APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS Estêvão Oliveira – Instituto de Educação Superior da Paraíba Thares dos Santos Oliveira - Universidade Federal da Paraíba Priscila Silva Ferreira - Universidade Federal da Paraíba Hercílio de Medeiros Sousa - Unidade de Educação a Distância UFPB Gleyson Soares de Oliveira - Instituto de Educação Superior da Paraíba
INTRODUÇÃO Existe um debate constante sobre a aplicação de métodos e ferramentas que visem a potencialização do processo de ensino-aprendizagem; Vários aspectos estão envolvidos neste processo: Burocráticos Estruturais Metodológicos Modelo Sistematizado de Aplicação (Passo a passo) Aprendizagem Colaborativa
OBJETIVO Apresentar um relato de experiência do uso da ferramenta Google Docs para a Aprendizagem Colaborativa.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA recusa vigorosamente a prática que leva à reprodução do conhecimento e a exclusão do aluno. Com isso, ela é caracterizada pelo reconhecimento de sua potencialidade em promover a aprendizagem onde o aluno é colocado como agente principal na construção do conhecimento, através de estímulos que levam a interação, negociação e resolução de problemas. Torres e Irala (2007)
APRENDIZAGEM COLABORATIVA recusa vigorosamente a prática que leva à reprodução do conhecimento e a exclusão do aluno. Com isso, ela é caracterizada pelo reconhecimento de sua potencialidade em promover a aprendizagem onde o aluno é colocado como agente principal na construção do conhecimento, através de estímulos que levam a interação, negociação e resolução de problemas. Torres e Irala (2007)
APRENDIZAGEM COLABORATIVA recusa vigorosamente a prática que leva à reprodução do conhecimento e a exclusão do aluno. Com isso, ela é caracterizada pelo reconhecimento de sua potencialidade em promover a aprendizagem onde o aluno é colocado como agente principal na construção do conhecimento, através de estímulos que levam a interação, negociação e resolução de problemas. Torres e Irala (2007)
APRENDIZAGEM COLABORATIVA recusa vigorosamente a prática que leva à reprodução do conhecimento e a exclusão do aluno. Com isso, ela é caracterizada pelo reconhecimento de sua potencialidade em promover a aprendizagem onde o aluno é colocado como agente principal na construção do conhecimento, através de estímulos que levam a interação, negociação e resolução de problemas. Torres e Irala (2007)
APRENDIZAGEM COLABORATIVA Aprender ativamente Professor como facilitador Professor e Aluno ensinam e aprendem de forma compartilhada Equilíbrio entre atividades em grupo e aula expositiva Desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe Torres e Irala (2007)
METODOLOGIA Leitura Colaborativa; 20 participantes (Professores de Instituições de Ensino Públicas e Privadas); Leitura e Construção de um diálogo entre os participantes acerca de um determinado texto sugerido pelo professor: “Colaboração e Cooperação”.
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS A contribuição consiste na possibilidade que os alunos tem de apresentar informações relevantes ao aprendizado a partir de diversas fontes. O professor deixa de ser a única fonte de informação. Relação do “aprende a aprender” com sua experiência de trabalho. A troca de experiências é fundamental.
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Descrição de uma experiência pessoal. Compartilhamento de saberes próprios para o crescimento do saber social.
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS O aluno levanta questionamentos. Papel do professor na atividade?
CONCLUSÃO É preciso pensar em novos métodos de ensino; A Aprendizagem Colaborativa é um modelo com enorme potencial de desenvolvimento da aprendizagem; Google Docs pode ser uma grande aliada no processo de ensino pautado na metodologia da Aprendizagem Colaborativa; Atividades bem definidas tendem a gerar participação efetiva do aluno; É fundamental o papel do professor!
REFERÊNCIAS ALONSO, K. M.; VASCONCELOS, M. A. M. . As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Aprendizagem Colaborativa no Ensino Fundamental. Contrapontos (Online), v. 12, p. 58-67, 2012.FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991. Geekie. LORENZONI, Marcela. Aprendizagem colaborativa para alunos protagonistas. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/aprendizagem-colaborativa-protagonistas/>. Acesso em: 13 de Junho de 2016. POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Fonte: REVISTA PÁTIO • Ano 8 • Agosto/Outubro 2004. Disponível em: <http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf>. Acesso em: 15 de Julho de 2016. SlideShare, Comunidade de Práticas. Apresentação aprendizagem colaborativa. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/comunidadedepraticas/apresentacao-aprendizagem-colaborativa-53081235>. Acesso em: 13 de agosto de 2016.
TORRES, Patrícia Lupion, org TORRES, Patrícia Lupion, org. Algumas vias para entretecer o pensar e o agir / Patrícia Lupion Torres [org.]. – Curitiba : SENAR-PR, 2007. 196p. (Aprendizagem colaborativa). Holton, M. and Alexander, S. Soft Cellular Modeling: A Technique for the Simulation of Non-rigid Materials, Computer Graphics: Developments in Virtual Environments, R. A. Earnshaw and J. A. Vince, England, Academic Press Ltd., p. 449-460; 1995. Knuth, D. E. The TeXbook, Addison Wesley, 15th edition; 1984. Smith, A. and Jones, B. On the complexity of computing. In Advances in Computer Science, pages 555–566. Publishing Press; 1999.