ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
Advertisements

O FOLCLORE Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.
Escola de Tempo Integral
O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore
O que é FOLCLORE Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Discente: Lucas Henrique Montes Bomfim Docente: Marcos Camara de Castro Ribeirão Preto, 27 de junho de 2014.
Alunos - Ana Carolina - Eduardo - João Victor - Márcio - Maycon - Pedro Arthur - Rayssa - Ruan.
Diferença entre Lenda e Mito
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Patrimônio cultural.
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Popular, erudita e cultura de massa
Educação para transformação social
FOLCLORE.
FREIAVI campo de experiência: Eu, o outro, Nós
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Bernoulli – Pluralidade Cultural
Museologia Social e Dignidade Humana
MITOS E CRENÇAS.
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
IDENTIDADE NACIONAL PROF. GABRIEL D’AVILA.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Patrimônio musical e “desgeograficação” do brasil
Socialização e herança cultural
universidade de são paulo
Cultura Popular erudita.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Cultura Afro-brasileira
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
A estruturação da personalidade
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
O HOMEM O ser humano é um ser social.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
CULTURA BRASILEIRA E CULTURAS BRASILEIRAS
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Cultura e Turismo.
Currículos e Programas
Conteúdo Gênero textual
O que é Arte?.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Seminário Educação Informal e Não-Formal. A educação de modo geral prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Cultura: um conceito antropológico.. Cultura: conceito geral A cultura, em seu sentido mais amplo, refere-se a tudo aquilo que é produzido pela humanidade;
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos

ALLAN TORRES CULTURA DEFINIÇÕES “Cultura é resultante de aprendizado e permite ao homem adaptar-se ao seu meio, à sociedade.” PEREIRA (1986) A – CULTURA ERUDITA É aprendida e divulgada na escola ou por intermédio de instituições por elas reconhecidas como legítimas. Aprendida nos livros, com o auxílio de um professor ou orientador instruído. A cultura erudita instrui, ensina. GUIMARÃES (2002). B – CULTURA DE MASSA Surge com o desenvolvimento de vários fenômenos sociais, como a urbanização a industrialização, o desenvolvimento econômico e social GUIMARÃES (2002). De acordo com PEREIRA (1986), é a produzida ou divulgada por pequenas ou grandes empresas, geralmente comercial de consumo. C – CULTURA POPULAR ESPONTÂNEA (OU DE TRADIÇÃO) É aprendida de maneira informal na convivência do homem com seus semelhantes, do nascimento até a morte PEREIRA (1986).

ALLAN TORRES CULTURA DEFINIÇÕES “A CULTURA ERUDITA É ENSINADA AO HOMEM DE FORA PARA DENTRO, A ESPONTÂNEA NASCE DE DENTRO PARA FORA, A DE MASSA É IMPOSTA” (PEREIRA, 1986)

ALLAN TORRES FOLCLORE DEFINIÇÕES CIÊNCIA QUE ESTUDA TODAS AS MANIFESTAÇÕES DO SABER POPULAR FATO FOLCLÓRICO “CONSTITUEM AS MANEIRAS DE PENSAR, DE SENTIR E AGIR DE UM POVO, PRESERVADAS PELA TRADIÇÃO POPULAR” (MEGALE, 1999)

ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CARACTERÍSTICAS 1 – ANOMIMATO: não tem autor conhecido, perdeu-se através dos tempos. Aceito e modificado pela coletividade, apresenta algumas variantes, passando a ser obra do povo. 2 – ACEITAÇÃO COLETIVA: o povo, aceitando o fato, toma-o para si como se fosse seu, o modifica e transforma, sem invalidar o modelo. 3 – TRANSMISSÃO ORAL: faz-se de boca em boca. 4 – TRADICIONALIDADE: modo vivo e atual pelo qual os conhecimentos foram transmitidos. Ex: avô, pai, filho, neto. 5 – FUNCIONALIDADE: o povo nada realiza sem motivo. Geralmente o motivo está associado ao comportamento do grupo ou a uma norma psico-religiosa-social.

ALLAN TORRES CULTURA POPULAR campos de ação A sabedoria do povo, a cultura do povo, abrange todos os campos da vida humana. Incluindo: A literatura com seus contos, mitos e lendas. Suas trovas, desafios e romances. A linguagem com estórias, parlendas, adivinhas e provérbios. As juras, pregões e os gestos. As danças, teatros, artes, seus instrumentos e cantigas. As festas tradicionais, suas crenças e crendices, os mitos, tabus e superstições.crenças e crendices mitos, tabus e superstições A medicina com seus rezadores e benzedores, suas orações. Os brinquedos e jogos populares, suas técnicas de artesanato popular com rendas, bordados, trançados e cestarias, e por fim a famosa cozinha tradicional.brinquedos e jogos

ALLAN TORRES CULTURA POPULAR OBJETIVOS Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como direito dos povos e indivíduos, identificando o próprio grupo de convívio e as relações que se estabelecem com outros tempos e espaços. Mostrar por meio de mitos, danças, ritmos e vocabulário, o resgate e a beleza da cultura africana, indígena e européia e suas influencias na formação do povo brasileiro. Buscar por meio das manifestações culturais populares a integração de todos na sociedade como cidadãos titulares de direitos, isentos de preconceitos. “É imprescindível que o educador conheça e saiba explorar com seus educandos toda a riqueza da cultura popular, que vem a ser uma fonte de desenvolvimento do saber, de conhecimentos, de conceitos e valores, apresentando uma imensa gama de possibilidades ao educador no trabalho com a interdisciplinaridade educacional. “ Antônio Nóbrega