Módulo XI Prof. Silvia Carbone

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Advertisements

Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.
Sociedades Tribais: a educação difusa.
Conceitos de Karl Marx.
GOVERNO VARGAS E O EQUILÍBRIO ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A PEDAGOGIA NOVA Azilde L. Andreotti Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Karl Marx ( ). HISTÓRIA E VIDA DE KARL MARX Karl Heinrich Marx, filosofo alemão, nasceu em 05 de Maio de Cursou Filosofia, Direito e História.
Greves Operárias Nomes: Carolina e Bruna Turma:993História.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
Aula 12 - Ordem da Revolução industrial Segunda metade do século XIX Europa Ocidental e EUA Expansão da Revolução Industrial (2° Rev. Industrial) (período.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS
CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof
Breve Resgate Histórico do MSTTR
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
A história dos regimes e organizações internacionais
Sistema de avaliação de ensino
Influências organizacionais no gerenciamento de projetos
KARL MARX - Marxismo.
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
Mobilidade urbana no Brasil
As novas conquistas sociais (Leis Trabalhistas)
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
a advocacia no século XXI: o caso do direito ambiental
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
A agricultura e a Fome.
VIDA FUNCIONAL VISÃO GERAL Olá!
Profa. Nina Ranieri TGE II
Marx – Ideologia Sociologia.
Formação do mundo atual
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Tributação e desigualdade no século 21: o caso brasileiro
Plano de Energia Mundial
História e Geografia de Portugal
Grupo dos Sete (G-7) Países membros: EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França. Pais líder: Estados Unidos. Superfície terrestre total:
As origens da Sociologia
A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS;
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos das Correntes Filosóficas Módulo 7 – Aula 02 Profª Ms. Mirela Ferraz.
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
A liberdade guiando o povo
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
7 Resultados de Medições Indiretas
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Avaliação do Impacto do Policiamento Comunitário na Cidade de Deus e no Dona Marta JUNHO/2009.
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Período Entreguerras: A era dos Contrastes
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
Auditoria da Dívida Pública Brasileira
Transcrição da apresentação:

Módulo XI Prof. Silvia Carbone Processo de trabalho Módulo XI Prof. Silvia Carbone

Ainda nas primeiras décadas do século XX o mundo testemunhou algumas mudanças históricas: Revolução Russa.

e a queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Mais do que dois fatos históricos determinantes, a Revolução Russa e a queda da bolsa de Nova Iorque mudaram de forma drástica as relações como o modo de produção capitalista, pois acirram os contrates existentes de maneira mais clara e colocam em xeque a própria condição do sistema, já que expõe falhas e incapacidades

Classes perigosas = incapaz, “coitado”   Classes perigosas = incapaz, “coitado” Liberalismo = intervenção do Estado

Um ponto que merece ser aprofundado é a importância no papel histórico do proletário ao longo do século XX e como as conseqüências se reproduziram no Brasil.

A mudança está exatamente nessa concepção de caso de polícia A mudança está exatamente nessa concepção de caso de polícia. A idéia, ainda continua, a condição que parte da população é considerada classe perigosa pelo Estado, é ainda uma realidade a ser combatida, mas, com a chegada de Vargas no poder, resultado também de mudanças no cenário internacional, teremos uma nova forma de enfretamento dessa realidade.

Qual é a mudança? Vargas ampliou significativamente o número de empregos? Houve, por parte do Estado, um incentivo ao trabalho operário?

Não, não foi essa a realidade de mudou. O que mudou foi a forma e enfretamento da condição social. No lugar do caso de polícia o Estado vai implementar as práticas assistencialistas.

O Estado assume paulatinamente uma organização corporativa canalizando, para sua órbita os interesses divergentes que emergem das contradições entre diferentes frações dominantes e as reivindicações dos setores populares, para, em nome da harmonia social e desenvolvimento, da colaboração entre as classes, repolitizá-las e discipliná-las, ....

... no sentido de se transformar num poderoso instrumento de expansão e acumulação capitalista. A política social formulada pelo novo regime – que tomará forma através de legislação sindical e trabalhista – será sem dúvida um elemento central nesse processo (IAMAMOTO, CARVALHO: 155)

A Consolidação das leis trabalhistas ocorrerá como resultado de um processo tenso de vários confrontos entre interesses divergentes. Segundo Iamamoto e Carvalho:

O elemento novo em que se constituirá a política social desenvolvida a partir do Estado pós-30 não estará apenas em sua intensidade e generalização, mas também em sua vinculação a uma estrutura corporativista.  ...

... Ainda nos primeiros anos do Governo Provisório, a legislação social anterior é vista e ampliada – jornada de 8 horas, menores, mulheres, férias, juntas de conciliação e julgamento, contrato coletivo de trabalho, etc. – projetando-se sua aplicação generalizada nos meios urbanos. ....

... Paralelamente e, inclusive antecedendo o cumprimento efetivo das medidas de “proteção ao trabalho”, é baixa da uma legislação sindical tendente a vincular estreitamente ao controle estatal a organização da classe operária. (IAMAMOTO, CARVALHO: 155)

Os processos de trabalho que iniciam com a Era Vargas, diferentes do período anterior, tiveram também uma forte influência da Igreja Católica e do processo de recatolização que ocorreu no Brasil após a proclamação da República.

A hierarquia organiza, em 1931, duas grandes demonstrações de força na capital da República, ... A primeira se dará em maio a pretexto da entronização de N.S. Aparecida – proclamada pelo Papa como padroeira do Brasil...Em outubro, na inauguração do Cristo Redentor, ... dom Leme explicita ameaçadoramente a posição da Igreja: “ (...) ou o Estado (...) reconhece o Deus do povo ou o povo não reconhecerá o Estado” (IAMAMOTO, CARVALHO: 159)

As relações entre Igreja e trabalho estão amplamente explicitadas quando do apoio do Estado para a implementação de capelas nos hospitais, presídios e no interior das fábricas.

Estado Disciplina Igreja Controle

Chat 21/11 – domingo – 15h 23/11 – terça-feira – 20h Pólo de Planaltina – Elaine Meninas do Capão Bonito – Michele Itabuna – Rogério Feira de Santana – Laura Praia Grande Manhumirim/MG – Joselene Chat 21/11 – domingo – 15h 23/11 – terça-feira – 20h

Até a próxima aula.....