Uma Visão para Empresas de TI Gestão de Pessoas Uma Visão para Empresas de TI 19 de junho de 2007
G E R A Ç Ã O D E V A L O R Vetores da Gestão Resultado Mercado Tecnologia e Processos Capital Humano G E R A Ç Ã O D E V A L O R Satisfação dos Acionistas Satisfação dos Clientes Aumento da Competitividade Satisfação dos Colaboradores
Elementos Básicos Processos Ferramentas PESSOAS
Marketing Vendas Suporte a Clientes Desenvolvimento Pessoas Marketing Vendas Suporte a Clientes Desenvolvimento Suporte de Tecnologia Consultoria
Gestão de Pessoas é responsabilidade de todos que lideram equipes. Departamento x Processo As áreas de “recursos” humanos devem servir apenas como orientadoras de políticas, estando ligadas à alta direção. Gestão de Pessoas é responsabilidade de todos que lideram equipes.
Operacional x Estratégico Folha de pagamento, registro de ponto e gestão de benefícios são atividades administrativas apenas. Gestores de pessoas devem estar preocupados com o desenvolvimento do seu time e como esse time agrega valor ao resultado da empresa.
Interesses Pessoais x Corporativos Colocar interesses pessoais acima dos interesses da empresa é o primeiro passo para quebrar a empresa... ou para ser demitido. Governança Corporativa é disciplina mandatória em empresas de capital aberto.
Liderança se conquista, não se impõe. Lider x Chefe Liderança se conquista, não se impõe. A conquista pode se dar por carisma, experiências prévias ou conhecimento. A maioria das pessoas precisa ser liderada. E os amigos? Contrate sempre alguém melhor que você!!!
Mudar para sobreviver, crescer e prosperar. Gestão de Mudanças Mudar para sobreviver, crescer e prosperar. Participação de mercado, lucros e valor das empresas motivam mudanças. O profissional de TI está pronto para mudar?
Satisfação dos Colaboradores Vetores da Gestão Capital Humano G E R A Ç Ã O D E V A L O R Satisfação dos Colaboradores
Satisfação do Colaborador Possibilidade de crescimento profissional Capacitação + Desafios + Reconhecimento Remuneração compatível Fixo + Variável Gestão confiável Exemplo + Transparência + Ética
Recrutamento e Seleção Treinamento e Desenvolvimento Cargos e Salários Atividades Recrutamento e Seleção Treinamento e Desenvolvimento Cargos e Salários Endomarketing Sistema de Informações Política de Qualidade Contratos de Resultados
Contato com Universidades Banco de Currículos Entrevistas de Admissão Recrutamento e Seleção Contato com Universidades Banco de Currículos Entrevistas de Admissão Entrevistas de Desligamento Head Hunter
Programas de Trainee e Estágio Integração de Novatos Certificações Treinamento e Desenvolvimento Programas de Trainee e Estágio Integração de Novatos Certificações Necessidades Técnicas e Gerenciais Multiplicadores Plano Anual de Capacitação
Plano de Cargos e Salários Pesquisa Salarial Política de Benefícios Política de Bonificação e Variável Avaliação de Desempenho Plano de Carreira
Pesquisa de Clima Comunicação Interna Eventos de Integração Endomarketing Pesquisa de Clima Comunicação Interna Eventos de Integração Datas Comemorativas Cultura Empresarial
Necessidades Internas Currículos Evolução Profissional Sistema de Informações Benchmark Necessidades Internas Currículos Evolução Profissional Apoio à Política de Qualidade e Indicadores
Delegação de Autoridade Treinamento e Desenvolvimento Dê a seus liderados... Confiança Respeito Feedback Possibilidade do Erro Delegação de Autoridade Treinamento e Desenvolvimento Reconhecimento e Recompensa Informações Responsabilidades Padrões de Excelência
Esforço pela Economia e Resultado Respeito pelo Direito dos Colegas E tenha de seus liderados... Esforço pela Economia e Resultado Respeito pelo Direito dos Colegas Respeito às Leis e Regulamentos Moral como Princípio Básico Desejo de Superação Amor ao Trabalho Ordem e Limpeza Pontualidade
Seu amigo não precisa ser seu sócio. Empreendedorismo Seu amigo não precisa ser seu sócio. Escolha para sócio pessoas que lhe complementem. Esteja comprometido com o sucesso e felicidade de seus sócios e colaboradores. Não perca o foco do seu negócio. Mas não esqueça que uma boa idéia é fundamental. E um pouco de sorte também.
Fred Arruda (81)3267.1400 – fred.arruda@wpd.com.br (81)9987.0766 – fred.arruda@terra.com.br