Geraldo augusto da silva

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Transcrição da apresentação:

Geraldo augusto da silva FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL Curso de Administração ALYNNE DOS SANTOS DE SÁ Geraldo augusto da silva Hugo Lucena de Souza Pedro Paulo M. Soares Pedro Roberto de Souza

Os pequenos negócios e o empreendedorismo inovador no século 21 Empreendimentos mais sustentáveis, em tempos de globalização, consideram a inovação como a principal força motora para melhorar o seu desempenho e a sua capacidade de se manter competitivo no mercado. Os avanços tecnológicos, especialmente em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm melhorado muito a competição movida pela globalização das economias. Nesse cenário, mesmo as micro e pequenas empresas (MPE) não são mais imunes aos desafios que a globalização traz. A presença massiva das MPE nas economias, em especial em economias emergentes como o Brasil, reforça a importância de se tratar de forma estratégica a sua relação com a inovação.

A inovação posiciona as mudanças nas MPE Drucker (1988) define inovação como o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. As MPE e as empresas nascentes se posicionam como importantes atores – tais empreendimentos são fundamentais para movimentar e animar o mercado ao apresentar novas idéias. As mudanças nos processos de inovação no século 21 assinalam um deslocamento da “Economia da Gestão” para a “Economia do Empreendedorismo”. Inicialmente, a ciência e a P&D implementadas nas grandes empresas tiveram uma importante contribuição para as economias.

O papel das MPE no século 21 As MPE constituem a base da sociedade e de nossas economias em tempos de transformação e, portanto, devem ser auxiliadas para que compreendam o seu papel junto aos novos desafios que esta nova dinâmica de desenvolvimento social e econômico nos recomenda. É importante ressaltar que nem todas as empresas já estabelecidas ou mesmo as recém criadas serão iguais em termos de capacidade para inovar. Observa-se ainda um deslocamento da manufatura para os serviços e a promoção de novos tipos de inovação não tecnológica , que geram economias de escala em P&D muito menos significativas.

As novas estratégias para inovar Um dos temas explora os fluxos de conhecimento: como se deve se promover a inserção de micro e pequenas empresas em cadeias de conhecimento, de forma a facilitar a obtenção de idéias para que a empresa inove em sintonia com as tendências de mercado. As redes de parcerias auxiliam a superar alguns dos obstáculos que uma empresa de pequeno porte pode enfrentar para se tornar inovadora. O ensino do empreendedorismo não deve se limitar à sala de aula ou às estruturas formais de aprendizagem. Os funcionários e colaboradores das MPE devem buscar aperfeiçoar suas habilidades empreendedoras através de interações com seus colegas de trabalho, fornecedores, clientes e consultores.

Políticas públicas que promovem o empreendedorismo inovador Promoção da cultura do empreendedorismo. MPE e o empreendedorismo inovador. Acesso ao financiamento. Transferência de conhecimento.

BOA NOITE!