DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 19/mar/2012 Texto de referência – Bastos e col, 2004.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
Pragmática da Comunicação Humana Prof.: Pedro Gontijo Aspectos de teoria interacional baseados no texto de mesmo nome dos Pesquisadores da Universidade.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Metodologia do Ensino de Matemática
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo.
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
ELEMENTOS DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Base Nacional Comum Curricular
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Avanços nas últimas décadas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Registros de representação semiótica e aprendizagem matemática
O desenvolvimento cognitivo da criança.
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Metodologia do Ensino de Física I
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Universidade Federal do Espírito Santo
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Introdução ao estudo da Psicologia
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS Thomas Kuhn ( ) nasceu em Cincinnati, Ohio, EUA.  Cursou física na Universidade de Harvard. PRINCIPAIS.
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
Novidades no Ensino de Matemática
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Formação de professores de ciências no Brasil
Transposição Didática
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
ORIENTADO PELA PROF.ª MESTRE JOSANA FERNANDEZ BAQUEIRO
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Epistemologia de BACHELARD.
Aget.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Plano da Disciplina: Filosofia.
DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
O CONTRATO (DO LIVRO) DIDÁTICO
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Áreas da Filosofia.
PROJETO: MATEMÁTICA NA PRÁTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Texto: TEIXEIRA, L. R. M. Dificuldades e erros na aprendizagem da Matemática. Anais do VII EPEM – Encontro Paulista de Educação Matemática. São Paulo: FEUSP, 2004. Disponível em: http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mr.html. (MR14). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Disciplina: Educação Matemática Profª Sueli Fanizzi

Mudança de concepção de erro A concepção de erro sofreu alterações a partir da mudança de paradigma ocorrida na segunda metade do século passado, quanto ao referencial epistemológico, tanto do ponto de vista da construção do conhecimento científico, quanto da construção do conhecimento pelo sujeito. A crença na existência de uma verdade absoluta, baseada no poder da razão ou advinda da observação de fatos empíricos, foi colocada em xeque por vários autores, dentre os quais se destacam Popper (1980) e Bachelard (1967) e substituída por uma concepção relativista de ciência em que o conhecimento não é absoluto, mas sempre incompleto (p. 3). Epistemologia (ramo da Filosofia): estudo sobre a origem do conhecimento.

Obstáculo epistemológico foi o nome que Bachelard utilizou para se referir a tudo que fica incrustado no conhecimento não questionado, a todos os pontos onde o progresso científico estanca, regride ou permanece inerte. Sua tese é a de que o ato de conhecer se dá sempre contra um conhecimento anterior.

(transposição didática) A origem dos erros e das dificuldades na aprendizagem matemática Bachelard Chevallard (transposição didática) Brousseau OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS ORIGENS FUNDAMENTAIS PARA OS OBSTÁCULOS PRESENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Para Brousseau Origem dos erros e das dificuldades em Matemática NATUREZA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS (EPISTEMOLÓGICA) NATUREZA DO ENSINO (DIDÁTICA) PROCESSOS COGNITIVOS DO ALUNO (ONTOGENÉTICA)

PROCESSOS COGNITIVOS DO ALUNO (ONTOGENÉTICA) De qualquer forma, é preciso lembrar que a “cegueira para a matemática”, como mostrou Krutetsky (1991), não existe. Embora alguns alunos demonstrem uma capacidade evidente para as matemáticas, há outros que não têm a mesma facilidade, tanto no que diz respeito à rapidez, quanto ao nível de complexidade alcançado. Segundo o autor a aprendizagem de matemática envolve as relações entre dois sistemas de sinais; o visual-imaginativo e lógico-verbal (p. 11)

Modelo padrão da tradição escolar NATUREZA DO ENSINO (DIDÁTICA) Modelo padrão da tradição escolar Falta de relação entre os conteúdos Uso de situações não desafiantes Crença de que a teoria vem antes da prática Adição Subtração Multiplicação Divisão Hoje Marina tem 15 bonecas. No final do ano passado, deu 6 as suas duas melhores amigas. Quantas bonecas Maria tinha antes de presentar Raquel e Sofia?

Aspecto sintático da linguagem matemática Aspecto semântico da linguagem matemática Ensino das noções matemáticas elementares

NATUREZA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS (EPISTEMOLÓGICA) 5) A generalização (de regras, categorias ou estratégias) demanda reconhecer as condições para sua aplicação (p.6). 6) Os conceitos matemáticos são expressos em uma linguagem específica (p. 7).

Analisando alguns erros... B 2 = 10 = 4 + 6 = 6 = 6 5 4 + 1 1 Professor dita: 368 Aluno escreve: 300608 D DM M C D U 4 2 9 X 5 1 C ½ x 4 = 2, mas 4 x ½ não pode ser 2. A tal propriedade comutativa não vale para qualquer multiplicação!! Isso é um fato!!

Analisando alguns erros... 2, 125 > 2,7 F 0,036 = 36 1,27 é diferente de 1,270 e vale menos. G M C D U – 7 3 9 2 6 5

Analisando alguns erros... Situação-problema (1º ano do EF) Em uma classe há 19 meninos e algumas meninas. No total são 35 alunos. Quantas meninas há nessa classe? H I J