PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA SINPEEM /2012 CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Referencial de Expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental / 2006 Estrutura do Documento
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Concepções de leitura que orientam este referencial Como se realiza a mediação entre o texto e o estudante leitor? O que cabe ao professor realizar antes da leitura de um texto?
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 O que cabe ao professor realizar com sua turma durante a leitura autônoma ou compartilhada? O que cabe ao professor realizar com sua turma depois da leitura de um texto? Como organizar a escola para implementar este referencial?
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Os textos nunca dizem tudo. São estruturas porosas que dependem do trabalho interpretativo do leitor. O que não significa, é claro, que o leitor esteja livre para atribuir qualquer sentido ao que lê. O material para ler regula a atividade interpretativa à medida que fornece indícios que orientam quem lê. Por essa razão é que se diz que a prática de leitura se realiza como interação entre textos e leitores.
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 É o professor, mediador, que, primeiro compartilhadamente, reconhece as vozes, traz à tona as ênfases dadas pelo grupo, estabelece esta troca na relação do texto com o leitor dentro do grupo. Num segundo momento, cada leitor, progressivamente, internaliza o diálogo com o texto e a leitura se torna autônoma.
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Neste documento, assume-se que ler e escrever são tarefas de todas as áreas. As habilidades envolvidas na leitura e na produção de textos devem ser ensinadas em contextos reais de aprendizagem, em situações em que faça sentido aos estudantes mobilizar o que sabem para aprender com os textos.
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 A formação do leitor requer diferentes investimentos envolvendo a identificação, discernimento e compreensão de uma diversidade de:
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Gêneros textuais – contribuem para a organização de determinados conteúdos e propiciam esquemas de interpretação para o leitor; b) Suportes textuais – presentes em diferentes contextos sociais; Conhecer a estrutura de um texto contribui para ativar as hipóteses do leitor sobre possíveis conteúdos que poderão ou não ser encontrados.
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Ensino Fundamental / Ciclo II Orientações Curriculares Proposição de Expectativas de Aprendizagem Todas as Áreas do Conhecimento
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Estrutura do Documento “Orientações Curriculares Proposição de Expectativas de Aprendizagem” Parte Comum
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Apresentação do Programa 1.1. Articulação do Programa com projetos em desenvolvimento; 1.2. Articulação do Programa com o Projeto Pedagógico das escolas; 2. Fundamentos legais e articulação entre as áreas de conhecimento 2.1. Aprendizagem, ensino e avaliação; 2.2. Critérios para a seleção de expectativas de aprendizagem;
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 2.3. Aspectos a serem considerados para a organização de expectativas de aprendizagem nas Unidades Educacionais; 3. Finalidade do ensino da área do conhecimento no Ensino Fundamental: 3.1. Língua Portuguesa; 3.2. Matemática; 3.3. História;
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 3.4. Geografia; 3.5. Ciências; 3.6. Arte; 3.7. Educação Física; 3.8. Inglês (Língua Estrangeira Moderna). 3.1.2. Objetivos Gerais da área de conhecimento para o Ensino Fundamental; 3.1.3. Pressupostos norteadores da construção curricular
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 3.1.4. Pressupostos norteadores da construção curricular da área de conhecimento; 3.1.3.1. A perspectiva cultural do componente e sua relação com a linguagem; 3.1.3.2. Critérios de seleção das expectativas de aprendizagem e de sua organização;
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 4. Quadro de expectativas de aprendizagem Ano / Ciclo 5. Orientações Didáticas 5.1. Mapeamento; 5.2. Desenvolvimento das atividades de ensino; 5.3. Registro; 5.4. Interdisciplinaridade; 5.5. Organização das atividade de ensino;
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 5.6. Avaliação; 5.7. Projetos; 5.8. Relatos de experiência.
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Estrutura do Documento “Cadernos de Apoio e Aprendizagem do aluno”
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 LÍNGUA PORTUGUESA Gêneros Textuais selecionados para as Unidades de trabalho; Esferas de circulação social dos textos: pessoal e profissional; Jornalística; Literária (prosa e verso); Escolar.
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Gêneros textuais como objeto de ensino; Expectativas de aprendizagem; Interação entre as modalidades e as atividades; Apresentação das unidades e de alguns trabalhos possíveis com elas;
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 MATEMÁTICA Orientações Metodológicas e Didáticas; Pressupostos teóricos / metodológicos; Problematização; O trabalho com os blocos temáticos: Números naturais e Sistema de Numeração Decimal; Operações;
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 MATEMÁTICA 3. Espaço e Forma; 4.Grandezas e Medidas; 5. Tratamento da Informação. Acompanhamento e avaliação das aprendizagens
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Referencial sobre avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual Ciclo II do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos R A A D I / 2012 Estrutura do Documento
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Introdução; Deficiência intelectual: os sentidos da cultura, da história e da escola; Competência leitora e escritora no jovem e adulto com deficiência intelectual; A sexualidade e pessoas com deficiência intelectual: dos mitos às reflexões;
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Acompanhamento da trajetória escolar na área da deficiência intelectual nas diferentes áreas curriculares do Ciclo II: a importância do olhar do professor; As atribuições da Equipe Gestora, do professor da classe comum e do professor especialista no processo de construção de uma escola inclusiva, tendo como foco a avaliação dos estudantes com deficiência intelectual; Propostas de avaliação por componente curricular.
SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Questões de múltipla escolha Leia – com muita atenção – as alternativas apresentadas; Procure identificar a palavra chave da questão; Procure a alternativa “mais absurda” em relação ao que você conhece sobre o assunto e elimine-a, imediatamente; Analise as demais alternativas e procure associar com o que você já faz em sala de aula, atrelado ao Programa “Ler e escrever em todas as Áreas do Conhecimento” e com o que já conhece sobre o assunto.