Ciberinfante criativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciberinfante criativo
Advertisements

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE.
Apresentação da Palestrante e autora do livro
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Princípios Unidade Social Realidade Reino de Deus Solidariedade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Bibliotecas da Universidade Aberta
Interface Homem-Computador
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Aula 5 Imagens da Organização Cap
FREIAVI campo de experiência: Eu, o outro, Nós
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Pinho, J.B. Jornalismo na Internet : planejamento e produção da informação on-line. São Paulo : Summus, Prof. Dr. Bruno Fuser Facom – UFJF
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
13º SEMINÁRIO NACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Internet na educação básica
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Análise e Observação Institucional
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
EMPREENDEDORISMO.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
O viés formativo do coordenador pedagógico
Recreação Lúdico-Pedagógica
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Profª. Luciana Eliza dos Santos
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Oficina de Serviço Social
Infância indígena, educação infantil e diversidade
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
O BRINCAR: Uma exposição teórica Winnicott
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Transcrição da apresentação:

Ciberinfante criativo

Ciberinfante Criativo Trata-se de crianças imersas em uma nova cultura da sociedade em rede; Suas experiências e vivências estruturam-se e desenvolvem-se de maneira diferente de outras épocas.

Espaços infantis Verificamos mudanças nos espaços e nas relações infantis. Outras formas de “brincar”, de pensar e construir sua realidade. Comunicação e interação diferenciada e presente em todos os aspectos.

Ciberinfante e contexto social Redimensionamento do universo imaginário infantil. Necessidade de novas práticas pedagógicas com as crianças; Produção de infâncias em contato direto com o mundo; Nova dimensão de infância;

Ciberinfante Criativo Criança, em contato com o espaço virtual e com a web 2.0, constitui-se como sujeito da ciberinfância; Estas crianças possuem diversas possibilidades de comunicação. Novas formas de se sociabilizar e se produzir como sujeitos infantis hoje.

Ciberinfante e Criatividade A criatividade depende de fatores como a coordenação de hipóteses e a autonomia intelectual do sujeito. A possibilidade de criar na rede, auxilia na compreensão da ação do sujeito. A diversidade de jogos informações e desafios, disponíveis na web 2.0, contribui para construção desta autonomia.

Ciberinfante Criativo A criança que joga mais, coordena melhor suas ações e consequentemente cria mais. As crianças criam novas formas de representação, regras de interação e de convivência próprias da virtualidade real.

Referências