Obrigações do Empresário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O EMPRESÁRIO E A EMPRESA
Advertisements

LIVROS COMERCIAIS. Obrigações: Registro em órgãos competentes;
Direito Empresarial I Aula 04
ATIVIDADES ECONÔMICAS CIVIS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL SOCIEDADE EMPRESÁRIA
Profa. Me. Silvia Bertani
Fundamentos do Direito Empresarial
Obrigações do Empresário
Paula Freire Faculdade Estácio de Sá Ourinhos – 2012.
Ponto 8 A ESCRITURAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. “O EMPRESÁRIO E A SOCIEDADE EMPRESÁRIA SÃO OBRIGADOS A SEGUIR UM SISTEMA DE CONTABILIDADE, MECANIZADO.
Jucemg Digital é a prestação de serviço de Registro Empresarial 100% pela internet, com ASSINATURA DIGITAL, segurança jurídica e confiabilidade, garantindo.
Sociedade simples Sociedade simples É a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade econômica não empresarial É a sociedade que tem por objeto.
EMPRESÁRIO Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 9
Prof. Eversio Donizete de Oliveira DO EMPRESÁRIO Art. 966 – Conceito – quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou a.
Ponto 5 Ponto 5 A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
Direito Empresarial Aula 02 Mariana Gomes de Oliveira Tel.: (65)
DA ADVOCACIA Aula 03 – Ética Profissional Professora: Luciana Rosas.
Contábil Segura - prestadora de serviços contábeis e administrativos
FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO: Aspectos Relevantes Belo Horizonte 2013.
Profa. Cristiane Reis. Conceito de Empresa  Uma empresa é uma unidade econômico- social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem.
Direito Empresarial I Aula 06 Marco Antonio Lorga Homepage:
Contabilidade Básica Aula Razonete. Contabilidade – Patrimônio 2 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO Bens e Direitos PASSIVO Obrigações PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital.
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO Aula 11
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
Jucemg Digital é a prestação de serviço de Registro Empresarial 100% pela internet, com ASSINATURA DIGITAL, segurança jurídica e confiabilidade, garantindo.
Ponto 9 DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS
PONTO 4 CONCEITO DE EMPRESA e de EMPRESÁRIO
Desmistificando a Recuperação Judicial
Situação Pretendida SCP
Situação Pretendida SCP
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
Teoria Geral das Sociedades Contratuais
Direito de Empresa – SOCIEDADES
A comercialização de seguros ilegais
Seminário AMURC Novos Gestores
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
COMPARATIVO LTDA x S/A LTDA S/A
Direito Empresarial Aula 06
A SOCIEDADE LIMITADA E SUAS CARACTERÍSTICAS
REGISTRO DE EMPRESA Uma das obrigações do empresário é a de inscrever-se no Registro das Empresas, antes de dar início a exploração do negócio- art. 967,
Comerciantes em Nome Individual
Crimes falimentares © 2006 Ivanildo Figueiredo
MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES.
1ª AULA Tópicos Introdutórios da Contabilidade e Patrimônio
Contabilidade Geral I Site:
Ponto IV - O CAPITAL SOCIAL
ATIVIDADE 1 DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO
Contabilidade Geral I Site:
Sociedade por Quotas Apreciação anual da situação da sociedade
Direito Empresarial Noções de Direito Empresarial Prof. Frederico.
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL E TRIBUTARIA
Direito Empresarial Aula 05
Prof. Lucas Pires Maciel
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Prof.ª Dr.ª Teodolina B. Silva Cândido Vitório
TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL
TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL
Aula 1 Livros Contábeis Nome do Professor.
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
Empresário individual
Workshop de apresentação
LAR NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
EMPRESÁRIO Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de.
Transcrição da apresentação:

Obrigações do Empresário Cantarelli

Código Civil Brasileiro Art. 967, determina que a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis na respectiva sede, antes do início de sua atividade é obrigatória.

Requerimento de Registro Este registro é feito por intermédio de requerimento que deverá conter: Nome do empresário, sua nacionalidade, domicílio, estado civil, e se casado, o regime de bens; Firma com sua respectiva assinatura autógrafa; O capital; O objeto da empresa.

No caso de filiais... No caso de instituição de agências, filiais ou sucursais, o empresário deverá proceder o registro na Junta Comercial competente do território onde se localizar a filial.

Registro:Normas disciplinadoras Código Civil Brasileiro, Arts. 1150/1154; Lei n. 8.934/94 –Lei de Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades afins.

Modalidades de Registro: Matrícula Destina-se aos denominados auxiliares do comércio. Assim são matriculados nesta modalidade os leiloeiros, tradutores públicos, administradores de armazéns gerais e etc; A matrícula é condição para que possam exercer suas atividades;

Modalidades de Registro: Arquivamento Ato pelo qual empresários (pessoas físicas ou jurídicas) fazem o registro nas juntas comerciais. Diz respeito ao empresário individual bem como a sociedade empresarial; Compreende atos de constituição, de alteração e dissolução de sociedades; Exemplos: Contrato Social, Estatuto Social, e Declaração de Firma Individual. Uma vez arquivados, tornam-se públicos.

Modalidades de Registro: Autenticação Refere-se aos livros contábeis que são instrumentos de escrituração; É condição de regularidade dos referidos documentos; Ao serem levados para autenticação, terão todos os requisitos de escrituração fiscalizados; Passam a ter força probante.

Da não inscrição Em caso de não inscrição, o empresário ou sociedade empresarial, será considerado irregular; Atuando desta forma também será considerado(a) “de fato” e sujeito a uma série de sanções.

Principais sanções Impossibilidade de propor pedido de falência contra devedor (comprovar regularidade); Impossibilidade de requerer a recuperação judicial; Inexistência de eficácia probatória dos livros empresárias.

Escrituração de Livros Livros contábeis são considerados instrumentos de manutenção da escrituração e contabilidade da empresa; Obrigatórios: Livro Diário, Registro de Duplicatas, Registro de Ações, Atas das Assembléias Gerais (devidamente autenticados); Facultativos: Auxiliam na atividade empresarial. Ex: Conta-corrente, obrigações a pagar e obrigações a receber.

Levantamento de Balanços Os empresários devem levantar anualmente os balanços exigidos por lei; Balanço Patrimonial,tem como função demonstrar com veracidade a situação patrimonial da empresa indicando seu ativo e passivo; Balanço de Resultado Econômico, retrata a conta de lucros e prejuízos do período de apuração.

Não levantamento de Balanços: penalidades Sanção Penal, pois constitui crime falimentar; Dificuldade de acesso a crédito bancário ou a outros serviços; Impossibilidade de participação em licitações públicas; Impossibilidade de requer a Recuperação Judicial.