Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

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Transcrição da apresentação:

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Letras Profa. Lucia Breno

ENCONTRANDO SENTIDO NA LEITURA Frank Smith Leitura → no cérebro→ não há uma parte única específica, responsável por ela → processos intelectuais → nada exclusivo → linguagem → não há exigência além das habilidades para compreender a fala → visualmente → o mesmo que olhar qq. outro objeto ou ser

O que considerar? - os olhos - os mecanismos de memória e atenção - a ansiedade - a capacidade de correr riscos - a natureza e uso da linguagem - a compreensão da fala - a relações interpessoais - a diferenças socioculturais - a aprendizagem em geral

Qual o foco sobre a leitura? → como deve ser ensinada? (ensino) ou →a aquisição da leitura? (aprendizagem)

Qual o foco sobre a leitura? Resposta: O foco deve ser na aprendizagem, que definirá o caminho do ensino.

Qual o método? “Todos os métodos de leitura parecem ter algum sucesso, com algumas crianças, algumas vezes.” “Nenhum método tem sucesso com todas as crianças.” Criança → aprende → por causa ou apesar do método

Requisitos básicos 1º- material interessante disponível 2º- orientação de um leitor mais experiente “A leitura não pode ser ensinada à criança.” → o professor não ensina, mas torna a aprendizagem da leitura possível

habilidade ↔ prática ↓ → leitura conquistada pela experiência

Os olhos > capacidade de leitura ↔ < importância dos olhos ↓ leitor fluente→ confia mais no que está por trás dos olhos (bagagem / não-visual) do que no que está impresso.

> tentativa de memorizar ↔ < compreensão e lembrança A memória > tentativa de memorizar ↔ < compreensão e lembrança Se houver compreensão, haverá memorização.

Referência bibliográfica (da 1ª parte) SMITH, Frank. Leitura Significativa. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas,1999.

A leitura da escrita escrita = meio de circulação de ideias ↓ para ser lida análise do ato de ler atividade complexa → pessoal e secreta observável→ só aspectos exteriores auto-análise→ difícil

Diante e atrás dos olhos Ler ↓ atividade ideovisual = estrutura cognitiva + sistema de visão

Diante e atrás dos olhos informação visual = recursos gráficos (diante dos olhos) dados pelo autor + informação não-visual = bagagem no (atrás dos olhos) cérebro/ estrutura cognitiva

Diante e atrás dos olhos >informação não-visual →< informação visual (e vice-versa)   só informação visual → leitor incapacitado p/ antecipação do significado

Leitura supõe previsão leitor ↔ diante da leitura ↓ saber prévio → hipótese quanto à natureza → tipo de texto - quanto ao conteúdo → bagagem

Escrita → meio de comunicação eficaz Se... → leitura = ato voluntário + saber prévio + recursos visuais e não visuais (diálogo) + preocupações

informação e compreensão Ler é questionar o texto atribuir significado informação e compreensão ↓ relativas ao leitor o que conhece + o que procura conhecer

Em busca de sentido Leitura = ato de atribuição de significado a um texto escrito três habilidades: - verificação - antecipação - identificação

Três habilidades de leitura verificação = análise do sistema/ estrutura de palavras (recursos visuais) + antecipação = através dos recursos não-visuais → leitura preditiva identificação = busca informação nova, confirma ou reestrutura hipótese

Leitura é processo seletivo assunto não familiar → > lentidão/ dificuldade de compreensão > necessidade de recursos visuais > busca de informações no texto êxito → apoiar-se + nos recursos não-visuais de sua estrutura cognitiva Leitura → saber ou prática ?

Leitura é prática aprender ↔ capacidade de correr risco leitor → > exigência informações visuais ↓ compreensão + lenta evitar erros → < chance de acertos Errar condição para aprender

Leitura oral oralização integral do texto → tentativa de não errar   tudo escrito → importante? → NÃO Escrita → linguagem para os olhos e não para ouvidos Ler → não é traduzir o escrito pelo oral

Circuito da leitura silenciosa e da leitura oral (adap. F. Richaudeau) Fonte Transmissor Receptor Texto impresso olhos Memória individual Ondas luminosas Cordas vocais Ouvidos Ondas sonoras Leitura silenciosa ou visual Leitura oral ou subvocalizada

As muitas faces da leitura Ler = atividade voluntária leitor → situações sociais ↓ estratégias ↓ para ler intenção só oralização → não suficiente da escrita

Tipos de leitura 1. leitura de informação: rápida (sobre aspectos da vida cotidiana) → jornais, revistas... 2. leitura de consulta : exploração → visual e seletiva X compreensão global do texto

Tipos de leitura (cont.) 3. leitura para ação → frequente / mecânica ↓ coordenação: leitura↔ação Ex.: placas de sinalização, receitas, manuais técnicos... 4. leitura de reflexão → +densa, apreensão do conteúdo/reflexão → integral, com retornos → trabalho intelectual / estudos superiores

Tipos de leitura (cont.) 5. leitura de distração : → p/ relaxamento / passatempo → por prazer, sem função utilitária → leitura de evasão 6. leitura de linguagem poética → deleite com a sonoridade das palavras

Leitura Todas → = elaboração da informação ≠ intenção ler → atividade no interior de um projeto leitura → flexível, múltipla, diversa, sem hierarquia

A árvore e a floresta Decifrar é o 1º estágio? → NÃO ↓ = - seguir em contínuo a sequência dos signos - letra por letra, palavra por palavra - parar na palavra desconhecida - passar pelo ouvido (“falar” o texto e não significá-lo) - obedecer ao ritmo da fala e não ao do pensamento

a decifração impede ou dificulta faculdade de compreender↔possibili// de antecipar ↓ a decifração impede ou dificulta   maioria → velocidade de leitura = à fala ↓ bons decifradores

“ A visão da árvore impede a visão da floresta” Leitura → busca de índices mínimos ↓ e não → investigação total dos signos escritos   “ A visão da árvore impede a visão da floresta”

Referência Bibliográfica (da 2ª parte) BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. 2ed. São Paulo: Cortez, 1994.