Recreação Lúdico-Pedagógica

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Transcrição da apresentação:

Recreação Lúdico-Pedagógica Cecilia Naomi Fucazu Watanabe

Início de Conversa Discutir em grupo as experiências vividas na infância, no que se refere às brincadeiras. Listar algumas brincadeiras. Individualmente, escolha uma brincadeira que considere importante para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Registre suas reflexões, justificando a escolha.

Brincadeira Musical Aranha caranguejeira Aranha Caranguejeira A bicha é feia Mas é faceira Levei ao médico para consultar O médico disse que era bom matar Não mate não que é de criação Se você matar, leva um beliscão Ai!!!! Quem ensinou: Crianças da Casa Redonda – Carapicuíba - SP

Brincadeira Musical Borboletinha Tá na cozinha Mexendo chocolate Pra vovozinha Peti, peti Perna de pau Olho de vidro Nariz de pica-pau Pau-pau Quem ensinou: Aline e Adriana, - Salvador - BA

Brincadeira Musical Dom, dom beibe Mama salâmica Iuiu xeique Geme, geme Iu papá Pá Quem ensinou: Ravi Macedo – Fortaleza - CE

Aula de hoje Orientações Didáticas Planejamento de Atividades

Orientações didáticas Orientações didáticas são parâmetros das ações educativas elaboradas para estimular a reflexão dos professores em seu processo de construir práticas e o próprio currículo das instituições de educação infantil. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Orientações didáticas são parâmetros das ações educativas elaboradas para estimular a reflexão dos professores em seu processo de construir práticas e o próprio currículo das instituições de educação infantil.

Orientações didáticas Elas buscam subsidiar os principais instrumentos das equipes de educadores: O projeto pedagógico O currículo E as programações didáticas ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Elas buscam subsidiar os principais instrumentos das equipes de educadores: O projeto pedagógico O currículo E as programações didáticas

Orientações didáticas Projeto Pedagógico: Plano orientador das ações da instituição elaborado pela equipe de educadores coordenado pela equipe pedagógica. Ponto de partida: Concepção de criança, Concepção de aprendizagem Ponto de chegada; As metas que se pretende para o desenvolvimento das crianças pequenas. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Projeto Pedagógico: Plano orientador das ações da instituição elaborado pela equipe de educadores coordenado pela equipe pedagógica. Ponto de partida: Concepção de criança, Concepção de aprendizagem Ponto de chegada; As metas que se pretende para o desenvolvimento das crianças pequenas.

Orientações didáticas Currículo É o conjunto de expectativas, atividades e interações disponíveis no cotidiano da unidade educacional e que promovem as aprendizagem das crianças. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Currículo É o conjunto de expectativas, atividades e interações disponíveis no cotidiano da unidade educacional e que promovem as aprendizagem das crianças.

Orientações didáticas Programação Didática Inclui o roteiro de atividades a serem desenvolvidas em cada turma de crianças e o modo de estruturar o ambiente de vivência e aprendizagem para melhor realizá-las. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Programação Didática Inclui o roteiro de atividades a serem desenvolvidas em cada turma de crianças e o modo de estruturar o ambiente de vivência e aprendizagem para melhor realizá-las.

Avaliação Finalidade Acompanhamento do seu desenvolvimento: Formas de comunicação; Recursos usados pela criança para elaborar conhecimento; Formas da criança participar no grupo; Suas relações com outras crianças; Sua adaptação ao contexto e ao professor; Sua auto-organização; Suas brincadeiras; AVALIAÇÃO Finalidade Acompanhamento do seu desenvolvimento: Formas de comunicação; Recursos usados pela criança para elaborar conhecimento; Formas da criança participar no grupo; Suas relações com outras crianças; Sua adaptação ao contexto e ao professor; Sua auto-organização; Suas brincadeiras;

Avaliação A Observação não é apenas um instrumento descritivo, mas recurso de investigação e planejamento. O Registro das observações realizadas é fundamental no exame de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. AVALIAÇÃO A Observação não é apenas um instrumento descritivo, mas recurso de investigação e planejamento. O Registro das observações realizadas é fundamental no exame de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.

Avaliação A partir disso, o professor pode pesquisar quais elementos estão contribuindo, ou dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. A dança na Educação infantil pode ser compreendida como movimento humano articulado ao som ou ao silêncio e ao espaço explora possibilidades expressivas do próprio corpo

Concluindo Para apoiar o desenvolvimento da criatividade das crianças no brincar é necessário: que ela se sinta emocionalmente bem no espaço que ocupa; que assuma personagens na brincadeira de faz-de-conta; FINALIZANDO Para apoiar o desenvolvimento da criatividade das crianças no brincar é necessário: que ela se sinta emocionalmente bem no espaço que ocupa; que assuma personagens na brincadeira de faz-de-conta;

Concluindo apoiar a ampliação do repertório de brincadeiras e a diversidade de possibilidades de brincar das crianças, além do faz-de-conta: jogos de regras, brincadeiras cantadas, jogos de tabuleiro entre outros; ajudar as crianças na superação dos conflitos desencadeados em suas brincadeiras. FINALIZANDO apoiar a ampliação do repertório de brincadeiras e a diversidade de possibilidades de brincar das crianças, além do faz-de-conta: jogos de regras, brincadeiras cantadas, jogos de tabuleiro entre outros; ajudar as crianças na superação dos conflitos desencadeados em suas brincadeiras.

Planejamento de Atividades Como planejar atividades? Devemos antes perguntar: Conhecemos bem nossas crianças? Como planejar atividades? Devemos antes perguntar: Conhecemos bem nossas crianças?

Planejamento Demos ainda perguntar: Sabemos do que gostam ou não de fazer? Sabemos dos seus interesses? Sabemos ouvi-los? Criamos espaços para que eles também nos conheçam? Demos ainda perguntar: Sabemos do que gostam ou não de fazer? Sabemos dos seus interesses? Sabemos ouvi-los? Criamos espaços para que eles também nos conheçam?

Planejamento Estar aberto para o encontro e proximidade cultural com as crianças é fundamental para organizarmos atividades que estejam em maior sintonia com seus interesses e necessidades. Estar aberto para o encontro e proximidade cultural com as crianças é fundamental para organizarmos atividades que estejam em maior sintonia com seus interesses e necessidades.

A que fins e a quem estão servindo? Planejamento Ao planejarmos atividade lúdicas é importante perguntar: A que fins e a quem estão servindo? Ao planejarmos atividade lúdicas é importante perguntar: A que fins e a quem estão servindo?

Que tal pensarmos juntos? Planejamento De que maneira podemos assegurar nas nossas práticas escolares que o brincar seja vivido como experiência de cultura? Que tal pensarmos juntos? De que maneira podemos assegurar nas nossas práticas escolares que o brincar seja vivido como experiência de cultura? Que tal pensarmos juntos?

Planejamento Organizando rotinas que propiciem a iniciativa, a autonomia e as interações entre as crianças. Criando espaços onde construam ações conjuntas valorizando a cultura. Colocando à disposição das crianças materiais e objetos para descobertas, ressignificações e transgressões. Organizando rotinas que propiciem a iniciativa, a autonomia e as interações entre as crianças. Criando espaços onde construam ações conjuntas valorizando a cultura. Colocando à disposição das crianças materiais e objetos para descobertas, ressignificações e transgressões.

Planejamento Compartilhando brincadeiras com as crianças sendo parceiras, apoiando, respeitando-as e contribuindo para ampliar seu repertório. Observando-as para melhor conhecê-las,compreendendo seus modos de sentir, pensar e agir, suas formas de relacionar com os outros. Compartilhando brincadeiras com as crianças sendo parceiras, apoiando, respeitando-as e contribuindo para ampliar seu repertório. Observando-as para melhor conhecê-las,compreendendo seus modos de sentir, penar e agir, suas formas de relacionar com os outros.

Planejamento Centrando a ação pedagógica no diálogo com as crianças, trocando saberes e experiências, trazendo a dimensão da imaginação e da criação para a prática cotidiana de ensinar e aprender. Enfim, é preciso deixar que as crianças brinquem. Centrando a ação pedagógica no diálogo com as crianças, trocando saberes e experiências, trazendo a dimensão da imaginação e da criação para a prática cotidiana de ensinar e aprender. Enfim, é preciso deixar que as crianças brinquem.

Planejamento Lembretes: Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação do conhecimento. A brincadeira é um lugar de construção fundado nas interações sociais entre as crianças. O eixo principal entorno do qual o brincar dever ser incorporado em nossas práticas é seu significado como experiência de cultura. Lembretes: Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação do conhecimento. A brincadeira é um lugar de construção fundado nas interações sociais entre as crianças. O eixo principal entorno do qual o brincar dever ser incorporado em nossas práticas é seu significado como experiência de cultura.

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação. Mário Quintana