A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BNCC: ENSINO FUNDAMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Advertisements

CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Educação Híbrida na Escola.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Base Nacional Comum Curricular
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
Resgatando heranças e transformando gerações
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Programação Formação Continuada 2016
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Universidade Federal do Espírito Santo
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Organização Programática 2º Ciclo
Documentos e Propostas legais
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa Prof. Luciano Oliveira.
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
Redação.
BNCC e Educação Infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
Texto argumentativo: artigo de opinião
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Competências Gerais da BNCC
Competências Gerais da BNCC
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
A BNCC e a Saúde.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Transcrição da apresentação:

A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BNCC: ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO FUNDAMENTAL Competências gerais Áreas de conhecimento Competências específicas de área Componentes curriculares Competências específicas de componente Anos iniciais Anos finais Unidades temáticas Objetos de conhecimento Habilidades Práticas de Linguagem

ÁREAS DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E COMPONENTES CURRICULARES Linguagens Ciências Humanas Ciências da Natureza Matemática Ensino Religioso Língua Portuguesa Educação Física Arte Língua Inglesa História Geografia Estudos Amazônicos Ciências

Componente Curricular EF 09 AR 01 Etapa Ensino Fundamental Habilidade Numeração sequencial Componente Curricular Ano Bloco de anos AR Artes CI Ciências EF Educação Física ER Ensino Religioso GE Geografia HI História LI Língua Inglesa LP Língua Portuguesa MA Matemática 01 12 02 15 03 35 04 67 05 69 06 89 07...

Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta, de exposições e palestras as ideias principais Complemento Objetos do Conhecimento EF35LP19 VERBO Processo Cognitivo Modificadores Contexto e/ou Especificação

ângulos retos e não retos em figuras poligonais com uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria Reconhecer ângulos retos e não retos EF04LP34 Complemento Objetos do Conhecimento VERBO Processo Cognitivo Modificadores Contexto e/ou Especificação

Habilidades em Blocos EF15AR26 Unidades Temáticas Artes visuais Dança Música Teatro Artes integradas

Habilidades em Blocos EF35EF15 Unidades Temáticas Brincadeiras e jogos Esportes Ginásticas Danças Lutas Práticas corporais de aventura

Língua Inglesa Habilidades Específicas EF06LI26 Unidades Temáticas Eixos: Oralidade Leitura Escrita Conhecimentos linguísticos Dimensão intercultural Hello! Língua Inglesa

Habilidades Específicas EF01MA23 Unidades Temáticas Números Álgebra Geometria Grandezas e medidas Probabilidade e estatística

Habilidades Específicas EF03CI11 Unidades Temáticas Matéria e energia Vida e evolução Terra e universo

Habilidades Específicas EF07GE12 Unidades Temáticas O Sujeito e seu lugar no mundo Conexões e escalas Mundo do trabalho Formas de representação e mundo espacial Natureza, ambientes e qualidade de vida

Habilidades Específicas EF08HI27 Unidades Temáticas Mundo pessoal: meu lugar no mundo A comunidade e seus registros A noção de espaço público e privado História: tempo, espaços e formas de registos Lógica de organização política O Brasil nos século XIX...

Ensino Religioso Habilidades Específicas EF09ER08 Unidades Temáticas Identidades e alteridades Manifestações religiosas Crenças religiosas e filosofias de vida Ensino Religioso

Habilidades Específicas EF12LP19 Habilidade em Blocos EF05LP29 Campos de Atuação Práticas de Linguagem Oralidade Leitura/escuta Escrita Análise linguística/semiótica

Língua Portuguesa – Anos Iniciais 1º ao 5º ano e mais Ortografização 1º ao 3º ano Fluência de leitura 1º e 2º ano Alfabetização

Língua Portuguesa – Anos Finais 6º ao 9º ano e mais Ortografização 8º ao 9º ano Gramaticalização 6º e 7º ano Análise linguística

OBJETOS DE CONHECIMENTO PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES 6° ao 9° ano Campos de atuação: Jornalístico-midiático, Vida Pública, Práticas de Estudo e Pesquisa e Artístico-literário Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) Apreciação e réplica Efeitos de sentido Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção Relação entre gêneros e mídias, etc. EF69LP01 a EF09LP12 Escrita Estratégias de produção Textualização, revisão e edição Construção de textualidade Textualização de textos argumentativos e apreciativos, etc. Oralidade Conversação espontânea Estratégias de produção: planejamento e produção de textos orais Oralização, etc. Análise linguística/semiótica Variação linguística Coesão Morfossintaxe Progressão temática Elementos paralinguísticos e cinésicos, etc.

Objetivos de aprendizagem EIXOS ESTRUTURANTES Eixos estruturantes Subeixos Objetivos de aprendizagem Habilidades Áreas de conhecimento Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

O ESPAÇO/TEMPO E SUAS TRANSFORMAÇÕES Objetivos de aprendizagem EIXO 1: O ESPAÇO/TEMPO E SUAS TRANSFORMAÇÕES Subeixo Interação e reconhecimento de elementos contidos no ambiente a partir de vivências, linguagens e expressões artísticas Objetivos de aprendizagem BNCC – HABILIDADES 1.1 Usar a linguagem oral e a escrita nos diferentes gêneros textuais nas diversas situações de Comunicação (EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes, lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto   (EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanha de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto (EF15LP09) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado

LINGUAGENS E SUAS FORMAS COMUNICATIVAS Objetivos de aprendizagem EIXO 2: LINGUAGENS E SUAS FORMAS COMUNICATIVAS Subeixo 1. Signos, símbolos e códigos como representações de formas comunicativas Objetivos de aprendizagem BNCC – HABILIDADES 1.1. Perceber os diversos gêneros textuais como instrumentos de representação do código falado e escrito que propiciam a comunicação (EF03LP19) Identificar e discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letra) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários, etc.) (EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre o que é mais confiável e por quê

Objetivos de aprendizagem EIXO 3: VALORES À VIDA SOCIAL Subeixo 2 O reconhecimento das diferenças e a superação de preconceitos Objetivos de aprendizagem BNCC – HABILIDADES 2.3 Conhecer as variantes linguísticas como formas comunicativas, sem que haja preconceito regional, histórico e social cooperando com o grupo enquanto sujeito atuante na constituição da Escola e na comunidade como espaço social (EF67LP23) Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc. (EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico   (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada

Objetivos de aprendizagem EIXO 4: CULTURA E IDENTIDADE Subeixo 1 Linguagem e diversidade linguística como formadores socioculturais e identitárias Objetivos de aprendizagem BNCC – HABILIDADES 1.3 Demonstrar, pelas práticas sociais, as transformações/mudanças ocorridas na evolução da linguagem no tempo e no espaço (EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes   (EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos

Professora Me. Esther Braga bragaesther@hotmail.com bragaesther123@gmail.com Comissão ProBNCC Pará (MEC) bnccpara@gmail.com