SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Advertisements

SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Total de Escolas: escolas
Prova Brasil Língua Portuguesa.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
Formação de professores de ciências no Brasil
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Programa Mais Educação (Antigo)
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
O viés formativo do coordenador pedagógico
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
VIII Fórum Institucional de Ensino
A BNCC e a Saúde.
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

NÍVEIS DE ENSINO Educação Básica - EDUCAÇÃO INFANTIL - ENSINO FUNDAMENTAL - ENSINO MÉDIO

Educação Básica ENSINO FUNDAMENTAL 1ª à 4ª série da rede pública estadual 25.917 alunos 5ª à 8ª série da rede pública estadual 717.726 alunos ENSINO MÉDIO E ENSINO MÉDIO INTEGRADO 441.648 alunos (Fonte: INEP 2007)

PRINCÍPIOS DA GESTÃO 2007-2010 Defesa da educação como direito de todos os cidadãos Gestão escolar democrática, participativa e colegiada Garantia de escola pública, gratuita e de qualidade Valorização dos profissionais da educação Atendimento à diversidade cultural

PROGRAMAS DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Melhoria dos Espaços Escolares Formação Continuada Pesquisa e Produção

Melhoria dos Espaços Escolares de Apoio ao Estudo e à pesquisa Oferecer e renovar o suporte material e as condições de funcionamento dos laboratórios e bibliotecas escolares. Ampliar os acervos, equipamentos e materiais didáticos pedagógicos dos espaços escolares de apoio ao estudo e à pesquisa.

Melhoria dos Espaços Escolares de Apoio ao Estudo e à pesquisa Biblioteca do Professor – 1ª e 2ª fase Temas Paranaenses – 1ª e 2ª fase Biblioteca de Literatura Coleção História da República Brasileira Retrato do Brasil – volume único sobre a história recente do Brasil

Melhoria dos Espaços Escolares de Apoio ao Estudo e à pesquisa Enciclopédia da América Latina e do Caribe – volume único Aquisição de materiais pedagógicos e didáticos de todas as disciplinares escolares Antologias de Filosofia, Sociologia e Literatura latino-americana: textos clássicos com orientação para uso do professor da Educação Básica.

Pesquisa e Produção O Departamento de Educação Básica, com o programa de pesquisa e produção de materiais didático-pedagógicos, implementa ações que possibilitam o trabalho coletivo dentro das escolas, a troca de experiências, a produção intelectual colaborativa, os subsídios para o estudo, favorecendo a atitude reflexiva e a pesquisa entre os professores.

Pesquisa e Produção Implementar ações concretas que possibilitem a atividade intelectual de pesquisa e produção de conhecimentos pelos professores. Fomentar no cotidiano escolar a prática da pesquisa como princípio pedagógico. Valorizar o professor da Educação Básica como produtor de conhecimento. Implementar as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Estado do Paraná.

Pesquisa e Produção Diretrizes Curriculares Estaduais Projeto Folhas OAC : Objeto de Aprendizagem Colaborativa Banco de Atividades Avaliativas – GE 2008 – avaliação IES Inventários de Experiências – GE 2007 – avaliação IES Livro Didático Público – 3ª edição em produção

Pesquisa e Produção Cadernos Pedagógicos: Ensino Religioso, História do Paraná. Projeto Eureka – aulas gravadas e material impresso para escolas de EM Página do DEB para acessar as informações sobre o departamento (notícias, conteúdos, legislação, eventos, etc): www.diaadia.pr.gov.br/deb Para sugestões ou dúvidas contatar com: portaldeb@gmail.com

Formação dos Profissionais da Educação Um programa de formação continuada justifica- se pela constante necessidade de aprimoramento profissional dos professores da Educação Básica, com ações que privilegiem a formação teórico-metodológica, a reflexão conceitual sobre a interdisciplinaridade e a análise crítica e produtiva da atividade docente, de modo a possibilitar mudanças efetivas na prática educacional

Formação dos Profissionais da Educação Desenvolver a percepção crítica das relações entre a educação escolar e a sociedade. Propiciar o aprimoramento no domínio competente e crítico dos conhecimentos escolares. Subsidiar o professor da educação básica para a reflexão contínua sobre a prática docente.

Formação dos Profissionais da Educação Superar as lacunas existentes entre a formação inicial dos professores e as exigências da prática docente. Fortalecer o trabalho coletivo como forma de reflexão teórica e construção da prática docente.

Formação dos Profissionais da Educação Grupos de Estudo Semana Pedagógica Encontros centralizados: - Sala de Apoio - CELEM - Literatura e Ensino (O sabor do saber) - Educação Infantil e Anos Iniciais - Equipes Disciplinares dos NRE – Reuniões técnicas

Formação dos Profissionais da Educação Formação para os profissionais que atuam: - Biblioteca da Escola - Laboratório de Física, Química e Biologia Simpósios Disciplinares Folhas e OAC DEB - Itinerante e NRE - Itinerante

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB INEP/MEC ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB 17 de junho de 2008 18

(3ª série do Ensino Médio) IDEB Padrões e Critérios que combinam: TAXA DE APROVAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM PROVA BRASIL (4ª e 8ª séries) E SAEB (3ª série do Ensino Médio) FLUXO ESCOLAR 19

O MELHOR IDEB DO BRASIL O Paraná é o único Estado do Sul com variação positiva em todos os níveis e etapas de ensino, em relação à nota (rendimento escolar) e fluxo (aprovação de alunos). 20

22

23

Chefe do Departamento de Educação Básica Mary Lane Hutner Chefe do Departamento de Educação Básica