Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.

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Transcrição da apresentação:

Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira. Tristana Cezaretto

Planejamento de carreira Estar preparado para acontecimentos inesperados na carreira; A empresa é responsável mas o colaborador também. Empresas com o SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRA

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRA Gutteridge(1986) caracteriza como conjunto de instrumentos e técnicas que visam permitir a contínua negociação entre a pessoa e a empresa; Walter (1980) – procedimentos que permitem à empresa identificar as pessoas mais adequadas às suas necessidades e que permitem às pessoas planejarem suas carreiras e implementá-las; London e Stumpf (1982) – enfatizam as questões de planejamento acompanhadas das necessidades da empresa; Leibowitz e outros (1986) – diretrizes, instrumentos de gestão, integrado aos demais instrumentos de gestão de Rh, com políticas e procedimentos que visam conciliar as expectativas das pessoas e da empresa.

Estrutura de carreira nas empresas Nas empresas a estrutura de carreira pode ser de várias formas: Carreira em linha; Carreira paralela em Y, Carreira paralela múltipla.

Gestão de Carreira Existe diferença entre a idealização e a prática da gestão de carreira, algumas criadas pela empresa outras pelo próprio indivíduo que são chamadas de RESISTÊNCIAS

RESISTÊNCIAS CAUSAS PELAS PESSOAS Algumas pessoas, atribuem a responsabilidade exclusiva da empresa; Alguns acham que a ascensão na carreira é uma questão de sorte, bastando estar no lugar certo e na hora certa; Outros acreditam que fazer carreira é pular de empresa em empresa, porque “santo de casa não faz milagre”; Há os que acham que o planejamento de carreira não deve ser pensado porque não podemos prever o futuro; Existem aqueles que fazem uma auto-avaliação, mas não tem coragem de encarar a si próprios e relutam em efetuar as mudanças necessárias para o seu plano de carreira.

Planejamento de Carreira Dutra (2002) desperta a atenção para a importância da utilização dos pontos fortes e pontos fracos desempenhados nas atividades profissionais. Sempre que os pontos fortes são usados, o indivíduo se sente realizado e feliz. Por isso, deve escolher uma carreira que explore esses pontos fortes. Os pontos fortes podem traduzir-se em uma habilidade (saber fazer), em um comportamento (saber relacionar-se, comunicar-se, etc.), em um dom (artístico, esportivo, intelectual, etc.), ou em uma mistura de habilidade, comportamento social e dom.

RESISTÊNCIAS NAS EMPRESAS Resistências a mudança quanto a criação de sistemas ou coisas novas pelo custo e demanda; Resistências de gestores em assumir o papel de mediador entre a empresa e as expectativas dos seus subordinados; Falta de legitimidade de sistemas (cumpre-se apenas pelo Modismo); Falta de persistência, pois alguns gestores querem que os resultados sejam imediatos.

Dimensões de Sucesso da carreira nas empresas Segundo Hall (1986) o sucesso profissional precisa de: Performance profissional – indicadores financeiros, numero de subordinados, tamanho de responsabilidade e trajetória profissional; Atitude positiva em relação a carreira – como o individuo percebe a sua carreira – traduzidos com resultados; Adaptabilidade – Renovar-se, adequar-se, acompanhamento do “novo”; Senso de identidade – O quanto o individuo teve que lutar e abrir mão dos seus ideais.

Envolvimento das dimensões Para se construir um paralelo entre o indivíduo e a empresa é preciso entender como as dimensões entre o sucesso individual se dá com o sucesso organizacional.

PERFORMANCE PROFISSIONAL X CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS O sucesso está ligado a aumento da capacidade da pessoa em gerar resultados para a empresa. A recompensa e os critérios internos para a ascensão são medidos a todo o momento. As pessoas constroem seu sucesso no atingimento dos objetivos da empresa.

ATITUDE POSITIVA X INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS NA EMPRESA Quanto mais satisfeito pelos seus resultados mais satisfeito se torna consigo mesmo e com suas atividades. Isso é transferido para o trabalho dando sustentação a programas que envolvam responsabilidade, comprometimento, envolvimento.

ADAPTABILIDADE X CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO NA EMPRESA A adaptabilidade da pessoa em relação a sua carreira será tanto maior quanto mais ela estiver envolvida com seu planejamento e quanto mais ela estiver disposta a efetuar as mudanças necessárias para adaptar seu desenvolvimento a demandas externas. De outro lado, a capacidade de adaptação e inovação da empresa está muito ligada a forma que o individuo percebe os estímulos e se adaptam a eles.

SENSO DE IDENTIDADE X SUPORTE A IDENTIDADE DA EMPRESA As pessoas sempre preservam sua identidade pessoal e quanto maior o aprimoramento aos padrões da empresa melhor o seu sucesso profissional.