UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico
Advertisements

Administração Estratégica
Seleção de estratégias
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Análise Ambiental (Interna)
Estratégia 2 Universidade de Brasília
Práticas de Apoio à Gestão
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Administração Estratégica
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
(ameaças e oportunidades)
Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes.
Etapas do Planejamento Estratégico
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Estratégias do agronegócio
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Estratégia.
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
- Minister (subordinação ou obediência)
A importância do Planejamento Estratégico
Administração Estratégica
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Estratégia no nível de negócios
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Plano de negócio.
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Estratégias Competitivas Genéricas
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Estratégias e Políticas Empresariais
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS LEOPOLDINA PÓS GRADUAÇÃO DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof.: Denilson Santos

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO * Conceitos e definições. * Desenvolvimento do planejamento estratégico. * Missões, metas e objetivos. * Análise ambiental. * Oportunidades e ameaças.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 * Análise do ambiente externo . * Análise de turbulências e vulnerabilidade. * Análise de ambiente interno. * Formulação do planejamento estratégico.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO X CONCEITO

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO Do latim - definiendum  (aquilo que deve ser definido) Nos remete em sua essência, a delimitação, pela qual temos a pretensão de conseguir apresentar algo de forma precisa por meio de palavras.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 CONCEITO Do latim conceptus – do verbo concipere, que significa "conter completamente", "formar dentro de si“. É uma frase (juízo) que diz o que a coisa é ou como funciona. Se relaciona mais com ideias e pensamentos sobre determinado tema e reconhece as possíveis múltiplas perspectivas e abordagens.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO de PLANEJAR Traçar; Fazer o Plano de; Projetar; Programar, Planificar; Planear. Verbo transitivo regular

DEFINIÇÃO de ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO de ESTRATÉGIA Habilidade; Astúcia; Esperteza. Arte de combinar a ação das forças militares, políticas, morais, econômicas, implicadas na condução de uma guerra ou na preparação da defesa de um Estado. Substantivo Feminino. Palavra herdada dos gregos, diz respeito ao cargo e/ou a dignidade de ministro da guerra, ou seja, comandante de uma batalha, em Atenas.

CONCEITO de PLANEJAMENTO: UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 CONCEITO de PLANEJAMENTO: 1) O processo que deriva da função da administração de planejar, ou seja, especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para que esses objetivos sejam atingidos.

CONCEITO de PLANEJAMENTO: UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 CONCEITO de PLANEJAMENTO: 2) É o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas.

Conceito de ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 Conceito de ESTRATÉGIA É a seleção dos meios para realizar objetivos. (realizar é a arte de anular ou frustrar o objetivo do concorrente) É o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa. É o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Alfred Sloan O objetivo estratégico de uma empresa é obter o retorno do capital. Se, em um caso específico, o retorno em longo prazo não for satisfatório, o defeito deve ser corrigido ou a atividade deve ser abandonada. Para Sloan, estratégia foi chamada de política.

ESTRATÉGIA (Decisões) Peter Drucker UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA (Decisões) Peter Drucker As decisões importantes, as decisões que realmente são importantes, são estratégicas. Elas compreendem descobrir qual é a situação atual, ou mudá-la, ou descobrir quais são ou deveriam ser os recursos... Todo gerente tem que tomar essas decisões estratégicas. Quanto mais alto seu nível na hierarquia, mais decisões estratégicas ele deve tomar.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Chandler A determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa, com a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos, entende-se como estratégia.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA H. Igor Ansoff Como outros autores, Ansoff foi influenciado por Drucker e Chandler. Públicou em 1965 a obra literária “Estratégia Corporativa” . Apresenta noções de um processo para formular objetivos e estratégias, com base na análise de oportunidades do ambiente.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA ANOS 60 Ocorre transições do conceito de ESTRATÉGIA, para POLÍTICA DE NEGÓCIOS, após PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO, em seguida ESTRATÉGIA CORPORATIVA e PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA ANOS 60 Com a transição dos conceitos, a sigla SWOT passou a ser o símbolo do procedimento básico para planejamento estratégico. S = Strenghts (Pontos Fortes) W = Waeknesses (Pontos Fracos) O = Opportunities (Oportunidade) T = Threats (Ameaças)

Autores Contemporâneos UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Autores Contemporâneos

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Henry Mintzberg Uma forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório. Um procedimento formalizado e articulador de resultados. Um programa de trabalho.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Richard Pascale Um processo de selecionar oportunidades, definidas em termos de clientes a serem atendidos e produtos a serem oferecidos e, ao mesmo tempo, como processo de tomar decisões sobre investimentos de recursos com a finalidade de atingir objetivos.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Rampton É um plano que relaciona as vantagens da empresa com os desafios do ambiente. O desafio da estratégia é adaptar a organização com o sucesso a seu ambiente.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Hamel e Prahalad É o processo de construir o futuro, com base no aproveitamento das competências fundamentais da empresa.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Robbins e De Cenzo Os planos que se aplicam à totalidade da organização, que estabelecem seus objetivos globais e que procuram posicionar a organização em seu ambiente, são chamados planos estratégicos.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Bateman e Snell É o padrão de ações e de alocação de recursos planejados para realizar os objetivos da organização. A estratégia que a organização implementa tem por finalidade compatibilizar as competências e os recursos da organização com as oportunidades do ambiente externo.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIA Michael Porter Consiste em fazer escolhas e procurar deliberadamente ser diferente. Porter distingue a estratégia da eficiência operacional, que compreende os indicadores de produtividade e qualidade.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1) É o processo de seleção dos objetivos de uma organização, determinando as políticas e os programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas, definindo os métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2) É o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro estratégicos. 3) É o processo de elaborar a estratégia, a relação pretendida da organização com seu ambiente.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Tomada de decisão sobre o padrão de comportamento que a organização pretende seguir. Produtos e serviços que pretende oferecer. COMPREENDE Mercados e clientes que pretende atingir.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Processo sistemático de sequência de análise e decisões ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERCIONAIS EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS

ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA É o presente da organização. Onde estamos? Como chegamos até aqui? Podemos observar por duas perspectivas 1° - As decisões tomadas no passado, que afetam a situação presente, chamada de Posição Estratégica ou Situação Estratégica.

ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA 2° - As decisões que estão sendo tomadas no presente e que afetam o futuro da organização, chamada de Planos Estratégicos.

ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA Seja para analisar o passado ou definir o futuro, os componentes estratégicos são pelo menos os seguintes: 1) escopo ou modelo de negócio. 2) vantagens competitivas.

ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA 3) participação no mercado. 4) desempenho. 5) uso de recursos.

REPRESENTAÇÃO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 REPRESENTAÇÃO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA ESCOPO PRODUTOS E MERCADOS USO DOS RECURSOS VANTAGENS COMPETITIVAS DESEMPENHO PARTICIPAÇÃO NO MERCADO

ESCOPO DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA PRODUTOS MERCADO UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA ESCOPO DA ORGANIZAÇÃO PRODUTOS MERCADO Linhas de produtos ou serviços que a organização fornece a seus clientes e mercados, definem o seu negócio, chamado também como Modelo de Negócio. Conjunto de clientes, consumidores finais ou organizações com os quais a organização tem ou deseja ter negócios.

ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA Nesta etapa da análise (escopo), se faz necessário: a) identificar a participação dos clientes no faturamento; o volume de negócios ou atividades da organização com cada cliente de seu mercado. b) identificar a participação dos produtos na venda; o volume de negócios ou atividades que cada um dos produtos ou serviços traz para organização.

VANTAGENS COMPETITIVAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA VANTAGENS COMPETITIVAS Permite entender as razões pelas quais os consumidores preferem um produto ou serviço, em vez de outro, e tomar decisões sobre como a empresa pode distinguir-se dos concorrentes.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012   VANTAGENS EXEMPLOS 1) Qualidade de projeto, do produto e serviço. Mercedes-Benz, Volkswagen, Rede Globo. 2) Eficiência e baixo custo das operações dos recursos. Empresas que usam o modelo de produção e administração enxutas. 3) Liderança na inovação. Microsoft, Banco 24 horas. 4) Disponibilidade e desempenho da assistência técnica (serviço pós vendas). Volkswagen, Xerox. 5) Relações pessoais com consumidores. Logistas, microempresários, empresas que vendem de porta em porta. 6) Propriedade ou controle de matérias primas escassas ou de alto custo. Vale do Rio Doce, Petrobrás, Cartel do cimento. 7) Disponibilidade de capital. Bancos, fundos de pensão. 8) Controle do mercado. Petrobrás, Telefônica, Cartel do cimento, Microsoft. 9) Aceitação pelo consumidor da marca da empresa. Nestlé, Jhonson & Jhonson, Açúcar União, Coca-Cola, Disney, Gillette. 10) Conveniência e disponibilidade do produto (eficácia do sistema de distribuição). Nestlé, Açúcar União, Gillette. 11) Preço baixo. Carros populares, camelôs. 12) Preço alto. Mercedes-Benz, primeira classe dos aviões. UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012

PARTICIPAÇÃO NO MERCADO UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO Corresponde à parcela de negócios que uma organização domina em cada um dos seus mercados onde atua ou à proporção que seus negócios representam dentro do volume total de negócios de um ramo ou setor de atividades.

PARTICIPAÇÃO NO MERCADO UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO Deve ser estudada historicamente, assim nos permite conhecer a evolução do mercado e determinar se o desempenho está em ascensão ou declínio.

DESEMPENHO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA DESEMPENHO Pode-se usar vários indicadores, como alguns que já foram apresentados: participação dos clientes e produtos no faturamento, participação no mercado. Também pode ser avaliado por meio de evolução de números: vendas, clientes, rentabilidade, taxa de retorno do capital investido.

USO DOS RECURSOS ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA USO DOS RECURSOS A análise dos recursos tem natureza QUALITATIVA, geralmente se faz a análise através de três perguntas: Quais são os ativos de maior valor da organização? Onde estão localizados? Onde estão concentrados os talentos? Em quais áreas a organização faz investimentos? Há setores que estão sendo privilegiados ou negligenciados?

USO DOS RECURSOS ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA USO DOS RECURSOS A forma como os recursos são utilizados reflete a ênfase que a organização coloca em suas diferentes áreas. Quando o Plano Estratégico é elaborado, os recursos devem ser alocados de forma coerente com a situação futura desejada.

(ameaças e oportunidades) UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DE AMBIENTES (ameaças e oportunidades)

ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DO AMBIENTE UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 AMEAÇAS ANÁLISE DE AMBIENTES OPORTUNI- DADES

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE DO AMBIENTE Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, se torna maior a necessidade de analisá-lo. Para facilitar a análise, podemos dividi-la em diversas maneiras, chamadas de componentes, conforme abaixo: RAMO DE NEGÓCIOS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS AÇÕES E CONTROLE DO GOVERNO CONJUNTURA ECONÔMICA TENDÊNCIAS SOCIAIS

FORÇAS COMPETITIVAS RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 FORÇAS COMPETITIVAS AMEAÇAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS SUBSTITUTOS PODER DE BARGANHAS DOS COMPRADORES RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES AMEAÇAS DA ENTRADA DE NOVOS COMPETIDORES

(pontos fortes e fracos) UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE INTERNA (pontos fortes e fracos)

ANÁLISE INTERNA ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE INTERNA ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 FORTES ANÁLISE INTERNA FRACOS

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE INTERNA A análise dos pontos fortes e fracos em uma organização anda em paralelo com a análise de ambiente (externo) e pode ser avaliado através de análise FUNCIONAIS e BENCHMARKING.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE INTERNA FUNCIONAIS A análise ocorrerá através de avaliação de desempenho, segmentando as áreas funcionais da organização, focando ESPECIFICAMENTE os pontos fracos de cada uma delas.

ÁREAS FUNCIONAIS ANÁLISE INTERNA (PONTOS FRACOS) PRODUÇÃO-OPERAÇÕES UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE INTERNA (PONTOS FRACOS) ÁREAS FUNCIONAIS PRODUÇÃO-OPERAÇÕES * Arranjo físico, sequência das operações, métodos de trabalho. * Idade e limpeza das máquinas, equipamentos e instalações. * Flexibilidade dos recursos produtivos. MARKETING E VENDAS * Capacidade de entender o mercado, conhecimento de técnicas de pesquisas e marketing, experiência com o mercado. * Desempenho no lançamento de produtos. RECURSOS HUMANOS * Existência de um departamento de recursos humanos. * Políticas de administração de recursos humanos. FINANÇAS * Fluxo de caixa. * Liquidez. * Solvência. * Retorno sobre investimento.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ANÁLISE INTERNA BENCHMARKING Compara o desempenho de outra organização. Busca melhores praticas de administração. Identificar e ganhar vantagens competitiva.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS Elaboração do plano estratégico é consequência de análise. Define, a relação pretendida da organização com seu ambiente, considerando suas competências e recursos. Principais componentes que podem integrar um plano estratégico são: negócio, objetivos, vantagens competitivas e alocação de recursos.

NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO Análise da Situação Estratégica, estuda a história dos produtos e serviços. Plano Estratégico define quais os produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e clientes.

NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO Moderno pensamento estratégico trabalha o com Missão a Negócio . A administração contemporânea dá grande ênfase às partes interessadas (stakeholders), que devem ser incorporadas na missão.

NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO Com a visão contemporânea a organização empresarial não apenas maximiza os lucros dos acionistas, mais cria valor a para todas as partes interessadas. Partes interessadas: acionistas, empregados, clientes, comunidades, instituições sociais e governamentais, fornecedores e até mesmo os concorrentes.

NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO A missão organizacional pode perdurar por um bom tempo, porém as mudanças constantes no ambiente, forçam a redefinição da missão. Empresas de petróleo, missão, extração refino e distribuição de óleo; após uma crise do petróleo nos anos 70, tornaram-se, empresas de energias, envolvendo-se nos ramos de carvão, energia solar, nuclear e outras formas de energia. (Shell, Mobil e Exxon).

NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO A empresa SKF (sueca) missão, produção de rolamentos; após a crise no setor, descobriu que a sua especialidade básica era tratamento em superfícies, sendo assim a SKF, ingressou em outros ramos e explorou novas oportunidades no negócio de tratamento de superfícies.

NEGÓCIO / MISSÃO DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS NEGÓCIO / MISSÃO Outro componente importante da definição da missão é a “VOCAÇÃO”. Compreende as áreas que a organização tem facilidade para atuar, por sua vez, é o reflexo de suas competências e recursos. Países do Oriente Médio, vocação produção de petróleo. A vocação de algumas regiões para o turismo é um outro exemplo.

OBJETIVOS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS OBJETIVOS Objetivos são os resultados que a organização deseja realizar. Algumas empresas em seus planejamentos estratégicos, partem deste ponto para após pensar em estratégias, não se preocupando em explicitar sua missão.

OBJETIVOS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS OBJETIVOS Objetivos podem ser enunciados como alvos muitos precisos ou intenções, focalizam qualquer indicador de desempenho que sirva para medir o desempenho. participação no mercado; retorno sobre investimentos; satisfação do cliente, etc.

OBJETIVOS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS Exemplos de objetivos: UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS OBJETIVOS Exemplos de objetivos: manter posição de liderança entre as empresas da indústria automobilística no Brasil (Volkswagen, General Motors, Ford e Fiat vivem brigando por causa disso). tornar-se uma empresa líder no mercado de material esportivo e não apenas de calçados esportivos.

VANTAGENS COMPETITIVAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS VANTAGENS COMPETITIVAS Um plano estratégico deve esclarecer as bases em que a organização pretende diferenciar-se de seus concorrentes. Não existe ramo de atividade que não tenha alguma espécie de concorrência, empresas concorrem pela preferência dos consumidores, a religião pela atenção dos fieis, governos estaduais pela instalação de empresas, etc.

VANTAGENS COMPETITIVAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS VANTAGENS COMPETITIVAS Exemplo: Quando a empresa aérea Gol surgiu na praça, não passava de uma promessa. Em menos de dois anos, já era um colosso. No terceiro ano de operação, abril o capital na bolsa de Nova York. As gigantes Varig e TAM viram a sua fatia de mercado encolher e foram obrigadas a disputar espaço nos termos do novo adversário, ou seja, reduziram a tarifa (Exame, ano XXXVIII, n° 23, edição 831, p.91, 24 nov. 2004).

ALOCAÇÃO DE RECURSOS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ALOCAÇÃO DE RECURSOS Representa a transição do planejamento para a implementação da estratégia. As ênfases no uso dos recursos estabelecem os valores e os ativos estratégicos da organização. Os valores, com frequência, transformam-se em lemas ou palavras de ordem que são incorporados à imagem da organização por meio de propaganda.

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERCIONAIS ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS Os planos estratégicos são respostas aos desafios e ás oportunidades do ambiente e dos sistemas internos. A forma de atuar no mercado e competir, definida no plano estratégico, varia de uma organização para outra. Ansoff, Porter, Miles/Snow e Certo, apresentam as principais estratégias dentro de suas visões organizacionais.

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS AUTOR ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO ANSOFF Penetração no mercado Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de mercado Produtos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de produto Produtos novos em mercados tradicionais Diversificação Novos produtos em novos mercados

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS AUTOR ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO PORTER Diferenciação Identidade forte do produto Liderança do custo Baixo custo e baixo preço do produto Foco Atuação em nichos de mercado

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS AUTOR ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO MILES e SNOW Defesa Permanência no mesmo mercado Prospecção Busca de novas oportunidades Análise Atuação em dois tipos de mercado Reação Incapacidade de fazer ajustes

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – CAMPUS LEOPOLDINA - 2012 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS E OPERACIONAIS AUTOR ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO CERTO Estabilidade Permanência no mesmo mercado Crescimento Busca de novas oportunidades Redução de despesas Eliminação de desperdícios