FONTES DE MOTIVAÇÃO 2012 Caroline Peixoto Guilherme dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Advertisements

“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Sistema de Administração de Recursos Humanos
ARH como processo, Políticas e Objetivos
O processo de desenvolvimento do espírito empreendedor
MOTIVAÇÃO: Do conceito as aplicações
Motivando empregados e projetando cargos
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Valores Shire To be as brave as the people we help.
GRUPO EMBRAPAR SLIDE 1 © WorldCom3/25/2017 WorldCom proprietary & confidential.
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Protagonismo Juvenil Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora.
Um foco na Ética.
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Valor Consultoria Empresarial
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão da Qualidade – Motivação
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
PROVOCADA POR ESTÍMULOS
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Administração Geral - Aula 04
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Gestão por Competências
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Trabalho de Administração
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
Gestão por Competências
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Administração de Recursos Humanos II
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Sustentabilidade no Grupo Boticário.
PROFESSOR – EMERSON GÓES
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
LEONARDO F. R. SOUZA.  Empreendedorismo social é a expressão que designa um conjunto de atitudes válidas que têm um impacto positivo na sociedade.
Seu Agente de Mudança..
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
A ATUAÇÃO ESTRATEGICA DA AREA DE RECURSOS HUMANOS
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Aula 8 Mantendo pessoas.
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor o que move.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Teoria das Necessidades Abraham Maslow. Abraham Maslow, um dos maiores especialistas em motivação humana apresentou uma teoria da motivação, onde as necessidades.
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
9º Encontro de Secretários Executivos CASE SIMEC.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dezembro/2012.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

FONTES DE MOTIVAÇÃO 2012 Caroline Peixoto Guilherme dos Santos Lucas Bonfati Mário Elias M. Vieira UTFPR- Ponta Grossa 2012

O que é motivação? Motivar significa estimular as pessoas a fazer algo ou a se comportar rumo a determinada direção.

Teoria de Maslow Abraham Maslow sugeriu que muito do comportamento do ser humano pode ser explicado pela suas necessidades e pelos seus desejos.

... Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo, que poderá assumir várias atitudes: comportamento ilógico, agressividade, nervosismo, pessimismo e insegurança.

Tipos de motivação Cada pessoa tende a desenvolver um tipo de necessidade prioritária sobre as demais. As pessoas agem para atingir objetivos pessoais que são determinados pela suas necessidades individuais e anseios.

O que motiva o funcionário? Remuneração Estabilidade Segurança Satisfação Reconhecimento Carreira profissional Benefícios Incentivos Oportunidades

O líder e a motivação A atuação do líder influi decididamente na motivação dos seus funcionários. A principal forma de liderança motivacional é a liderança democrática.

Exemplos de empresas motivadoras Tigre, Grupo Boticário, Volvo, Masisa, TetraPak, 3M do Brasil e Google.

Uma empresa nacional modelo em MOTIVAÇÃO

Necessidades básicas As mulheres tem licença-maternidade de seis meses. Tempo médio de empresa de 5 anos(estabilidade). Satisfação de 76,7% dos funcionários. Estrutura(restaurante interno, tickets, plano médico e odontológico, auxílio medicamento, check-up executivo e reembolsos).

Necessidade de segurança Do mundo externo: A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza nasceu como organização sem fins lucrativos, com a missão de promover e realizar ações de conservação da natureza. Do mundo interno: levantamento de aspectos e impactos, reporte de acidentes, programa de saúde ocupacional e diálogo semanal de segurança.

Necessidades sociais Incentivamos relacionamentos amistosos em um ambiente de oportunidades, propiciando benefícios mútuos, de forma que as pessoas tenham autonomia para criar, sintam-se comprometidas e tenham identificação com nossos negócios.

Auto-estima 89,4% Trabalhar aqui significa fazer parte de uma organização inovadora, envolvida com a sustentabilidade. Com uma conduta inspiradora pautada na transparência, ética e integridade, o Grupo Boticário tem como base a confiança e a credibilidade para conduzir as atividades. Atitude, colaboração, criatividade, diversidade, empreendedorismo, espírito jovem e ousadia são alguns dos parâmetros considerados em nossos processos de seleção.

Auto-realização Desenvolvimento(carreira) 67,5% Remuneração e Benefícios 88,6% Executivos 8,44% Gastos com treinamentos em 2010 R$ 3.024.872,00

Referências BOTICÁRIO, Grupo. Beleza é o que a gente faz. Disponível em: < http://www.grupoboticario.com.br/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 20 jun. 2012.   CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 3. ed. rev. e atual. São Paulo, SP: Saraiva, 2008 (páginas 168-171) GODOY, Adelice Leite de. A Hierarquia das Necessidades de Maslow – Pirâmide de Maslow. Disponível em: <http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Gestao-da-Qualidade/a-hierarquia-das-necessidades-de-maslow-piramide-de-maslow.html>. Acesso em: 20 jun. 2012. HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004 (páginas 97-110) QUINN, Robert E. et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier; Campus, 2004.(páginas 245-255) SERRANO, Daniel Portillo. Teoria de Maslow - A Pirâmide de Maslow. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm>. Acesso em: 20 jun. 2012. SILVA, Mirian Ribeiro da. Motivação e Liderança. Disponível em: < http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/motiva.htm>. Acesso em: 20 jun. 2012.