ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Administração do composto de preço
Gestão Integrada.
Estratégia de Rede de Suprimentos
Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
Disciplina: Sistemas de Informação
Gestão Estratégica de Custos
Prof. José Paulo Hernandes
CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Avaliação de desempenho: Preço de Transferência
Unidade 2 – Processos Logísticos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Planejamento.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
tema 8 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: Preço de Transferência
Distribuição Física.
Fusões e Aquisições.
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Administração de Marketing
Professor Heron Duarte
MDS SOLUÇÕES. A Empresa Portfolio de Serviços Clientes.
Douglas Pereira da Silva
Gestão da Cadeia de Suprimentos
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
Gestão da Cadeia de Suprimentos
TI / NA GESTÃO DE TRANSPORTES
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II
Classificação de Materiais.
Gestão Estratégica de Operações
A Importância das TIC na Restauração
Aula 08: Ambiente do Suprimento
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Logística e Gerenciamento da
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Gestão da Logística de Distribuição
Administração de Compras
Gestão da Logística de Distribuição
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Planejamento estratégico
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Alinhando a cadeia de abastecimento às estratégias de negócio
Custo De Distribuição.
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos Práticas para coordenação na cadeia.
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 02.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Gestão Estratégica de Operações
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais - ARMP
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos Práticas para coordenação na cadeia.
TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIVISÕES
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP Prof. Luis Agune

ARMP – A função compras Para Chaves (2002), a atividade de compras consiste em obter do exterior da empresa os materiais, produtos e os serviços necessários a seu funcionamento, nas quantidades e prazos estabelecidos, respeitando os níveis de qualidade predefinidos e, ao menor preço que seja possível no mercado.

ARMP – A função compras Para Moncza (et al.1998) o termo Compras refere-se ao gerenciamento das atividades diárias do fluxo de materiais; para Baily (et al. 2000), a atividade de compras é o processo pelo qual as empresas definem os itens a serem comprados, identificam e comparam os fornecedores disponíveis, negociam com as fontes de suprimentos, firmam contratos, elaboram ordens de compras e finalmente, recebem e pagam os bens e serviços adquiridos.

ARMP – Principais atividades de compras Selecionar e qualificar fornecedores; Avaliar o desempenho dos fornecedores; Negociar contratos; Comparar preços, qualidade e serviços; Programar as compras; Estabelecer os termos das vendas; Prever mudanças de preços, serviços e demanda;

ARMP – Principais atividades de compras Especificar a forma em que os produtos devem ser recebidos; Promover um fluxo ininterrupto de materiais e serviços necessários à operação da empresa; Manter o investimento em estoque e desperdício em um nível mínimo; Melhorar o posicionamento competitivo da organização; Manter um padrão de qualidade adequado; Conseguir os menores preços.

ARMP – Relacionamento com os fornecedores Abordagem Darwiniana: clientes e fornecedores são vistos como adversários; o ponto negativo dessa abordagem é a geração de instabilidade nos fornecedores, que não são estimulados a cooperar. (LASERTE, 1998); Relacionamento de confiança com os fornecedores: as empresas acreditam que os fornecedores podem conceder maior valor aos clientes. Ponto negativo: uma vez que ela assume que o fornecedor já atingiu os objetivos esperados, não estimula melhorias e gera um tipo de “confiança cega”. (LASERTE, 1998);

ARMP – Relacionamento com os fornecedores Abordagem não alavancagem dos fornecedores: tipo de relacionamento que pressupõe a inexistência de negociações com fornecedores e reflete o antigo papel do comprador, de “tirador de pedidos”. (LASERTE, 1998); Balanced Sourcing: pressupõe a existência balanceada de relação de confiança e preços competitivos. A otimização da base de fornecedores, a criação de um sistema de medição de desempenho de fornecedores e a criação de relacionamentos de longo prazo são alguns dos instrumentos utilizados neste tipo de relacionamento. (LASERTE, 1998).

ARMP: Diferenças entre compra reativa e pro-ativa Compras é um centro de custo. Subordina-se a finanças ou produção. Problema: responsabilidade do fornecedor. Ênfase no hoje. Sistema independente de fornecedores. Negociação ganha-perde. Muitos fornecedores = segurança. Estoque excessivo = segurança. Informação é poder.

ARMP: Diferenças entre compra reativa e pro-ativa Compra pro-ativa: Compras pode adicionar valor. Compras é importante função gerencial. Os problemas são compartilhados. Ênfase estratégica. Os sistemas são integrados. Negociação ganha-ganha. Muitos fornecedores = perda de oportunidade. Estoque excessivo é desperdício.

ARMP: A importância de compras Como aumentar os lucros da empresa do seu nível atual de R$ 5 milhões para R$ 10 milhões? Adaptado de: BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. 5ª edição. Bookman, 2006.

ARMP: Decisão de comprar ou vender A definição de uma estratégia correta de compras pode dar à empresa uma grande vantagem competitiva. Se por um lado ela decidir produzir mais internamente, ganha independência, mas perde flexibilidade. Por outro lado, se decidir comprar mais de terceiros em detrimento de fabricação própria, pode tornar-se dependente.

ARMP: Decisão de comprar ou vender Segundo Martins, Alt (2006), basicamente podemos ter duas estratégias operacionais que irão definir as estratégias de aquisição dos bens materiais, a verticalização e a horizontalização

ARMP: Decisão de comprar ou vender Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Vantagens: Independência de terceiros; Maiores lucros; Maior autonomia; Domínio sobre tecnologia própria. Desvantagens: Exige maior investimento em instalações e equipamentos; Perda de foco; Aumento da estrutura da empresa.

ARMP: Decisão de comprar ou vender Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. Vantagens: redução de custos; maior flexibilidade e eficiência; foco no negócio principal da empresa. Desvantagens: Menor controle tecnológico; Maior exposição; Deixa de auferir o lucro do fornecedor.

ARMP: Decisão de comprar ou vender Economicamente, um item é um candidato para a produção interna se a firma tiver capacidade suficiente e se o valor do componente for bastante alto para cobrir todos os custos variáveis de produção, além de dar alguma contribuição para os custos fixos. Custo total de compra Custo Custo total de fabricação Ponto de equilíbrio Quantidade