ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL

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Transcrição da apresentação:

ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL Giovana Schuelter Eleonora Milano Falcão Vieira Fernando Spanhol Florianópolis, outubro de 2018

Metodologia: Passo 1 : levantamento da utilização de tecnologias e práticas educacionais, usadas pelos professores da instituição UFSC; Passo 2: investigação sobre modelos e práticas inovadoras no cenário mundial; Passo 3: trazer o resultado do passo 1 e passo 2 e fazer uma proposição de inovação aplicável dentro da instituição UFSC.

Desafio: Objetivos: Inovação de práticas educacionais Busca-se adequar formas de ensinar em sala de aula e fora dela, visando atender ao perfil dos estudantes que possuem maior performance tecnológica.   Objetivos: Estudar as competências buscando o aperfeiçoamento de docentes. Buscar práticas no cenário brasileiro e europeu sobre as competências digitais.

Estudo e Referencial: O Cenário educativo vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes atualização nas formas de ensinar, mas essa situação não ocorre de forma simples. “Esse comportamento gerou situações pouco receptivas por parte dos professores que ecoam na percepção de atitudes negativas frente às novas tecnologias no espaço de aprendizagem como algumas pesquisas apresentam.” Souza e Souza (2014, p. 1). O desafio consiste em sensibilizar docentes a atualizar-se, deixar as amarras do modelo superado e conhecer as possibilidades inovadoras disponibilizadas pelas tecnologias contemporâneas.

Não basta impor novos modelos, é indispensável pensar na preparação do docente. O docente precisa adquirir novas formações que levem a combinação de conhecimento, habilidades, atitudes e competências, apropriadas ao contexto. Essa necessidade leva ao conceito amplamente estudado em instituições europeias e vem sendo abordado como Competência Digital, uma das competências essências para a vivência do ser humano. European Commission (2010, p. 3).

Processamento e Alfabetização Elementos da Competência Digital: Resolução de Problemas Processamento e Alfabetização Informacional Comunicação e Colaboração Criação de Conteúdo Digital Segurança Developing and Understanding Digital Competence in Europe (DIGCOMP)

Objeto de estudo do artigo: Realizou-se uma pesquisa local dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, para levantar a situação de uso de tecnologias educacionais nos cursos de graduação. E assim, analisar o quanto a instituição e os docentes estão utilizando as tecnologias no processo de ensino.

Resultados: A pesquisa foi aplicada em cima do ultimo relatório fechado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSC, abordando 114 cursos de graduação distribuídos em 15 centros de ensino. “7. O professor fez uso de diversificadas técnicas e metodologias de ensino, tais como: aulas expositivas, atividades, trabalhos em grupo, apresentações individuais e em grupo, seminários, fóruns e chats no Moodle, entre outras?”

CED – Centro de Ciência da Educação CBS – Centro de Curitibanos Uso de tecnologias e metodologias diversificadas POR CENTRO Destaques Positivos: CED – Centro de Ciência da Educação CBS – Centro de Curitibanos JOI – Centro de Joinville Destaques Negativos: CCJ – Centro de Ciências Jurídicas CTC – Centro Tecnológico

Ciências Biológicas - EaD Educação do Campo Uso de tecnologias e metodologias diversificadas POR CURSO Destaques Positivos: Ciências Biológicas - EaD Educação do Campo Letras – Libras Licenciatura Ciências Econômicas - EaD Destaques Negativos: Direito

Conclui-se: Existência de grande disparidade entre as práticas dos professores dos diferentes centros e cursos. Há necessidade de investimentos em capacitações pensando em Competências Digitais. Deve haver mais do que curso de uso de tecnologias. O professor deve incorporar as tecnologias como instrumento de trabalho, assim se sentirá seguro para inovar, de forma que motive, desafie e conquiste o estudante da era digital. 

Obrigada! giovana.sead.ufsc@gmail.com