PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(. ) Os textos nunca dizem tudo
Advertisements

Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Prova Brasil Língua Portuguesa.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Universidade Federal do Espírito Santo
Elenilton Vieira Godoy 2017
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Linha do Tempo 1960-Fundação Getulio Vargas produziu material avaliativo para o Ensino Médio em todas as áreas Criada a Prova Brasil.
ENSINAR a APRENDER a LER,
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Leitura dos Resultados EXEMPLO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA SINPEEM /2012 CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Referencial de Expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental / 2006 Estrutura do Documento

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Concepções de leitura que orientam este referencial Como se realiza a mediação entre o texto e o estudante leitor? O que cabe ao professor realizar antes da leitura de um texto?

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 O que cabe ao professor realizar com sua turma durante a leitura autônoma ou compartilhada? O que cabe ao professor realizar com sua turma depois da leitura de um texto? Como organizar a escola para implementar este referencial?

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Os textos nunca dizem tudo. São estruturas porosas que dependem do trabalho interpretativo do leitor. O que não significa, é claro, que o leitor esteja livre para atribuir qualquer sentido ao que lê. O material para ler regula a atividade interpretativa à medida que fornece indícios que orientam quem lê. Por essa razão é que se diz que a prática de leitura se realiza como interação entre textos e leitores.

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 É o professor, mediador, que, primeiro compartilhadamente, reconhece as vozes, traz à tona as ênfases dadas pelo grupo, estabelece esta troca na relação do texto com o leitor dentro do grupo. Num segundo momento, cada leitor, progressivamente, internaliza o diálogo com o texto e a leitura se torna autônoma.

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Neste documento, assume-se que ler e escrever são tarefas de todas as áreas. As habilidades envolvidas na leitura e na produção de textos devem ser ensinadas em contextos reais de aprendizagem, em situações em que faça sentido aos estudantes mobilizar o que sabem para aprender com os textos.

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 A formação do leitor requer diferentes investimentos envolvendo a identificação, discernimento e compreensão de uma diversidade de:

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Gêneros textuais – contribuem para a organização de determinados conteúdos e propiciam esquemas de interpretação para o leitor; b) Suportes textuais – presentes em diferentes contextos sociais; Conhecer a estrutura de um texto contribui para ativar as hipóteses do leitor sobre possíveis conteúdos que poderão ou não ser encontrados.

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Ensino Fundamental / Ciclo II Orientações Curriculares Proposição de Expectativas de Aprendizagem Todas as Áreas do Conhecimento

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Estrutura do Documento “Orientações Curriculares Proposição de Expectativas de Aprendizagem” Parte Comum

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Apresentação do Programa 1.1. Articulação do Programa com projetos em desenvolvimento; 1.2. Articulação do Programa com o Projeto Pedagógico das escolas; 2. Fundamentos legais e articulação entre as áreas de conhecimento 2.1. Aprendizagem, ensino e avaliação; 2.2. Critérios para a seleção de expectativas de aprendizagem;

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 2.3. Aspectos a serem considerados para a organização de expectativas de aprendizagem nas Unidades Educacionais; 3. Finalidade do ensino da área do conhecimento no Ensino Fundamental: 3.1. Língua Portuguesa; 3.2. Matemática; 3.3. História;

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 3.4. Geografia; 3.5. Ciências; 3.6. Arte; 3.7. Educação Física; 3.8. Inglês (Língua Estrangeira Moderna). 3.1.2. Objetivos Gerais da área de conhecimento para o Ensino Fundamental; 3.1.3. Pressupostos norteadores da construção curricular

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 3.1.4. Pressupostos norteadores da construção curricular da área de conhecimento; 3.1.3.1. A perspectiva cultural do componente e sua relação com a linguagem; 3.1.3.2. Critérios de seleção das expectativas de aprendizagem e de sua organização;

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 4. Quadro de expectativas de aprendizagem Ano / Ciclo 5. Orientações Didáticas 5.1. Mapeamento; 5.2. Desenvolvimento das atividades de ensino; 5.3. Registro; 5.4. Interdisciplinaridade; 5.5. Organização das atividade de ensino;

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 5.6. Avaliação; 5.7. Projetos; 5.8. Relatos de experiência.

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Estrutura do Documento “Cadernos de Apoio e Aprendizagem do aluno”

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 LÍNGUA PORTUGUESA Gêneros Textuais selecionados para as Unidades de trabalho; Esferas de circulação social dos textos: pessoal e profissional; Jornalística; Literária (prosa e verso); Escolar.

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Gêneros textuais como objeto de ensino; Expectativas de aprendizagem; Interação entre as modalidades e as atividades; Apresentação das unidades e de alguns trabalhos possíveis com elas;

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 MATEMÁTICA Orientações Metodológicas e Didáticas; Pressupostos teóricos / metodológicos; Problematização; O trabalho com os blocos temáticos: Números naturais e Sistema de Numeração Decimal; Operações;

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 MATEMÁTICA 3. Espaço e Forma; 4.Grandezas e Medidas; 5. Tratamento da Informação. Acompanhamento e avaliação das aprendizagens

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Referencial sobre avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual Ciclo II do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos R A A D I / 2012 Estrutura do Documento

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Introdução; Deficiência intelectual: os sentidos da cultura, da história e da escola; Competência leitora e escritora no jovem e adulto com deficiência intelectual; A sexualidade e pessoas com deficiência intelectual: dos mitos às reflexões;

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Acompanhamento da trajetória escolar na área da deficiência intelectual nas diferentes áreas curriculares do Ciclo II: a importância do olhar do professor; As atribuições da Equipe Gestora, do professor da classe comum e do professor especialista no processo de construção de uma escola inclusiva, tendo como foco a avaliação dos estudantes com deficiência intelectual; Propostas de avaliação por componente curricular.

SINPEEM/ Concurso Público PMSP /SME 2012 Questões de múltipla escolha Leia – com muita atenção – as alternativas apresentadas; Procure identificar a palavra chave da questão; Procure a alternativa “mais absurda” em relação ao que você conhece sobre o assunto e elimine-a, imediatamente; Analise as demais alternativas e procure associar com o que você já faz em sala de aula, atrelado ao Programa “Ler e escrever em todas as Áreas do Conhecimento” e com o que já conhece sobre o assunto.