Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Advertisements

PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Docência na Educação Infantil: Vivências com os Bebês.
PROJETO: DIA DAS MÃES.
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO CRIATIVIDADE E MOVIMENTO.
FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
FRAÇÕES.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
LUDICIDADE: O BRINQUEDO, A BRINCADEIRA E O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. SANTOS, Ligia Brito; SANTOS, Gilmara Pereira.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Rodas Cantadas Sandra Rhoden
TIC aplicadas às Necessidades Educativas Especiais
UM DIA NA FAZENDA Pabliny 2017 Jardim I –Enzo Felten Fonseca
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AÇÕES DE MELHORIA 2016/2017 Observação de Aulas.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Universidade Federal do Espírito Santo
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Aline Bernardi Capriolli
TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Coleção Vitória-Régia
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Rei Capitão Inventar e Recriar.
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Reunião de pais Ensino Fundamental 1º trimestre/2012.
O QUE É O PEDAGOGO.
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
Cinema e Educação Tudo que Aprendemos Juntos
Realizar Formação Continuada
EDUCAÇÃO INFANTIL Apoi PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA DE GOIÁS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO EM.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
BNCC e Educação Infantil
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
EDUCAÇÃO INFANTIL O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS DESAFIOS COM A BNCC.
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
ATIVIDADES CIRCENSES. O que são “atividades circenses”?
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N. Oliveira R.A.: Fernanda S. Fernandes R.A.: Raquel Leite S. Gallo R.A.:

Justificativa : A música é uma linguagem feita de ritmos e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos. Ela representa uma fonte importante de estímulos, equilíbrio e autoestima para as crianças, além de desenvolver o raciocínio, a criatividade e outros dons. No contexto escolar, a música amplia e facilita a aprendizagem do educando, pois a criança vai adquirindo coordenação motora, ampliando o vocabulário, o autocontrole, a orientação espacial, etc. A música é um poderoso recurso pedagógico. Objetivos: * Explorar a música em diferentes ritmos * Promover a sociabilidade e a expressividade * Auxiliar no desenvolvimento sensório-motor * Estimular a criatividade e a oralidade * Formação Integral do aluno

Metodologias / Estratégias : * Em um primeiro momento, será apresentado vários tipos de sons: alto/baixo/fraco/forte/rápido/lento, etc. * Será proporcionada brincadeiras que levem ao aluno a perceber o som e a sua ausência. * As crianças interagirão com as cantigas de roda através de palmas variadas e movimentos corporais. * Serão propostas atividades para explorar e imitar os sons do próprio corpo, usando pés, mãos, dedos, separadamente e em conjunto. * Serão promovidas atividades que proporcionem diversão para as crianças.

Avaliação: Será processual, sem fins promocionais. Acontecerá durante o decorrer do projeto, observando o progresso dos alunos ao ouvir, cantar, movimentar, expressar e criar.

Considerações Finais: Os professores devem buscar despertar em seus alunos o gosto pela música, estimulá- los a se interagirem e participarem das atividades, ampliando assim, seus conhecimentos e a reconhecer a importância que esta tem para seu dia-a-dia.

Referências Bibliográficas: ESTHER BEYE e PATRÍCIA KEBACH ; Pedagogia da música; Experiência de apreciação musical, Porto Alegre, Editora Mediação (2009) 160 p. (Coleção Educação e Arte). MARILIA CENTURIÓN, MARGARET PRESSER, SOREL SILVA, ARNALDO RODRIGUES; Jogos, projetos e oficinas para educação infantil, São Paulo (2004). BRITO, Teca de Alencar; Música na educação infantil, São Paulo (2003). BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental, Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; ARTES – Brasília MEC/SEF (1998). TAVARES, MOURA, ISIS e CONSUELO, Artes Visuais e Música, Curitiba – ULBRA (2002).