que são reinterpretadas. Enquanto Sócrates fala muito mais sobre a beleza dos versos da Ilíada, Alexandre o Grande se considerava como um descendente de Aquilles. Ou seja, como a literatura é dialógica por natureza, ela ganha novos significados de acordo com a pessoa que a interpreta.

Podemos afirmar também que a literatura, o texto indicam tendências, estilos e normas. O livro de Descartes, Discurso Sobre o Método, de 1637, é até hoje considerado como o livro que fundou o Racionalismo. O livro de Galilei, O Mensageiro Sideral, de 1610, é tido como o primeiro tratado de observação astronômica. O livro também é considerado como um dos documentos fundadores do Heliocentrismo. Já A República, de Platão, é até hoje estudado para entender mais sobre justiça, ordem e caráter da nação.

Fazendo uma abordagem mais restrita de um texto, também podemos dizer que textos ajudam a estruturar a sociedade e suas instituições. A constituição não deixa de ser um texto. As normas da ABNT também são um texto e sua importância para a economia e pesquisa técnico-científica é inestimável. Os Regimentos Internos das mais variadas instituições de ensino também são textos, sem os quais também não haveria uma organização educacional ou institucional.

Outro enfoque que podemos dar para a literatura/texto é que ela ajuda a formar nosso comportamento e identidade. Isso fica claro quando pensamos na influência que histórias infantis tem sobre nós. Podemos também pensar no poder de influência de certas revistas, blogs e jornais (Veja, O Antagonista, New York Times) Por fim, não podemos deixar de mencionar os textos acadêmicos e o peso que estes tem sobre nossas identidades e culturas.

Se eu posso dizer que saber ler e escrever fazem parte do processo de ser um cidadão, podemos ver o peso que o texto tem para nossa sociedade. Ser ou não ser? Basta saber ler! Daí pode-se entender o quão marginalizado é o analfabeto, é como se ele/ela não fosse um cidadão.