Discente Pedagogia - Licenciatura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de pesquisa apresentado
Advertisements

Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Educação Superior em Ibero-américa
 GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Metodologia de investigação
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
GT – Redes Internacionais de Conhecimento
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Tema e problema de pesquisa
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Universidade Federal do Espírito Santo
Formação para Educação Integral:
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
A escola como formadora do sujeito
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos
COMPOSIÇÃO DO GRUPO: INDIQUE AQUI NOME E RA DOS COMPONENTES DO GRUPO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Professora Mestre Silvana Leodoro Universidade Metropolitana de Santos
Discente: Orientador(a): .....
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
24 de Fevereiro de 2018 Vila Velha - ES
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Andressa Dos Santos Oliveira MANOELA PAULINA SILVA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
TEMA:ESTUDO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS EM ESCOLAS: Avaliação ou verificação DIRANNEIDE GOMES AMORIM PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
<espaço para figura> Opcional.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Realizar Formação Continuada
Conhecimento e Pesquisa
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
<espaço para figura> Opcional.
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Diretoria de Ensino – Região Osasco
O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO Marta Maria Pontin Darsie Anna Maria Pessoa de Carvalho.
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Trabalho de Conclusão de Curso Apresentação – TCC IV
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A COMPREENSÃO DO AMBIENTE A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Augusto antonio de Paula Ricardo.
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Discente Pedagogia - Licenciatura Formação e Currículo na EJA sob a ótica dos alunos: Um estudo de caso Sandra Regina de Moura Sandrar_moura@hotmail.com Discente Pedagogia - Licenciatura Introdução: Este trabalho tem por objetivo verificar o que os alunos da EJA pensam sobre o currículo desta modalidade de ensino. Anseio saber se eles se reconhecem no currículo, se sentem que o currículo é feito “para eles” percebendo-se valorizados e acolhidos. Também intento verificar que concepção eles têm sobre o “aprender”, o que eles esperam desta formação escolarizada e, ainda, capturar suas historias de aprendizagem, quais são/foram seus tempos e espaços de formação/educação e, se eles acreditam que exista aproximação, ou, distanciamento entre estes espaços. Quero conhecer quais as expectativas de alunos da EJA com relação à sua formação e como o currículo pode acolhê-las e integrá-las. 2. Referencial: Pretendo utilizar Paulo Freire como teórico base para este trabalho por entender que é um autor que alcançou muito bem as especificidades da EJA e, como é de gosto do autor, costurar um diálogo com outros autores sobre o tema. Segundo Freire (2008) “ensinar exige saber escutar”. Será que os alunos da EJA têm “voz”? Vale (2007, resumo) diz que “A EJA [...] apresenta uma história de abertura a mudanças pedagógicas e de integração das culturas populares”. Parto destes dizeres para investigar proximidades entre as expectativas dos alunos e o currículo da EJA. 3 Objetivos: Conhecer quais são as concepções que os alunos da EJA têm sobre sua formações/escolarização e suas expectativas frente a esta modalidade de ensino Identificar formas de adaptação do currículo da EJA para inserir acolher as expectativas dos alunos Conhecer como os professores integram, ou não, as expectativas de seus alunos no currículo. 4 Metodologia: A metodologia utilizada será qualitativa. Inicio com pesquisa bibliográfica, no intuito de ir a campo com olhar calibrado para realizar observação direta, não participativa - com registro em diário de campo - dos alunos em suas práticas escolares, buscando (re)conhecer histórias de vida para estudo de caso. Após, utilizarei entrevista com relato de experiência pessoal. Para conhecer o pensamento dos alunos pesquisados pretendo utilizar um questionário semi estruturado, aberto/fechado, pois, partirei de perguntas prontas, mas coletarei, também, os dados desencadeados a partir destas. Também apresentarei um questionário para os docentes, buscando conhecer a visão deles sobre seus alunos, currículo, formação e pertinência de integração expectativas/currículo. Referências ALMEIDA, M.L.S. de. Os significados atribuídos ao processo de alfabetização na voz do aluno adulto. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2002   ARROYO, Miguel. Educador em diálogo com nosso tempo: textos selecionados de Miguel Arroyo ; organização Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, Shirley Aparecida de Miranda. -- Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FUCK, Irene Terezinha. Alfabetização de Adultos. Relato de uma experiência construtivista. 2. Edição. Petrópolis: Vozes, 1994.  VALE, Zoé Margarida Chaves. Encontros e desencontros entre os jovens e a escola: sentidos da experiência escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Belo Horizonte. Tese de Doutorado. UFMG, 2007. VOLVIO,Claudia Lemos. Viver, Aprender: Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 1998